Reabilitação neurofuncional: o que é e qual profissional aplica este tratamento

A Reabilitação Neurofuncional é a junção de estratégias usadas no tratamento de doenças e disfunções que atingem o Sistema Nervoso. A especialidade trata o paciente de forma multidisciplinar, permitindo a recuperação de desordens neurológicas, cognitivas e motoras. Ou seja, é por meio desta reabilitação que o indíviduo pode retornar à capacidade de falar, andar, correr, se vestir, bem como outras atividades diárias, que podem ser reduzidas ou perdidas em razão de lesões na coluna ou por outros motivos.

A Reabilitação Neurofuncional também permite prevenir agravos do quadro clínico, estimulando a rápida recuperação das capacidades do indivíduo. Como atua na melhora do Sistema Nervoso, os movimentos praticados durante a reabilitação não são trabalhados isoladamente, objetivando, portanto, estímulos de membros superiores e inferiores, rotas metabólicas, trabalhos progressivos e preventivos.

Este tratamento utiliza de alguns recursos, como a atividade física orientada, para recuperar a integridade funcional de algum segmento. Nas estratégias, estão incluídas, por exemplo, atividades de condicionamento, coordenação e força, sendo uma maneira de propiciar liberdade às pessoas, a redução de sintomas e o aperfeiçoamento de movimentos.

Além disso, a reabilitação neurofuncional é realizada com a ajuda de alguns materiais, como elásticos, bolas, halteres, cama elástica e bastões, corrigindo limitações, melhorando o desempenho do músculo e fazendo com que os resultados sejam percebidos mais rapidamente, quando comparada à reabilitação convencional. O foco é chegar em um número elevado de estímulos. 

Áreas de atuação

O profissional que deseja atuar por meio da Reabilitação Neurofuncional deve especializar-se em Fisioterapia Neurofuncional, como o curso de pós-graduação oferecido pela Faculdadede Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

O fisioterapeuta neurofuncional desempenha um papel importantíssimo no tratamento de enfermidades e alterações no sistema nervoso. Desta forma, a demanda para profissionais especialistas nesta área é alta e pode ser solicitada em diversos espaços como, por exemplo, hospitais, clínicas, escolas para pessoas com deficiência, home care, asilos, entre outros.

Especialize-se pela Faculdade da Santa Casa de SP

Agora que você sabe um pouco mais sobre este importante tratamento e onde atuar, saiba mais sobre o curso de Pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional da Faculdadede Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e especialize-se na área.

Com 1900h de carga horária, o curso fornece conhecimentos, por meio da prática clínica e ensino teórico, aos fisioterapeutas que desejam atuar na área. Dentre os principais objetivos estão:

  • Fornecer conhecimentos, por meio da prática clínica e ensino teórico, para atuação profissional nos âmbitos preventivos, curativos e reabilitadores em pacientes com afecções neurológicas, em nível ambulatorial ou em enfermaria;
  • Atuar no tratamento e reabilitação de sequelas de diferentes complexidades e distribuições corporais tais como hemiplegias, paraplegias, cerebelopatias, disfunções vestibulares, parkinsonismo, polineuropatias, miopatias, doenças do neurônio motor, dentre outras.

A pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional oferece duas opções de turma: uma no período matutino, outra no período vespertino. O profissional que realizar este curso se depara com uma rica infraestrutura para melhor capacitá-lo. Esta infraestrutura conta com salas de aulas, auditórios, laboratórios de informática, fisiologia, cinesioterapia, eletroterapia, mecanoterapia, habilidades técnicas, ventilação mecânica, morfologia, multidisciplinar, patologia, centro de ensino em simuladores e centro de ensino e treinamento e laboratório de análise de marcha 3D com 12 câmeras.

Além disso, o aluno poderá fazer os estágios práticos “Reabilitação Adulto Ambulatório”, “Reabilitação Adulto Enfermaria”, “Reabilitação Pediátrica Ambulatório” e “Reabilitação Pediátrica Enfermaria” tanto na clínica escola localizada no Hospital da Santa Casa de São Paulo, quanto em Unidades Básicas de Saúde (UBS) parceiras.

GOSTOU DO CURSO? INSCREVA-SE PARA A PRÓXIMA TURMA!

Foto: Reprodução/Freepik/superohmo