24/10/2019

Alunos da Graduação apresentam trabalhos de iniciação científica XIII Fórum Científico da Faculdade consagra as atividades desenvolvidas pelos bolsistas no período de um ano

Fotos disponíveis para download no Flickr da FCM/Santa Casa

O XIII Fórum Científico da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo reuniu, nesta quarta-feira, 23/10/2019, alunos, professores e pesquisadores para a divulgação e avaliação dos trabalhos de iniciação científica contemplados com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da própria Faculdade.

Foram apresentadas oralmente 48 produções científicas decorrentes de bolsas vigentes em 2018/2019. Destas, 38 foram financiadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC – CNPq) e 10 foram custeadas pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da FCM/Santa Casa.

A apresentação oral é uma das atividades consideradas pelo CNPq para a ponderação sobre o desempenho do aluno. O resultado final é levado em consideração em próximas solicitações de concessão de bolsa.

As apresentações aconteceram em quatro auditórios concomitantemente. Os estudantes foram avaliados pela Comissão Científica da FCM/Santa Casa, organizadora do evento, e por um comitê externo, integrado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Profa. Dra. Gabriela Arantes Wagner e Prof. Dr. Sérgio Setsuo Maeda) e do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (Profa. Dra. Fernanda Ortis  e Prof. Dr. Fernando Abdulkader).

Com o Fórum, os alunos têm a oportunidade de conhecer diferentes linhas de pesquisa e de aprender com os comentários de seus avaliadores. “A iniciação científica faz parte da formação do estudante. Mesmo que, no futuro, ele não se torne um pesquisador, esta experiência lhe permite o desenvolvimento de uma visão crítica dos trabalhos científicos, que será importante para o exercício de sua profissão”, analisa o Prof. Dr. Wagner Ricardo Montor, presidente da Comissão Científica da FCM/Santa Casa.

Posteriormente, os resumos dos trabalhos serão divulgados no site da FCM/Santa Casa. Confira aqui os anais dos anos anteriores.

Pesquisa em educação

Participaram da mesa de abertura do Fórum: Prof. Dr. Wagner Ricardo Montor, presidente da Comissão Científica da FCM/Santa Casa; Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, vice-diretor da FCM/Santa Casa; Prof. Dr. Carlos Alberto Malheiros, diretor do Curso de Graduação em Medicina; Prof. Dr. Homero José de Faria e Melo, diretor dos Cursos Superiores de Tecnologia; Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila, docente do Curso de Graduação em Enfermagem; e Profa. Dra. Katia de Almeida, vice-diretora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia.

Também esteve presente no evento a Profa. Dra. Patrícia Zen Tempski, coordenadora de Ensino e Pesquisa do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica da Faculdade de Medicina (FM) da USP e secretária executiva do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme – Abem/CFM). A docente foi convidada para abordar o tema Pesquisa em Educação, em palestra antes das sessões de apresentação e avaliação dos trabalhos.

Leia também:

Professores e alunos debatem os desafios da ciência brasileira

Vanessa Krunfli Haddad