Categories: Sem categoria

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo realiza evento para celebrar a Semana da Enfermagem

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizará na quarta-feira, 18 de maio de 2022, das 16h às 18h, o evento em comemoração a Semana de Enfermagem e ao Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio. O evento é gratuito e aberto para enfermeiros, em formação e  em atuação nas diferentes áreas da Enfermagem. As atividades vão ocorrer presencialmente no Anfiteatro Emilio Athié, localizado na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na Rua Dr. Cesário Mota Júnior, nº 112 – Vila Buarque, e de forma remota com transmissão pelo Google Meet.

Com palestra, debate e oficina terapêutica, a programação pretende refletir sobre as consequências do cuidado em saúde na qualidade de vida dos profissionais e, assim, enfrentar da melhor forma possível emoções presentes nestes espaços, como ansiedade, medo e preocupações.

Para melhor atender ao paciente, cuidador também precisa de cuidados

De acordo com a diretora do Curso de Enfermagem da Faculdade, a professora Dra. Lívia Keismanas de Ávila, o tema foi escolhido devido às diferentes situações de exposição  do enfermeiro durante sua prática profissional na pandemia da Covid-19. “É preciso cuidar de quem é cuidador para que este profissional possa exercer sua atividade com qualidade, segurança e conforto, refletindo assim na segurança do paciente”, disse. Segundo a diretora, este tema vai ao encontro com o tema central que a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) escolheu para a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem, que acontece em maio.

Além disso, o evento espera auxiliar na solução destes problemas: “O olhar voltado à saúde do profissional de enfermagem se faz necessário para que possamos desenvolver estratégias pessoais de enfrentamento às adversidades muitas vezes presentes nos diferentes espaços de atuação, de modo a valorizar esses profissionais em suas necessidades pessoais”, reforça. Além disso, a doutora também enfatiza que apesar dos desafios no exercício da profissão, os enfermeiros estão comprometidos com a saúde da população brasileira.

A Semana da Enfermagem de 2022 da FCMSCSP contará com a presença da Enfermeira Mestre Cristiane Maria Talala Zogheib, professora do Curso de Graduação em Enfermagem e Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências em Saúde (FECS); da Dra. Luciana Gonzaga dos Santos Cardoso e da Dra. Talita Pavarini Borges, professoras do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade.

Para se inscrever e garantir o certificado no caso de comparecimento, basta acessar este link, o prazo é até 12h do dia 18 de maio.

Programação

16h – Abertura com a professora Dra. Lívia Keismanas de Ávila (presencial e remoto)

16h10 – Palestra: Repercussões do cuidar em saúde na qualidade de vida do profissional: reflexões desde a formação com a professora Ms. Cristiane Maria Talala Zogheib (presencial e remoto)

16h50 – Debate com a moderação da professora Dra. Luciana Gonzaga dos Santos Cardoso (presencial e remoto)

17h – Oficina: Gestão do Cuidado: No controle do estresse, ansiedade e foco com a professora Dra. Talita Pavarini Borges (presencial)

17h50 – Encerramento com a professora Dra. Lívia Keismanas de Ávila (presencial)

Serviços

O quê: Semana da Enfermagem: Qualidade de vida na enfermagem
Onde: Sala 01 – Anfiteatro Prof. Dr. Emílio Athié (Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na Rua Dr. Cesário Mota Júnior, nº 112)
Quando: 18 de maio de 2022
Horário: 16h às 18h
Como participar: basta se inscrever neste link até 12h do dia 18/05/22
Contato para mais informações: diretoria.enfermagem@fcmsantacasasp.edu.br

Nathalia Vergara

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

6 meses ago