Área da Enfermagem Clínica e Cirúrgica dedica-se ao atendimento do paciente adulto ou idoso hospitalizado, com afecções clínicas e cirúrgicas

Enfermagem Clínica e Cirúrgica é uma área responsável por prestar assistência durante o período de internação hospitalar clínica, seja ele antes ou depois da cirurgia. O profissional pode oferecer ao paciente hospitalizado diferentes formas de assistência e para manifestações de doenças agudas ou crônicas. Dentre as principais formas de assistência estão: sistematizada, holística, integral e individualizada.

O enfermeiro é essencial para promover segurança e melhora da qualidade de vida do paciente adulto e idoso, além de uma assistência de enfermagem pautada na ética, no respeito à pessoa e baseada em princípios técnicos e científicos.

O que faz o profissional especializado em Enfermagem Clínica e Cirúrgica

O enfermeiro especialista em Enfermagem Clínica e Cirúrgica promove assistência hospitalar ao adulto e ao idoso em unidades de internação geral ou especializada.

Eles têm o fundamental papel de prestar todos os cuidados necessários para a saúde, reabilitação e conforto do paciente em momentos de comprometimento clínico ou cirúrgico, nas fases de assistência pré-cirúrgica e pós-cirúrgica.

Esse profissional atua para assegurar o bem-estar do paciente na prevenção de complicações, como por exemplo, alergias aos medicamentos e infecções em sítios cirúrgicos. O enfermeiro clínico e cirúrgico atua por uma recuperação adequada do paciente, além de gerir a assistência e a coordenação da unidade de saúde.

Onde o enfermeiro especialista pode atuar?

O enfermeiro especializado em Enfermagem Clínica e Cirúrgica é considerado um profissional extremamente importante. Ele poderá atuar em unidades de internação hospitalar para acompanhamento de pacientes clínicos e cirúrgicos, na coordenação da assistência e na gestão do cuidado.

Nesse sentido, o profissional que optar por essa especialização terá uma área de atuação abrangente tanto no setor público, quanto no privado.

Faça sua especialização na Faculdade da Santa Casa de São Paulo

Compreendendo a importância deste profissional, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece o curso de pós-graduação em Enfermagem Clínica e Cirúrgica.

O programa do curso está estruturado para contemplar diversas situações presentes no cotidiano do enfermeiro. Um dos grandes diferenciais do curso são os estágios realizados nas unidades de internação Clínica e Cirúrgica do Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

De acordo com a Enf. Gabrielle Cruz Andrade, aluna do 3º módulo do curso de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, diz ter escolhido o curso pela área ser o pontapé inicial da especialização de um enfermeiro, considerando a clínica como a base do conhecimento de um profissional da saúde.

A aluna também comenta sobre os pontos positivos de se realizar o curso na Faculdade da Santa Casa para além da tradição de ensino e do hospital-escola da Instituição. “Acho que a troca de conhecimentos e de experiências entre os alunos é muito importante, além do networking que a gente vai fazendo”, diz.

Além disso, Gabrielle evidencia a parte prática da pós-graduação como principal diferencial em relação às outras instituições. “Isso te dá um raciocínio clínico como enfermeiro, que é muito importante, porque às vezes a gente sabe um pouco da prática, mas, agora, olhar o paciente e saber o que ele está tendo, isso pra mim é o diferencial. Essa pós-graduação me dá esse olhar integrado do paciente”, conclui.

Os grupos de estágio são compostos por, no máximo, oito alunos, sendo possível contextualizar as disciplinas ministradas durante o módulo teórico, contando com a supervisão de profissionais qualificados e com sólida experiência em acompanhamento de estágios.

O curso é ministrado por professores com sólida formação e experiência na assistência e docência e promove um ensino de qualidade e baseado em evidências científicas. Com uma carga horária total de 420h, — incluindo aulas teóricas, práticas e monografia — a grade curricular do curso busca desenvolver competências gerenciais e assistenciais, preparando os profissionais para melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Para além do desenvolvimento das competências práticas do enfermeiro, o curso também dedica-se à área da pesquisa ao incentivar a apresentação da Monografia em eventos científicos, sendo que cada aluno será orientado individualmente por um Professor Mestre ou Doutor. Além disso, o especialista poderá publicar sua monografia em periódicos da área, em especial na Revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da FCMSCSP.

GOSTOU DESSE CURSO? ENTÃO SAIBA MAIS E INSCREVA-SE AGORA MESMO!