A importância do cuidado especializado em Gerontologia

A Gerontologia é uma especialização multiprofissional voltada aos cuidados de saúde humanizados de idosos e seus familiares. O especialista em Gerontologia deve considerar, durante sua atuação, as circunstâncias e demandas de cada paciente, com objetivo de recuperar e restaurar funções, prevenir doenças e assegurar o bem-estar duradouro. 

Esta área interessa a diversos profissionais com formação em nível superior, como fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, profissionais de Educação Física, entre outros profissionais com nível superior na área da saúde.

A qualificação dos meios de assistência ao idoso é uma demanda importante devido ao avanço do envelhecimento populacional e, consecutivamente, pela modificação na pirâmide sociodemográfica. Com essa nova realidade, é importante que a assistência tenha capacidade de atender esse público em cuidados específicos, seja em domicílio, em ambientes hospitalares ou por meio de instituições temporárias ou de longa permanência.

Para garantir uma capacitação de qualidade nesta assistência, o profissional da saúde pode se especializar em uma Pós-graduação em Gerontologia, como a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece.

A seguir, veja o que este profissional faz, como atuam e como especializar-se na área.

Qual é o papel da Gerontologia?

No campo da Gerontologia, o profissional utiliza os seus conhecimentos sobre o processo de envelhecimento para o planejamento da assistência e dos serviços que ofereçam condições de se obter maior longevidade, independência, promoção de saúde e um nível mais elevado das condições físicas e mentais do idoso.

Para alcançar esses objetivos, o profissional deve ter um olhar holístico e humanizado no cuidado e no contexto geral do âmbito da área da saúde, visando compreender o envelhecimento em todos os seus aspectos. Assim, trata-se de um serviço essencial para auxiliar o idoso, sua família e a comunidade na compreensão do envelhecimento, minimizando danos, sequelas e, portanto, impedindo o envelhecimento patológico, condição em que o idoso sofre limitações para a realização de atividades básicas e instrumentais do dia a dia. 

Qual é a diferença entre Gerontologia e Geriatria? 

A Gerontologia é caracterizada como uma área multidisciplinar focada nos aspectos e consequências físicas, sociais e mentais do envelhecimento, visando à redução dos impactos causados ao longo dessa fase da vida. Enquanto que a Geriatria é uma especialidade destinada ao tratamento e cuidado dos idosos. 

Apesar de possuírem diferentes focos, a Gerontologia e a Geriatria têm o objetivo de entender o envelhecimento para que os indivíduos consigam potencializar a sua saúde e atingir uma boa qualidade de vida. 

Qual é o papel da assistência no cuidado com idosos? 

No dia a dia do cuidado com idosos, o profissional assume diversas responsabilidades, como: 

  • Reconhecer mudanças no comportamento e intervir elaborando rotinas por meio da adaptação do ambiente, cuidados de segurança e promoção de exercícios de estimulação cognitiva e atividades físicas; 
  • Acompanhar o tratamento farmacoterápico do paciente de forma a assegurar a administração correta dos medicamentos; 
  • Caso seja responsável por outros profissionais, o especialista deve orientar sobre cuidados ligados à alimentação, higiene, mobilidade e hidratação, além de promover o autocuidado;
  • Incentivar a autoestima por meio de reforços positivos, sempre preservando a dignidade do paciente;
  • Colaborar para garantir que o tratamento seja realizado da maneira correta estimulando o esclarecimento de dúvidas.

Como atuar na área de Gerontologia?

O mercado de trabalho para o profissional na área de Gerontologia apresenta uma perspectiva de crescimento contínuo.

O contingente de indivíduos idosos está em ascensão, e busca por profissionais qualificados para atender às demandas da população idosa se intensifica cada vez mais.

Paralelo, a esse cenário também está se ampliando a necessidade de ambientes adaptados para idosos, implementação de programas educacionais e de promoção da saúde, reintegração social, entre outras responsabilidades que podem ser desempenhadas por gerontólogos.

Porém, para cuidar dos idosos com competência, é importante que os profissionais sejam conhecedores dos elementos que integram o processo de trabalho da Gerontologia. 

Nesse sentido, visando proporcionar aos profissionais as condições para prestar assistência de qualidade, fundamentada em conhecimentos científicos relacionados ao processo de envelhecimento biopsicoemocional, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece o o multiprofissional de Pós-graduação em Gerontologia

Com a especialização, o profissional deverá apresentar aptidão para:

  • Prestar assistência de qualidade, fundamentada em conhecimentos científicos a pessoa idosa em seu processo de envelhecimento biopsicoemocional promovendo qualidade de vida;
  • Prestar assistência humanizada à pessoa idosa no processo de saúde e doença nos diferentes níveis de atenção (desde a atenção básica à alta complexidade);
  • Desenvolver o pensamento crítico e a tomada de decisão no planejamento e ações de promoção da saúde a pessoa idosa e sua família;
  • Conhecer e identificar os condicionantes e determinantes do envelhecimento da pessoa humana;
  • Planejar assistência individualizada e contextualizada a pessoa idosa e sua família nos diferentes ambientes de cuidado à pessoa idosa;
  • Executar ações de promoção, prevenção, tratamento, e reabilitação da saúde junto à pessoa idosa e família com base em princípios científicos.

Especialize-se na Faculdade da Santa Casa de SP

Com 420h de carga horária, a Pós-graduação em Gerontologia tem 330h para módulo teórico e 90h para módulo prático. As aulas práticas supervisionadas acontecem nas instituições de saúde parceiras. Dentro de cada proposta de atividade ocorre atuação direta com o paciente para praticar o que foi aprendido nos módulos teóricos.

O curso se destaca por ter uma carga horária prática dedicada à assistência, seja ela direta ou indireta. Essa abordagem é guiada por um olhar holístico e humanizado, especialmente focado no atendimento à pessoa idosa.

Isso proporciona aos alunos uma compreensão profunda das necessidades e desafios enfrentados pela população idosa, capacitando-os a oferecer cuidados mais eficazes e compassivos.

GOSTOU DO CURSO? SAIBA MAIS E INSCREVA-SE PARA A PRÓXIMA TURMA!

Foto: Reprodução/Freepik/@freepik