17/9/2020

Professora da FCM/Santa Casa publica artigo no Journal of Perianesthesia Nursing Texto discute a atuação do enfermeiro em anestesia e seu papel durante o procedimento anestésico junto à equipe de centro cirúrgico

Com uma ampla discussão sobre a atuação do enfermeiro em anestesia e seu papel durante o procedimento anestésico junto à equipe de centro cirúrgico, a Profa. Dra. Cassiane de Santana Lemos, docente do curso de enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, publica artigo intitulado: Evaluation of Nursing Actions in Anesthesia Guided by the Patient Safety Checklist: Nursing in Anesthetic Procedure (PSC/NAP): A Cross-Sectional Study no Journal of Perianesthesia Nursing.

 O artigo é produto de sua tese de doutorado, “Implementação de protocolo assistencial de enfermagem em anestesia e seu efeito no clima de segurança e trabalho em equipe”, que avaliou o impacto da aplicação de um instrumento de enfermagem durante a anestesia, no clima de segurança e trabalho em equipe com enfermeiros e anestesiologistas.

A profª Cassiane destaca: “O estudo evidenciou a importância de consolidar a atuação do enfermeiro durante o procedimento anestésico, o que pode estar condicionado à necessidade de melhor dimensionamento da equipe para garantir o cuidado adequado durante a anestesia e todo o período perioperatório, além da importância do fortalecimento de protocolos e diretrizes assistenciais”.

Confira o artigo em: https://www.jopan.org/article/S1089-9472(20)30110-6/fulltext