Saiba se o curso de Fisioterapia é o ideal para você

Cursar fisioterapia oferece um leque de possibilidades aos profissionais que desejam trabalhar com a prevenção e reabilitação das capacidades física e funcional. A fisioterapia utiliza uma série de técnicas, equipamentos, aparelhos e exercícios para tratar lesões e doenças, assim como promover o fortalecimento muscular. Ao final de um curso de fisioterapia, o profissional se torna apto a realizar diagnósticos e orientar o tratamento fisioterapêutico adequado aos seus pacientes.

Confira as principais informações sobre o curso de fisioterapia, como grade curricular, o que se aprende no curso e quais as possibilidades de pós-graduação para o profissional que pretende se especializar.

Grade curricular do curso de Fisioterapia

O curso de Fisioterapia tem duração média de 4 anos. Além disso, o aluno precisa cumprir uma carga horária com atividades extracurriculares e estágio. No mais, a grade curricular do curso costuma contemplar, em geral, as seguintes disciplinas:

• Aparelho locomotor;
  • Aparelho urogenital;
  • Atividades complementares;
  • Bioestatística e epidemiologia;
  • Biomecânica e cinesiologia;
  • Desenvolvimento humano e social;
  • Educação e comunicação em saúde;
  • Ergonomia e fisioterapia do trabalho;
  • Estágio Supervisionado 1;
  • Estágio Supervisionado 2;
  • Estágio Supervisionado 3;
  • Estilo de vida, saúde e meio ambiente;
  • Estrutura e função humana;
  • Ética e profissionalismo;
  • Fisiologia do exercício;
  • Fisioterapia demartofuncional;
  • Fisioterapia em geriatria e gerontologia;
  • Fisioterapia esportiva;
  • Fisioterapia musculoesquelética;
  • Fisioterapia neurológica;
  • Fisioterapia pediátrica;
  • Fisioterapia respiratória e cardiovascular;
  • Fisioterapia urogenital;
  • Gestão de clínicas e consultórios;
  • Gestão em serviços de saúde;
  • Interação clínico-patológica;
  • Mecanismos de agressão e defesa;
  • Metodologia científica;
  • Optativa;
  • Práticas complementares;
  • Práticas em fisioterapia 1;
  • Práticas em fisioterapia 2;
  • Práticas em fisioterapia 3;
  • Processos biológicos;
  • Programa de integração saúde da comunidade;
  • Recursos bio-hídricos;
  • Recursos terapêuticos;
  • Saúde coletiva;
  • Sistema cardiorrespiratório;
  • Sistema nervoso;
  • Terapêutica medicamentosa;
  • Trabalho de Conclusão de Curso.

Conteúdos aprendidos na faculdade de Fisioterapia

A estrutura do curso de Fisioterapia tem como um de seus principais objetivos capacitar o profissional a orientar, realizar e acompanhar ações visando à saúde do paciente, sempre se baseando em decisões éticas e benéficas. Também é crucial que o fisioterapeuta desenvolva suas capacidades de comunicação e invista em especializações e pós-graduações, para aprimorar os conhecimentos. No mais, os conteúdos aprendidos em uma faculdade de fisioterapia contemplam quatro grandes áreas do conhecimento:

• Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Ciências Sociais e Humanas;
  • Conhecimentos Biotecnológicos;
  • Conhecimentos Fisioterapêuticos.

Média salarial de fisioterapeutas

O salário de um fisioterapeuta pode variar muito, mas a estimativa é de que a média salarial gire em torno de R$ 3.000,00, e o teto salarial, cerca de R$ 6.000,00. No mais, os profissionais que investem em pós-graduação ou especializações na área conseguem oportunidades de trabalho mais bem segmentadas e, consequentemente, salários melhores.

Pós-graduação em Fisioterapia

Os profissionais formados em fisioterapia podem manter seus conhecimentos atualizados e se especializarem em abordagens específicas ao investirem em uma pós-graduação. A pós-graduação, além de aumentar as chances no mercado de trabalho, possibilita ao fisioterapeuta conseguir salários mais atrativos.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo disponibiliza os seguintes cursos de pós-graduação em fisioterapia:

• Fisioterapia Cardiorrespiratória e Metabólica;
  • Fisioterapia Hospitalar;
  • Fisioterapia Musculoesquelética;
  • Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem;
  • Fisioterapia nas Afecções da Coluna Vertebral;
  • Fisioterapia Neurofuncional;
  • Fisioterapia no Envelhecimento Ativo.

Os cursos de pós-graduação em fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo são a distância (EAD) e você pode conferir todas as informações sobre cada um aqui no site.

Foto: Reprodução/Freepik/freepik