Categories: Sem categoria

Alunos e professores debatem regulação do consumo de álcool na FCM/Santa Casa

Especialistas em álcool e drogas da faculdade da Santa Casa, da USP e da Unifesp participaram do debate. Clique na imagem para ver o álbum de fotos do evento.

Nesta terça-feira, 17, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo promoveu o primeiro encontro oficial com os seus estudantes para debater o consumo de álcool na instituição. Com o nome “Discussão do Modelo de Regulação do Uso de Bebidas Alcoólicas na FCM/Santa Casa”, o evento trouxe professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para apresentarem as soluções encontradas por suas instituições.

A reunião foi aberta pelo diretor da FCM/Santa Casa, Prof. Dr. Paulo Carrara de Castro, que solicitou a organização do encontro ao Prof. Dr. Guilherme Messas, docente e coordenador do Programa de Duplo Diagnóstico em Álcool e Outras Drogas da instituição. “Espero que esta seja a primeira de várias discussões que, além de transmitir informações sobre o tema, auxiliem alunos e diretoria da faculdade a encontrarem mecanismos de regulação do uso de bebidas alcóolicas na instituição. Regulamentar é fazer um acordo, cuja base é evitar as consequências danosas do álcool no ambiente acadêmico”, ressaltou Carrara.

Participaram do evento o Prof. Dr. Ricardo Abrantes do Amaral, professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FM) da USP e coordenador de ensino do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP; e o Prof. Dr. Thiago Marques Fidalgo, professor da Disciplina de Álcool e Drogas e Políticas Públicas do Departamento de Psiquiatria da Unifesp e  coordenador de assistência do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (PROAD) da universidade.  A acadêmica Flavia Yarshell, presidente do CAMA (Centro Acadêmico Manoel de Abreu) da FCM/Santa, integrou o debate representando os alunos.

Consequências do uso nocivo de álcool no mundo

A discussão teve início com uma apresentação do professor Messas, da FCM/Santa Casa, sobre a necessidade de abordar o consumo de bebidas alcóolicas em faculdades e universidades públicas e particulares. Para mostrar a urgência do tema, o psiquiatra destacou dados do Relatório Global sobre Álcool e Saúde 2018, divulgado em setembro pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A agência revela que o uso nocivo do álcool é um dos fatores de risco de maior impacto para a morbidade, mortalidade e incapacidades em todo o mundo. “Três fatores colocam o uso de álcool nessa posição: ele causa dependência, eleva o risco de diversos tumores e – o aspecto mais relevante – provoca intoxicação aguda que altera a consciência, ocasionando acidentes e atos de violência”, explicou Messas.

Para a OMS, a prevenção e redução do uso nocivo do álcool devem ser tratadas como prioridade. Relacionado a três milhões de mortes em 2016 – o equivalente a quase 5,3% de todos os óbitos no mundo, o consumo da substância mata mais pessoas do que a aids, a tuberculose e a violência combinadas. “Precisamos nos posicionar, como médicos e como instituição, sobre o problema. É necessário um regime de regulação balizado e que colabore com o que é preconizado pela OMS”, defendeu o professor.  Messas salientou que, de acordo com a OMS, o controle da disponibilidade de álcool é uma das estratégias cientificamente mais eficazes para a redução de danos.

Qualidade de vida do estudante é prioridade

Com 25 anos de experiência na área de álcool e drogas, o Prof. Dr. Ricardo Abrantes do Amaral atuou em diversas unidades da USP em programas de prevenção e tratamento de alunos e funcionários.  Ele contou que, em seus atendimentos, muitas vezes, a questão do álcool não era a mais significativa. “Discutir substâncias é menos importante que discutir a qualidade de vida do estudante de medicina e futuro médico. Esta é a questão principal. O curso cobra muito de nós, com plantões, internato, provas… sofremos uma pressão muito grande. E o que sentimos, como agimos e nos relacionamos reflete no paciente e em outras pessoas”.

Amaral sugeriu aos graduandos da FCM/Santa Casa que adotem uma postura propositiva e não radical em relação à questão. “Minha sugestão é que vocês montem uma comissão para conhecer o que vem sendo feito na USP. E que listem suas pautas, incluindo o consumo de álcool, para pensar junto com a faculdade”.

A elaboração de uma política universitária

O Prof. Dr. Thiago Marques Fidalgo detalhou o processo de elaboração da política sobre álcool e drogas da Unifesp, que foi publicada este ano. “Iniciamos como vocês, com eventos envolvendo alunos e universidade e buscando parcerias com outras instituições que já possuíam uma política implementada”, lembrou.

O psiquiatra salientou que, de acordo com a legislação federal, espaços públicos não podem comportar o consumo de álcool, o que eliminou o seu uso dentro do campus. As festas externas, organizadas pela atlética da Unifesp, continuaram permitindo o consumo, mas passaram a adotar medidas de redução da disponibilidade da substância, como aumento do preço das bebidas, intervalos no funcionamento dos bares e distribuição gratuita de água e alimentos com alto teor glicêmico.

Os organizadores das festas precisaram também divulgar campanhas de prevenção e atuar, após o evento, na identificação e orientação de alunos que apresentaram problemas com álcool. “Com estas medidas, a nossa atlética, que atrelava bastante o uso de álcool à socialização, precisou se reinventar. Embora tenha sido trabalhoso, o processo foi muito criativo. Resistentes no início, hoje os alunos têm a impressão de que as mudanças foram benéficas”, afirmou Fidalgo.

Durante a reunião, os graduandos apresentaram suas demandas e pontos de vista aos professores, elogiando a iniciativa e solicitando mais eventos como este. “É muito bom entender como outras faculdades de medicina estão lidando com o assunto e perceber que não estamos sozinhos em nossas reivindicações e desafios”, disse Flavia Yarshell, presidente do CAMA.

Para saber mais:

Relatório Global sobre Álcool e Saúde 2018

Política sobre Álcool e outras Drogas na Universidade Federal de São Paulo

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

6 meses ago