Categories: Sem categoria

Evento fortalece parceria entre o Departamento de Morfologia e escola médica americana

Prof. Dr. Jeffrey Laitman: “nós não podemos ensinar os médicos de amanhã com as ferramentas ou a mentalidade de ontem”. Clique na imagem para ver mais fotos do evento

Com o objetivo de promover a excelência da educação e pesquisa médica, além de proporcionar aos seus alunos mais oportunidades de intercâmbio, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de SP participa ativamente da Building Bridges – iniciativa internacional que fomenta colaborações e trocas de experiências em ciências anatômicas entre Brasil e Estados Unidos da América.

Para divulgar e expandir a iniciativa no Brasil, a FCM/Santa Casa de SP têm organizado encontros direcionados a estudantes, pesquisadores e educadores, com a presença de docentes da Icahn School of Medicine at Mount Sinai (ISMMS), localizada na cidade de Nova Iorque, que é parceira do projeto.  São eventos destinados à atualização sobre as pesquisas recentes e novas práticas de ensino-aprendizagem em anatomia, que incentivam a discussão dos currículos médicos, a compreensão dos desafios inerentes a cada contexto educacional e a participação dos estudantes por meio de suas organizações acadêmicas.

Em novembro, foi realizada a segunda reunião, sob a coordenação do Departamento de Morfologia e da Liga de Morfologia da FCM/Santa Casa, com o apoio da Comissão Científica da instituição. No dia 12, o II Building Bridges – Medical Education and Anatomical Science – Brasil & USA proporcionou aos estudantes de medicina e de outras ciências médicas o contato com a realidade do ensino de anatomia nos EUA, além da possibilidade de participarem de programas de intercâmbio.

O tema da palestra de formação/atualização foi “Sistema respiratório – anatomia evolutiva e anatomia da criança – o que é importante para a sua vida profissional”, ministrada pela Profa. Dra. Bianca Liquidato, professora assistente do Departamento de Morfologia da FCM/Santa Casa de SP, e pela Profa. Dra. Daniella Franco Curcio, ex-professora assistente do Departamento de Morfologia e atualmente professora de histologia do curso de medicina da Icahn School. O Prof. Dr. Jeffrey T. Laitman, diretor do Centro de Anatomia e Morfologia Funcional da ISMMS, ministrou a palestra central sobre a importância da anatomia e do método de ensino para a formação do profissional de saúde.

Durante a abertura do encontro, o Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, vice-diretor da FCM/Santa Casa de SP, deu boas-vindas a todos os palestrantes e destacou a importância do contato dos estudantes com a realidade do ensino médico em outros países. “Devemos fortalecer as ligas acadêmicas, permitindo que se envolvam cada vez mais nas discussões de temas como os que serão apresentados hoje”.  A Liga de Morfologia da FCM/Santa Casa foi elogiada pela professora Daniella.  “É uma das ligas mais organizadas que já vi aqui. Nossa proposta é criar mais oportunidades aos estudantes, viabilizando fontes de intercâmbio”, anunciou.

O Prof. Dr. Wagner Ricardo Montor também destacou as perspectivas do projeto Building Bridges. “São múltiplas as possibilidades de discussão, pesquisa e intercâmbio”, analisou.  A Profa. Dra. Mirna Duarte Barros, chefe do Departamento de Morfologia da FCM/Santa Casa estimulou os alunos a tirarem suas dúvidas. “Além de aprender sobre anatomia clínica e da criança, o momento é de interação para aqueles que se interessam por intercâmbio e pesquisa”, destacou.

Currículo em consonância com as ferramentas do futuro

Em sua apresentação, o professor Laitman compartilhou a metodologia da ISMMS para o ensino da anatomia, incluindo as alterações feitas no currículo da disciplina e os recursos tecnológicos adotados para um aprendizado com múltiplas abordagens. Ele ressaltou que o mundo está em mudança e isso influi nos modelos educacionais. “Nós não podemos ensinar os médicos de amanhã com as ferramentas ou a mentalidade de ontem”, resumiu, lembrando que o currículo deve manter-se vivo, sempre mudando para englobar novas formas de ensino e de visualização da anatomia.

“Hoje, temos a benção das novas técnicas e tecnologias, que são empregadas em diferentes ambientes”, afirmou Laitman, citando os laboratórios utilizados para dissecação de cadáveres, ultrassom e ecocardiologia, histologia, embriologia clínica, entre outros. Em relação aos avanços na visualização das estruturas, o professor enfatizou a laparoscopia, a tomografia computadorizada para reconstrução digital de cadáver, as imagens de ressonância magnética das extremidades e a computação gráfica 3D, a qual é empregada, na ISMMS, para visualizações dos nervos cranianos.

O professor explicou que, na sua instituição, o estudo da anatomia é uma experiência de muitos anos, ensinada em vários departamentos, sempre de forma sistêmica . “Vocês não são mecânicos, portanto precisam compreender o corpo humano no seu contexto”, disse à plateia de alunos. Laitman também mencionou as habilidades socioemocionais conquistadas pelos estudantes ao longo do curso, como aprender a trabalhar em equipe. “Gradualmente, nossos alunos entendem que estão em uma família”, finalizou.

I Building Bridges

Em novembro de 2015, o professor Laitman foi o palestrante principal em três eventos no Brasil: na FCM/Santa Casa de SP, na Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Na FCM/Santa Casa de SP, o I Building Bridges Medical Education & Anatomical Sciences – Brazil & USA aconteceu no dia 7 de novembro, com palestras e painéis de discussão sobre as inovações no ensino de anatomia e intercâmbio institucional.

Saiba mais:

Building Bridges Between Brazil and the US: Anatomical Sciences and Medical Education

Icahn School of Medicine at Mount Sinai

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

6 meses ago