28/1/2021

Comunicado da Diretoria da FCMSCSP ao Corpo Docente, Discente e Funcionários Técnicos e Administrativos Decisões da Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo para os próximos três meses, por orientação do Comitê Interno de Acompanhamento da COVID-19

COMUNICADO DIRETORIA DA FCMSCSP 001/2021 – 28/01/2021

Veja o comunicado em PDF

A Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, por orientação do Comitê Interno de Acompanhamento da COVID-19, DECIDE para os próximos 3 meses:

1. MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS E LABORATORIAIS PRESENCIAIS PARA TODOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO ESTADUAL E MUNICIPAL E PROTOCOLO INSTITUCIONAL; E

2. MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES TEÓRICAS POR MEIOS DIGITAIS (ENSINO REMOTO EMERGENCIAL) PARA TODOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO ESTADUAL E MUNICIPAL;

Os tópicos supracitados serão reavaliados periodicamente e estão sujeitos a alterações de acordo com o cenário da pandemia.

Em relação às demandas apresentadas pelo CAMA (Centro Acadêmico Manoel de Abreu), o Comitê DECIDE pela manutenção da última deliberação:

1. AUTORIZADA A PRÁTICA DE ESPORTES INDIVIDUAIS, COMO NATAÇÃO, TÊNIS, TÊNIS DE MESA E ATLETISMO, ENTRE OUTROS;

2. NÃO AUTORIZADA A PRÁTICA DE ESPORTES COLETIVOS, COMO FUTSAL, VÔLEI E HANDEBOL, ENTRE OUTROS;

3. AUTORIZADO O FUNCIONAMENTO DAS DEPENDÊNCIAS DO CAMA DAS 9 H ÀS 15 H DENTRO DO PROTOCOLO APRESENTADO PELO CENTRO ACADÊMICO E DO DOCUMENTO PROTOCOLOS E DIRETRIZES PARA REABERTURA GRADUAL DA FCMSCSP;

4. NÃO AUTORIZADO O TREINAMENTO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO DE CARÁTER PESSOAL NOS EQUIPAMENTOS DO CAMA.

Os tópicos 1 a 4 sobre o CAMA também serão reavaliados periodicamente e estão sujeitos a alterações de acordo com o cenário da pandemia.

ASSUNTOS GERAIS

Mantendo a autonomia das chefias imediatas, os (as) funcionários (as), docentes e discentes COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 65 ANOS e GESTANTES devem continuar a ter suas atividades priorizadas de forma remota. GRUPOS DE RISCO (PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS, DEFICIÊNCIAS E IMUNOSSUPRIMIDOS), a critério clínico, sob avaliação do SESMT, poderão ter também suas atividades priorizadas de forma remota.

A Diretoria determina que todos (as) os (as) diretores (as) de unidades acadêmicas e de campus, os (as) chefes de departamento e coordenadores(as) dos cursos de Graduação e Pós-Graduação e da Área Administrativa orientem a melhor maneira de retorno às atividades presenciais, de acordo com as suas especificidades, e respeitando as normas do documento PROTOCOLOS E DIRETRIZES PARA REABERTURA GRADUAL DA FCMSCSP, que pode ser acessado em http://fcmsantacasasp.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/protocolos-e-Diretrizes_5- 8-2020.pdf

As equipes de limpeza continuam orientadas a reforçar a higienização das superfícies, maçanetas, elevadores, interruptores, teclados e outros equipamentos de uso comum com produtos de limpeza adequados.

O Comitê reforça as orientações anteriores para docentes e administrativos quanto ao não comparecimento às atividades na presença de sintomas agudos de gripe (tosse, coriza, dor de garganta, alteração de olfato e/ou paladar, com ou sem febre). Caso apresente falta de ar, piora do estado geral ou febre persistente, procure um serviço de saúde.

Essas orientações gerais estão igualmente sujeitas a alterações de acordo com o cenário da pandemia.

Reforçamos que todos os casos suspeitos e confirmados devem ser comunicados ao Núcleo de Vigilância Hospitalar da FCMSCSP (vigilancia@fcmsantacasasp.edu.br ou 55-11-3367-7762) e ao SESMT/SSA (sesmt@fcmsantacasasp.edu.br ou 55-11-3367-7895).

São Paulo, 28 de janeiro de 2021.

Diretoria da Faculdade