A reabilitação funcional é a junção de estratégias usadas para possibilitar às pessoas o retorno das suas funções. Função é a capacidade de andar, correr, se vestir, bem como outras atividades diárias, que podem ser reduzidas ou perdidas em razão de lesões na coluna ou por outros motivos.
Na reabilitação funcional são usados alguns recursos, como a atividade física orientada, para recuperar a integridade funcional de algum segmento. Nas estratégias, estão incluídas, por exemplo, atividades de condicionamento, coordenação e força, sendo uma maneira de propiciar liberdade às pessoas, a redução de sintomas e o aperfeiçoamento de movimentos.
Importante ressaltar que a reabilitação funcional tem como foco um tratamento de deficiências ortopédicas, cardiorrespiratórias e neurológicas. Os movimentos não são trabalhados isoladamente, objetivando, portanto, estímulos de membros superiores e inferiores, rotas metabólicas, trabalhos progressivos e preventivos.
A reabilitação funcional é realizada com a ajuda de alguns materiais, como elásticos, bolas, halteres, cama elástica e bastões, corrigindo limitações, melhorando o desempenho do músculo e fazendo com que os resultados sejam percebidos mais rapidamente, quando comparada à reabilitação convencional. O foco é chegar em um número elevado de estímulos.
Agirá, dessa forma, no setor em que há uma disfunção do indivíduo, por meio dos exercícios controlados, de coordenação entre segmentos, força, agilidade e flexibilidade. Trabalhando tais valências, os sintomas são atenuados, e as atividades cotidianas voltam a ser realizadas. É essencial pontuar que o trabalho de reabilitação funcional não é específico, mas, sim, uma união de técnicas que possuem como foco o tratamento de que necessita, investindo em um processo de criação de autonomia.
A reabilitação funcional deve ser feita em pessoas que desejam corrigir a postura corporal ou tratar disfunções motoras que causam dores, mudanças na sensibilidade, fraqueza muscular e outras ocorrências, que podem piorar a qualidade de movimentos e limitar a execução de atividades diárias.
As técnicas são focadas em pessoas que possuem alterações no desenvolvimento dessas atividades do dia a dia, promovendo e restruturando as capacidades físicas do indivíduo e corrigindo os problemas com base em um programa alinhado para cada pessoa.
Além disso, a reabilitação funcional também pode ser utilizada em pacientes que querem retornar à prática de esportes. Inclusive, a área é comumente ligada à medicina esportiva no tratamento de atletas, mas pessoas com alguma complicação, como já pontuado, podem aproveitar os benefícios das técnicas para retornarem à execução de suas atividades. Deve ser iniciada, portanto, quando o tratamento da lesão permitir e progressivamente.
Agora que você já conhece mais detalhes sobre a reabilitação funcional, fique por dentro de mais conteúdos parecidos, como a fisioterapia funcional. Confira o blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Foto: Reprodução/Freepik/superohmo