Área da Enfermagem Clínica e Cirúrgica dedica-se ao atendimento do paciente adulto ou idoso hospitalizado, com afecções clínicas e cirúrgicas

A Enfermagem Clínica e Cirúrgica é uma área especializada da Enfermagem, responsável por prestar assistência no período de internação hospitalar clínica, pré ou pós-cirúrgica. Ao profissional especializado nesta área cabe oferecer assistência de enfermagem sistematizada holística, integral e individualizada ao paciente hospitalizado com manifestações de doenças agudas ou crônicas.

O enfermeiro deve oferecer ao paciente atendimento clínico baseado em valores éticos e humanizados, prevenindo complicações, eventos adversos e promovendo segurança e recuperação visando a melhora da sua qualidade de vida.

O que faz o profissional especializado em Enfermagem Clínica e Cirúrgica

O enfermeiro especialista em Enfermagem Clínica e Cirúrgica promove assistência hospitalar ao adulto e ao idoso, em unidades de internação geral ou especializada.

Ele tem o papel fundamental de prestar todos os cuidados necessários para a saúde, reabilitação e conforto do paciente em momentos de comprometimento clínico ou cirúrgico, nas fases de assistência pré-cirúrgica e pós-cirúrgica.

Esse profissional atua para assegurar o bem-estar do paciente na prevenção de complicações atuando para sua adequada recuperação, podendo ainda realizar a gestão da assistência e a coordenação da unidade de saúde.

Onde pode atuar

No mercado de trabalho, o enfermeiro especializado em Enfermagem Clínica e Cirúrgica é considerado um profissional extremamente importante. Ele poderá atuar em unidades de internação hospitalar para acompanhamento de pacientes clínicos e cirúrgicos, na coordenação da assistência e na gestão do cuidado.

Nesse sentido, o profissional que optar por essa especialização terá uma área de atuação abrangente tanto no setor público quanto no privado, tendo mais possibilidades de conseguir uma boa oportunidade de trabalho.

Qual é a importância da especialização em Enfermagem Clínica e Cirúrgica

O curso de especialização em Enfermagem Clínica e Cirúrgica é de extrema importância para a capacitação de enfermeiros que se dedicam a prestar assistência integral sistematizada a pacientes adultos e idosos que estejam hospitalizados em unidades clínicas e cirúrgicas.

Nesse sentido, o curso promove conhecimentos técnico-científicos para o desenvolvimento das habilidades humanas e assistenciais que o profissional necessita para realizar um trabalho de excelência e, com isso, possa conquistar melhores oportunidades no mercado.

Como a Faculdade da Santa Casa de São Paulo pode auxiliar na formação de especialistas qualificados em Enfermagem Clínica e Cirúrgica

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece o curso de pós-graduação em Enfermagem Clínica e Cirúrgica. Um dos grandes diferenciais do curso, e que também é uma marca dos cursos da Faculdade da Santa Casa de SP, são as atividades práticas, por meio da realização de estágio curricular na própria Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

O curso de pós-graduação em Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Faculdade da Santa Casa de São Paulo conta com um total de 420 horas, sendo que dessas, 135 horas são destinadas ao módulo prático que é realizado no hospital escola que é referência na cidade de São Paulo, responsável pelo atendimento de pacientes de diversas especialidades e diferentes níveis de complexidade. Os grupos de estágio são compostos por, no máximo, oito alunos, sendo possível contextualizar as disciplinas ministradas durante o módulo teórico, contando com a supervisão de profissionais qualificados e com sólida experiência em acompanhamento de estágios.

O objetivo da Especialização em Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Faculdade da Santa Casa de São Paulo é capacitar enfermeiros a prestar assistência sistematizada integral a pacientes adultos e idosos — com afecções agudas e crônicas — hospitalizados em unidades de internação clínica e cirúrgica. O curso oferece fundamentação técnico-científica para o desenvolvimento de competências gerenciais e assistenciais, preparando os profissionais para melhores oportunidades no mercado de trabalho.

O programa do curso está estruturado para contemplar diversas situações presentes no cotidiano do enfermeiro, com a realização de atividades práticas nas unidades de internação Clínica e Cirúrgica do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo. O curso é ministrado por professores com sólida formação e experiência na assistência e docência, promovendo ensino de qualidade e baseado em evidências científicas. (Foto: Pexels/Rodnae Productions)

GOSTOU DESSE CURSO? ENTÃO INSCREVA-SE AGORA MESMO!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *