A pandemia de covid-19 obrigou as empresas a se adaptarem a uma nova realidade, tendo o trabalho em home office como uma das principais mudanças observadas. Embora muitas empresas tenham se mostrado entusiastas do trabalho online nos meses iniciais do isolamento imposto pelo covid-19, algumas delas já planejam o retorno de parte das atividades para o modelo presencial.
O impacto que o trabalho em home office teve na saúde mental dos trabalhadores foi o tema de uma pesquisa publicada em março de 2021 no Journal of Occupational and Environmental Medicine. Foram observados um declínio na saúde física e mental dos indivíduos que responderam ao questionário online e fizeram a transição para o modelo online. Os resultados mostraram que houve uma relação entre a piora da saúde física e da saúde mental, e os principais fatores estressores encontrados foram mudanças de hábitos alimentares, dos relacionamentos sociais, problemas de comunicação com os colegas de trabalho e aumento de distrações durante o horário de trabalho. Pessoas com crianças pequenas em casa, por exemplo, relataram piora dos sintomas se comparadas com os lares que continham apenas adultos e adolescentes.
Os autores do trabalho comentam: “Existem inúmeros fatores que podem impactar positivamente na saúde dos trabalhadores que estão em home office (…) como ter um espaço dedicado para o trabalho, ter um local ergonômico, conhecimento da plataforma de trabalho…”. Infelizmente, a realidade brasileira mostra que muitos trabalhadores não têm possibilidade de seguir as recomendações citadas, o que pode levar a um aumento dos sintomas ansiosos e depressivos, como a síndrome de burnout.
É fundamental que os profissionais de saúde, líderes de equipe e gestores tenham um olhar para a saúde mental dos trabalhadores. O reconhecimento dos sinais iniciais e as estratégias de manejo são abordadas nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FCMSCSP.
Terapia Cognitivo Comportamental com ênfase em saúde e saúde mental
Referências Bibliográficas
Xiao Y, Becerik-Gerber B, Lucas G, Roll SC. Impacts of Working From Home During COVID-19 Pandemic on Physical and Mental Well-Being of Office Workstation Users. J Occup Environ Med. 2021;63(3):181-190. doi:10.1097/JOM.0000000000002097
Artigo de autoria de:
Dr. Victor Otani
Professor Instrutor
Departamento. de Saúde Mental – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP
_______________________________________________________________________________________________
O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…
A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …
O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…
O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…
Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…
Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…