Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Gerontologia

A palavra gerontologia vem do grego, significando “estudo do envelhecimento”.

O curso de Gerontologia tem como objetivo principal capacitar o profissional de saúde de nível superior a lidar com as pessoas idosas. As aulas práticas supervisionadas acontecem nas instituições de saúde parceiras. Dentro de cada proposta de atividade ocorre atuação direta com o paciente para praticar o que foi aprendido nos módulos teóricos.

Pós-graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) desenvolve um olhar holístico e humanizado no cuidado e no contexto geral do âmbito da área da saúde, visando compreender o envelhecimento em todos os seus aspectos. Ao contrário do curso de Geriatria, a Gerontologia analisa o processo de envelhecimento e o que pode ser adotado para garantir uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos, estando, por isso, cada vez mais presente em estudos e no mercado de trabalho. 

Áreas de atuação

O mercado de trabalho para o profissional na área de Gerontologia apresenta uma perspectiva de crescimento contínuo.

O contingente de indivíduos idosos está em ascensão, e busca por profissionais qualificados para atender às demandas da população idosa se intensifica cada vez mais. Paralelo, a esse cenário também está se ampliando a necessidade de ambientes adaptados para idosos, implementação de programas educacionais e de promoção da saúde, reintegração social, entre outras responsabilidades que podem ser desempenhadas por gerontólogos.

Os profissionais poderão atuar em hospitais, ONGs, ambulatórios e centros de saúde e convivência. Além disso, os profissionais da área também podem desenvolver pesquisas no ensino superior, dar aulas para profissionais da área e até mesmo cuidar de pessoas idosas. 

Conteúdo programático do curso

O curso tem 420h de carga horária, dessas, 330h são para módulo teórico e 90h para módulo prático.

Entre as disciplinas que podem ser encontradas no curso de gerontologia, encontramos:

  • Aspectos Éticos e Legais da Assistência ao Idoso
  • Fundamentos teóricos em Gerontologia
  • Aspectos nutricionais do idoso
  • Aspectos mentais e psicológicos do idoso
  • Aspectos clínicos na assistência ao idoso
  • Gestão na assistência em unidade de atendimento ao idoso
  • Gestão da assistência ao idoso em reabilitação e cuidados paliativos
  • Projetos integrativos na saúde do idoso
  • Ensino prático
  • Metodologia da pesquisa cientifica
  • Trabalho de conclusão de curso (TCC)

Características do especialista em Gerontologia

O curso será oferecido aos profissionais graduados em Fisioterapia, Enfermagem, Serviço Social, Fonoaudiologia, Educação Física e demais profissionais com nível superior na área da saúde.

Objetivos do curso

Ao concluir o curso de Pós-graduação em Gerontologia o aluno deverá apresentar aptidão para:

  • Prestar assistência de qualidade, fundamentada em conhecimentos científicos a pessoa idosa em seu processo de envelhecimento biopsicoemocional promovendo qualidade de vida.
  • Prestar assistência humanizada à pessoa idosa no processo de saúde e doença nos diferentes níveis de atenção (desde a atenção básica à alta complexidade).
  • Desenvolver o pensamento crítico e a tomada de decisão no planejamento e ações de promoção da saúde a pessoa idosa e sua família.
  • Conhecer e identificar os condicionantes e determinantes do envelhecimento da pessoa humana.
  • Planejar assistência individualizada e contextualizada a pessoa idosa e sua família nos diferentes ambientes de cuidado à pessoa idosa.
  • Executar ações de promoção, prevenção, tratamento, e reabilitação da saúde junto à pessoa idosa e família com base em princípios científicos.

Inscreva-se no curso de Gerontologia da Faculdade da Santa Casa de SP

O curso de Gerontologia da FCMSCSP se destaca por ter uma carga horária prática dedicada à assistência, seja ela direta ou indireta. Essa abordagem é guiada por um olhar holístico e humanizado, especialmente focado no atendimento à pessoa idosa.

Isso proporciona aos alunos uma compreensão profunda das necessidades e desafios enfrentados pela população idosa, capacitando-os a oferecer cuidados mais eficazes e compassivos.

INSCREVA-SE PARA A TURMA DE GERONTOLOGIA DE 2024.

Foto: Reprodução/Freepik/DCStudio