Categories: Sem categoria

Dispositivo para fluorescência intraoperatória

Artigo sobre dispositivo para fluorescência intraoperatória é publicado por pesquisadores da Faculdade de Ciência Médica da Santa Casa de São Paulo e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. na revista internacional World Neurosurgery. Intitulado ‘Low-cost device for fluorescein guided surgery in malignant brain tumor’, pode ser acessado em 10.1016/j.wneu.2017.04.169

O dispositivo pode ser utilizado em microcirurgia dos tumores cerebrais malignos (gliomas de alto grau e metástases por exemplo), angiografia intraoperatória com fluorescência, e ainda para usos iniciais para abscessos cerebrais e para guiar áreas de biópsia.

Renan M. Lovato, neurocirurgião, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e um dos autores do artigo, lembra que há duas opções para Fluorescência nos Tumores Cerebrais: Fluoresceína e 5-ALA, utilizadas com microscópios de alto custo, já que o módulo de fluorescência acrescenta valor aproximado de 270 mil reais cada no equipamento. Porém, enquanto a 5-ALA custa aproximadamente 900 Euros na Europa e não é vendido no Brasil, a Fluoresceína custa R$ 18,00.

A Fluoresceína é uma droga com ótimo perfil de segurança, uma reação anafilática a cada 15 mil usos, é usada amplamente em oftalmologia e na Neurocirurgia Oncológica, desde 1948, e, na Neurocirurgia Vascular, desde a década de 1960, havendo um retorno ao uso após a criação de módulos em microscópios modernos.

O estudo concluiu que, tendo em vista que um dos fatores que mais impactam no prognóstico dos pacientes é o grau de ressecção, na cirurgia tradicional 36% dos pacientes conseguem ser submetidos a ressecção macroscópica total, já com a Cirurgia Guiada por Fluorescência esse número sobe para até 80%.

O dispositivo, portanto, tem custo mais baixo e permite realização do procedimento dentro da realidade da saúde no Brasil. Além disso, o medicamento utilizado também tem custo baixo e bom perfil de segurança.

Lovato informa ainda que, na Angiografia Intraoperatória, o uso da Fluoresceína substitui o uso da Indocianina Verde (ICG), com melhor visualização de vasos pequenos (artérias perfurantes) e campo cirúrgico profundo, pois a ICG é melhor para visualização de vasos de calibre maior.

Em Aneurismas, a Fluoresceína confirma a exclusão e manutenção da potência dos vasos envolvidos, o que evita a isquemia cerebral; e, em Malformações Arteriovenosas, ajuda no planejamento da cirurgia para confirmar artérias nutridoras e veias de drenagem

Também assinam o artigo João Luiz Vitorino Araujo, do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, Hospital Nove de Julho, Hospital Bandeirantes e Hospital Israelita Albert Einstein, e José Carlos Esteves Veiga, do Departamento de Cirurgia da FCMSCSP.

Mais informações aqui.

 

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

6 meses ago