Categories: Sem categoria

Enfermagem da FCM/Santa Casa promove ações de saúde e cidadania para a pessoa idosa

Fotos disponíveis para download no Flickr da FCM/Santa Casa de SP

Os cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo desenvolvem, periodicamente, atividades de extensão voltadas ao cuidado do público idoso. Sob a coordenação da Profa. Ms. Rosemeire dos Santos Vieira, os estudantes atuam na promoção da saúde e, também, da cidadania das pessoas idosas.

“Para alcançar bons resultados em relação à saúde, é preciso considerar a integralidade do cuidado, envolvendo profissionais de diferentes áreas e toda a rede pública de serviços”, destaca a docente.  “É preciso pensar nas questões sociais, culturais, educacionais, possibilitando a participação ativa do idoso em sua comunidade, com produtividade e autonomia em suas decisões”, completa.

Em sintonia com a formação humanista preconizada pela FCM/Santa Casa de SP, os alunos da Enfermagem realizam não somente intervenções práticas, mas também organizam encontros multiprofissionais que visam ao aprendizado e discussão de temas relevantes para o envelhecimento digno. Nesta terça-feira, 15, as duas ações educativas foram combinadas no evento Promoção da Saúde da Pessoa Idosa – Desafios da Atualidade.

Pela manhã, foram debatidos, na Faculdade, os temas: a família e o abandono da pessoa idosa; seguridade social e políticas públicas para o idoso; assistência social e saúde do idoso. Para as palestras e rodas de conversa, foram convidados o psicólogo Angelo Santos Almeida, que trabalha com pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social; o médico Nivaldo Carneiro Jr., professor da FCM/Santa Casa e da Faculdade de Medicina do ABC; e as assistentes sociais Luci Mary dos Santos e Maria Francisca Pereira Dantas, ambas membros do Coletivo Envelhecer.

No período da tarde, os alunos do Curso de Especialização em Enfermagem em Gerontologia e Geriatria, com apoio da Liga de Enfermagem em Envelhecimento Ativo e Saúde do Idoso (LEEASI), atenderam à comunidade do Centro de Acolhida Especial para Idosos (CAEI) São João, na região central da capital paulista. Esta foi a terceira visita do ano ao local, com atividades de educação, avaliação e encaminhamento de idosos às Unidades Básicas de Saúde do município. Saiba mais.

Em continuidade ao trabalho desenvolvido, os estudantes e professores da Enfermagem da FCM/ Santa Casa participarão, nesta quinta, sexta e sábado (17, 18 e 19), da 18ª Feira da Cidadania da Pessoa Idosa da Capital, na Praça do Patriarca, centro de São Paulo.

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

6 meses ago