Conheça o curso Enfermagem em Neonatologia e UTI Neonatal

A Enfermagem em Neonatologia, assim como a UTI Neonatal, é voltada ao atendimento de bebês recém-nascidos que precisam de tratamento ou acompanhamento.

Esses recém-nascidos precisam de atenção de uma equipe especializada para prestar suporte nos primeiros momentos de vida dos bebês para que possam se desenvolver com saúde, até estarem aptos a deglutir, sugar e respirar.

Qual é o papel do enfermeiro na UTI Neonatal?

O papel do enfermeiro na UTI Neonatal é o de se dedicar ao processo de cuidado do recém-nascido, promovendo um ambiente acolhedor, incentivando a adaptação do bebê e ajudando na formação do vínculo familiar, assim como no manejo das necessidades da criança nos primeiros momentos de vida.

Ou seja, o enfermeiro Neonatal pode ser visto como um orientador de cuidados que visa aumentar o potencial de crescimento e desenvolvimento do bebê.

Onde pode atuar

O enfermeiro Neonatal pode atuar em diferentes lugares, tendo oportunidades de trabalho em UTI Neonatal, creches, escolas e unidades assistenciais de saúde, como hospitais e clínicas.

Dentro de um hospital, além da UTI Neonatal, o profissional pode trabalhar em Unidades de Cuidados Intermediários, salas de parto, Unidades de Cuidados Cangurus e alojamento conjunto.

Como é o mercado

A área de Neonatal requer enfermeiros especializados. Os cuidados delicados e essenciais demandados ampliam ainda mais a necessidade de enfermeiros qualificados. No mais, a atuação em clínicas, assim como dentro das creches, vem crescendo e se mostrando promissora.

Qual é a importância do enfermeiro na UTI Neonatal?

O enfermeiro na UTI Neonatal é responsável por lidar com demandas técnicas e clínicas, mas, mais do que isso, deve auxiliar na criação do vínculo entre recém-nascido e família, atuando de forma humanizada e priorizando as necessidades familiares do paciente, assim como na condução de procedimentos altamente complexos para manutenção da vida.

Importância da especialização na área

Tendo em vista a importância do enfermeiro Neonatal, igualmente importante é a especialização na área.

Por meio de curso de Enfermagem Neonatal, o enfermeiro desenvolve os saberes e cuidados que são necessários para promover a adaptação do recém-nascido ao ambiente e à família, sobretudo, dando suporte para lidar com problemas respiratórios, icterícia e complicações que dificultam o aumento de peso.

Conheça o curso Enfermagem em Neonatologia e UTI Neonatal da Faculdade da Santa Casa de São Paulo

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Neonatologia e UTI Neonatal foi desenvolvido e é ministrado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com o intuito de fornecer conteúdos técnicos e científicos ao enfermeiro que almeja se especializar na área de assistência ao recém-nascido e sua família.

A proposta-base do curso é qualificar o enfermeiro para que ele desenvolva habilidades, posturas e competências técnicas e científicas para promover um planejamento eficiente e uma assistência humanizada em unidades neonatais de baixo e alto risco.

Nossa proposta é capacitar o enfermeiro para o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências técnicas e científicas para realizar o planejamento e a assistência em unidades neonatais de baixo e alto risco.

Os conteúdos do curso foram desenvolvidos tendo como base um modelo humanista, centrado no cuidado das necessidades essenciais do bebê e da família. Ao se especializar, o enfermeiro terá a oportunidade de realizar atividades práticas e estágios em atenção primária, berçários, alojamentos conjuntos e em UTIs Neonatais de hospitais.

Pelo site, é possível conferir todas as informações sobre o curso, como carga horária, duração e as orientações para quem está começando a se especializar em Enfermagem em Neonatologia e UTI Neonatal. Clique aqui e saiba como se especializar.

Foto: Reprodução/Freepik/@kinasholya