Alunos da Graduação apresentam trabalhos de iniciação científica XIII Fórum Científico da Faculdade consagra as atividades desenvolvidas pelos bolsistas no período de um ano

Compartilhar :

Fotos disponíveis para download no Flickr da FCM/Santa Casa

O XIII Fórum Científico da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo reuniu, nesta quarta-feira, 23/10/2019, alunos, professores e pesquisadores para a divulgação e avaliação dos trabalhos de iniciação científica contemplados com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da própria Faculdade.

Foram apresentadas oralmente 48 produções científicas decorrentes de bolsas vigentes em 2018/2019. Destas, 38 foram financiadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC – CNPq) e 10 foram custeadas pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da FCM/Santa Casa.

A apresentação oral é uma das atividades consideradas pelo CNPq para a ponderação sobre o desempenho do aluno. O resultado final é levado em consideração em próximas solicitações de concessão de bolsa.

As apresentações aconteceram em quatro auditórios concomitantemente. Os estudantes foram avaliados pela Comissão Científica da FCM/Santa Casa, organizadora do evento, e por um comitê externo, integrado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Profa. Dra. Gabriela Arantes Wagner e Prof. Dr. Sérgio Setsuo Maeda) e do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (Profa. Dra. Fernanda Ortis  e Prof. Dr. Fernando Abdulkader).

Com o Fórum, os alunos têm a oportunidade de conhecer diferentes linhas de pesquisa e de aprender com os comentários de seus avaliadores. “A iniciação científica faz parte da formação do estudante. Mesmo que, no futuro, ele não se torne um pesquisador, esta experiência lhe permite o desenvolvimento de uma visão crítica dos trabalhos científicos, que será importante para o exercício de sua profissão”, analisa o Prof. Dr. Wagner Ricardo Montor, presidente da Comissão Científica da FCM/Santa Casa.

Posteriormente, os resumos dos trabalhos serão divulgados no site da FCM/Santa Casa. Confira aqui os anais dos anos anteriores.

Pesquisa em educação

Participaram da mesa de abertura do Fórum: Prof. Dr. Wagner Ricardo Montor, presidente da Comissão Científica da FCM/Santa Casa; Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, vice-diretor da FCM/Santa Casa; Prof. Dr. Carlos Alberto Malheiros, diretor do Curso de Graduação em Medicina; Prof. Dr. Homero José de Faria e Melo, diretor dos Cursos Superiores de Tecnologia; Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila, docente do Curso de Graduação em Enfermagem; e Profa. Dra. Katia de Almeida, vice-diretora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia.

Também esteve presente no evento a Profa. Dra. Patrícia Zen Tempski, coordenadora de Ensino e Pesquisa do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica da Faculdade de Medicina (FM) da USP e secretária executiva do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme – Abem/CFM). A docente foi convidada para abordar o tema Pesquisa em Educação, em palestra antes das sessões de apresentação e avaliação dos trabalhos.

Leia também:

Professores e alunos debatem os desafios da ciência brasileira

160 visualizações

Compartilhar :