A importância do cuidado especializado em Gerontologia

A Gerontologia é uma especialização multiprofissional voltada aos cuidados de saúde humanizados de idosos e suas famílias, considerando as circunstâncias e demandas de cada paciente, com objetivo de recuperar e restaurar funções, prevenir doenças e assegurar o bem-estar duradouro. 

Esta área interessa a diversos profissionais com formação em nível superior, como nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, médicos, dentistas, ou qualquer profissional que deseje aprender com os idosos.

A qualificação dos meios de assistência ao idoso é uma demanda importante pelo fato que a população está envelhecendo, ocasionando uma modificação na pirâmide sociodemográfica. Com essa nova realidade, é importante que a assistência tenha capacidade de atender esse público em cuidados específicos, seja em domicílio, em ambientes hospitalares ou por meio de instituições temporárias ou de longa permanência.

Acompanhe o texto e confira o que faz o profissional de Gerontologia, entendendo a diferença entre as duas áreas.

Qual é o papel da Gerontologia?

No campo da Gerontologia, o profissional utiliza os seus conhecimentos sobre o processo de envelhecimento para o planejamento da assistência e dos serviços que ofereçam condições de se obter maior longevidade, independência, promoção de saúde e um nível mais elevado das condições físicas e mentais do idoso.

Para alcançar esses objetivos, o profissional aplica uma abordagem holística no cuidado, sempre considerando a especificidade e multidimensionalidade do quadro de cada paciente. Assim, trata-se de um serviço essencial para auxiliar o idoso, sua família e a comunidade na compreensão do envelhecimento, minimizando danos, sequelas e, portanto, impedindo o envelhecimento patológico, condição em que o idoso sofre limitações para a realização de atividades básicas e instrumentais do dia a dia. 

Qual é a diferença entre Gerontologia e Geriatria? 

Enquanto a Gerontologia é caracterizada como uma área multidisciplinar focada nos aspectos e consequências físicas, sociais e mentais do envelhecimento, visando à redução dos impactos causados ao longo dessa fase da vida, a Geriatria é uma especialidade destinada ao tratamento e cuidado dos idosos. 

Apesar de possuírem diferentes focos, a Gerontologia e a Geriatria têm o objetivo de entender o envelhecimento para que os indivíduos consigam potencializar a sua saúde e atingir uma boa qualidade de vida. 

Qual é o papel da assistência no cuidado com idosos? 

No dia a dia do cuidado com idosos, o profissional assume diversas responsabilidades, como: 

  • Reconhecer mudanças no comportamento e intervir elaborando rotinas por meio da adaptação do ambiente, cuidados de segurança e promoção de exercícios de estimulação cognitiva e atividades físicas; 
  • Acompanhar o tratamento farmacoterápico do paciente de forma a assegurar a administração correta dos medicamentos; 
  • Caso seja responsável por outros profissionais, orientar sobre cuidados ligados à alimentação, higiene, mobilidade e hidratação, além de promover o autocuidado;
  • Incentivar a autoestima por meio de reforços positivos, sempre preservando a dignidade do paciente;
  • Colaborar para garantir que o tratamento seja realizado da maneira correta estimulando o esclarecimento de dúvidas.

O que o profissional de Gerontologia faz numa casa de repouso? 

As casas de repouso são instituições licenciadas pelo governo que oferecem cuidados básicos e especializados, contando com uma equipe interdisciplinar que também inclui médicos, farmacêuticos, assistentes sociais, entre outros profissionais de saúde. Nesses locais, os enfermeiros organizam a maior parte das atividades, supervisionam o tratamento, administram as medicações aos residentes, monitoram os distúrbios e aconselham os médicos sobre todos os cuidados.

Como atuar na área de Gerontologia?

Para cuidar dos idosos com competência, é importante que os profissionais sejam conhecedores dos elementos que integram o processo de trabalho da Gerontologia. 

Nesse sentido, visando proporcionar aos profissionais as condições para prestar assistência de qualidade, fundamentada em conhecimentos científicos relacionados ao processo de envelhecimento biopsicoemocional, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece o curso multiprofissional de pós-graduação em em Gerontologia

Com a especialização, o pós-graduado estará capacitado para prestar assistência humanizada ao idoso tanto na saúde quanto na doença, em diferentes níveis de atenção — da atenção básica à alta complexidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *