Categories: Sem categoria

Santa Casa integra campanha mundial pelo incentivo à amamentação

Anualmente, a amamentação inadequada no Brasil resulta em 3 mil mortes infantis evitáveis e em 5 milhões de casos de diarreia e pneumonia, segundo estimativa da Alive & Thrive (A&T), iniciativa que busca a melhora da nutrição materno-infantil.  No mesmo período, são gastos mais de 42 milhões de dólares em tratamentos de mães e bebês pelo sistema de saúde, além de mais de 1 bilhão de dólares em custos domésticos com fórmulas infantis em substituição ao leite materno.

Para mudar esta realidade em nosso país, e outras semelhantes em todo o planeta, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo e em livre demanda, desde a sala de parto até o sexto mês de vida, complementado até dois anos ou mais com alimentação saudável. No entanto, apenas 38% das crianças do mundo são alimentadas conforme esta orientação.

Neste cenário, o Hospital e a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) realizaram um evento científico sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento infantil, nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, dando início à XI Semana da Amamentação da Santa Casa de São Paulo. O mês de agosto é considerado Agosto Dourado, cor escolhida pelo padrão ouro de qualidade do leite materno.

Campanha mundial

As ações da Santa Casa integram a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), uma iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), realizada desde 1992 entre os dias 1 e 7 de agosto.  A SMAM acontece em mais de 170 países e aborda temas fundamentais para o sucesso do aleitamento materno. Em 2019, o slogan da campanha é “Empower Parents, Enable Breastfeeding”, traduzida como “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação – hoje e para o futuro!”.

O enfoque está em envolver também os pais no processo de amamentação, bem como toda a família, como rede de apoio à mulher neste período de mudanças e dúvidas. Além disso, os profissionais da área têm discutido as modificações nos conceitos de família e suas implicações sociais e legais em relação ao ato de amamentar.

O evento na Santa Casa

Autoridades do Hospital e da Faculdade abriram o evento manifestando-se sobre a relevância das ações desenvolvidas em prol da amamentação.  “Esta atividade de extensão é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou Prof. Dr. Carlos Alberto Malheiros, diretor do Curso de Medicina da FCM/Santa Casa, no início do evento.  “Hoje, somamos conhecimento e participação para incentivar a amamentação, que é algo tão simples, mas ao mesmo tempo tão complexo e cheio de amor”, ressaltou Cid Fernando Pinheiro, coordenador médico do Departamento de Pediatria da ISCMSP.

Prof. Dr. Rogério Pecchini, diretor técnico do Hospital Central da ISCMSP, sugeriu o planejamento para obtenção do selo Hospital Amigo da Criança. “Temos o necessário para o credenciamento: banco de leite profissionalizado, grupo de neonatologia, especialistas no atendimento e no cuidado”. Já a Profa. Dra. Clery B. Gallacci, docente da FCM/ Santa Casa, lembrou a necessidade de “integração entre obstetrícia e pediatria, a qual prioriza os primeiros mil dias de vida do ser humano, a partir da concepção”.

Também participaram da mesa de abertura: Dr. Carlos Augusto Meinberg, superintendente da Santa Casa de São Paulo; Profa. Dra. Monica Vazquez, representando o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia; a nutricionista Miriam Tavares, representando o Banco de Leite Humano da Santa Casa e Lilian Ransato, Diretora de Enfermagem Corporativa da ISCMSP.

Durante o evento científico, professores da FCM/Santa Casa de SP, obstetras, pediatras, nutricionistas e enfermeiras transmitiram a estudantes e profissionais sua experiência no atendimento às mães e famílias em unidades neonatais e expuseram as pesquisas mais recentes sobre o valor da amamentação para a saúde e os custos da não amamentação em todo o mundo.

Foram tratadas questões atuais e que geram dúvidas entre profissionais da saúde e as famílias, como os direitos da mãe que amamenta, a amamentação no contexto das novas famílias, a preparação para a amamentação, as dificuldades durante a amamentação e a alimentação da lactante. Também foi demonstrada a influência do aleitamento materno na formação de uma microbiota intestinal saudável no bebê e maneiras de incentivar o aleitamento.  Confira aqui a programação do evento e seus palestrantes.

Para saber mais:

Vídeo da Campanha do Ministério da Saúde:

Lançamento da SMAM pelo Ministério da Saúde

Campanha da Sociedade Brasileira de Pediatria

Campanha da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017: institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno

Aliança Mundial por Ações em Amamentação – Folder em Português

Ministério da Saúde: Caderno de Atenção Básica nº 23 – Aleitamento Materno e Alimentação Complementar

Jornal O Globo: Amamentação interrompida leva a desperdício de US$1 bilhão por dia

The cost of not breastfeeding: global results from a new tool

Tendência de indicadores do aleitamento materno no Brasil em três décadas

Ferramenta para estimar perdas econômicas devido a não amamentação de acordo com as recomendações da OMS

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

6 meses ago