Saiba quais são as especializações em Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP

A escolha da especialização é uma etapa essencial para qualquer aluno de Medicina. Será pela especialização que o egresso terá um melhor direcionamento em relação à carreira profissional. Ao escolher uma das áreas recomendadas pela Associação Médica Brasileira (AMB), o profissional passará, aproximadamente, por três anos de experiência na área escolhida e aprenderá com médicos formados e experientes. Caso o médico opte por não realizar uma especialização ou residência, o profissional atuará na área clínica. Atualmente, há diversas áreas disponíveis para a escolha e construção de carreira. 

No momento de escolha da área a ser seguida, é importante levar em consideração as disciplinas com mais aptidão, as habilidades pessoais e o desejo. Mas, antes de entender mais sobre a especialização, ressaltamos que a área da medicina é muito dinâmica e com diversas oportunidades no mercado.

Diferença entre especialização e residência

A residência é uma alternativa para quem deseja estar inserido em alguma especialidade em hospitais, clínicas e outros, devendo, então, eleger alguma área médica para se tornar um residente. O candidato participa de concursos do local de preferência, submetendo-se à avaliação teórica, prática, curricular e uma entrevista. 

Após a aprovação, a residência começa e dura dois anos ou mais, momento em que o candidato pode ter mais autonomia no hospital, contando com a supervisão do corpo médico. A carga horária é mais extensa, com plantões. Ao final, é realizada uma prova de títulos, em que o candidato é considerado especialista em determinada área. 

Na especialização, o aluno recém-formado em medicina retorna ao ambiente universitário para realizar um curso de pós-graduação. Nesse momento, há um aprofundamento no conhecimento teórico, preparando-o para a vida acadêmica e, ainda, oferecendo chances de integração a alguma pesquisa na área escolhida. A pós-graduação no Brasil é dividida em lato sensu e stricto sensu. Ao se formar, o médico adquire o título de especialista, podendo atuar no universo acadêmico. Para atuar em hospitais e outras instituições relacionadas, é necessária a realização de uma prova de título de especialista. 

Conheça os cursos de Pós-graduação em Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP

Diante da necessidade de formar mais médicos especialistas e capacitados, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece diversos cursos na área, sendo eles:

INSCREVA-SE PARA AS TURMAS DE 2024!

Foto: Reprodução/Freepik/pressmaster