Saúde da comunicação humana e o papel da Fonoaudiologia

A saúde da comunicação humana é fundamental em todas as relações. Divide-se entre fala, audição, linguagem etc.

Visando promover a saúde da comunicação humana, a fonoaudiologia reúne técnicas e conhecimentos fundamentais para aprimorar as características citadas.

Mas não se resume apenas a isso. A fonoaudiologia é uma área da saúde que se dedica a possibilitar o bem-estar do ser humano de diversas maneiras.

Entenda como a saúde da comunicação humana influencia a linguagem oral, audição, fala e voz, assim como outras funções, como mastigação, respiração e deglutição.

Áreas de atuação da fonoaudiologia em saúde da comunicação humana

Quando o assunto é saúde da comunicação humana, a fonoaudiologia atua em determinadas áreas relacionadas. Apenas o profissional especializado em comunicação consegue compreender as necessidades do paciente e orientar um tratamento.

Podem ser desenvolvidos protocolos de promoção da saúde da comunicação, assim como para a prevenção de possíveis problemas.

Além disso, o fonoaudiólogo pode avaliar o paciente para traçar um diagnóstico, realizar a gestão da reabilitação e todos os aperfeiçoamentos cabíveis. A atuação desse profissional é fundamental na vida de uma pessoa que precisa dessa ajuda.

Nesse sentido, as principais áreas de atuação da fonoaudiologia na saúde da comunicação humana são:

• Audiologia;
  • Disfagia;
  • Fonoaudiologias educacionais, trabalhistas e neurofuncionais;
  • Linguagem;
  • Gerontologia;
  • Motricidade orofacial;
  • Neuropsicologia;
  • Saúde coletiva;
  • Voz.

Como a fonoaudiologia domiciliar pode ajudar

O acompanhamento fonoaudiológico visando à saúde da comunicação humana tem diferentes estágios e cuidados.

Em vista disso, a fonoaudiologia domiciliar atua por serviços de home care, isto é, tratamento orientado no conforto da casa do paciente.

Dessa forma, é possível promover uma atenção individualizada, deixar a pessoa mais tranquila, estreitar as relações com esse paciente e oferecer as soluções adequadas.

Benefícios da fonoaudiologia domiciliar, visando à saúde da comunicação humana:

• Atendimento exclusivo e individualizado;
  • Melhoria da autoestima;
  • Promoção da qualidade de vida.

Papel do fonoaudiólogo além da comunicação

Os tratamentos envolvendo a comunicação humana são fundamentais para promover a saúde da fala, sendo essenciais às pessoas que trabalham diretamente com a voz e a linguagem.

Além da saúde da comunicação, o fonoaudiólogo auxilia o paciente com audição, deglutição, sucção, mastigação e até respiração.

Nesse sentido, a fonoaudiologia é importante em situações como auxiliar o paciente que possui alguma dificuldade em se expressar, promovendo a retomada das funções de comunicação, para que a pessoa consiga expressar o que quer ou o que sente.

Em outras situações mais delicadas, o profissional em fonoaudiologia ajuda na retomada de funções de pacientes que passam algum tempo sendo alimentados por sondas e precisam voltar a se alimentar normalmente, efetivamente.

Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana

O Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo visa promover conhecimentos científicos aos profissionais de fonoaudiologia, saúde e educação.

O curso qualifica os profissionais para poderem ter contato com métodos e com técnicas inovadoras, desenvolvendo as habilidades necessárias para aplicar protocolos e utilizar equipamentos de saúde e educação, objetivando a prevenção, o tratamento e o aprimoramento das áreas que dizem respeito à comunicação humana.

Acesse todas as informações do mestrado profissional em saúde da comunicação humana aqui no site.

Foto: Reprodução/Freepik/freepik