Generic selectors
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Post Type Selectors

vem pra santa

Certificações

Medicina Molecular – Endocrinologia Pediátrica

Extensão na modalidade presencial

O curso de Extensão em  Medicina Molecular – Aplicabilidade Prática das Técnicas Moleculares em Endocrinologia Pediátrica tem como objetivo discutir as inovações técnicas para diagnóstico de doenças endocrinológicas, com o propósito de atualizar o conhecimento sobre os exames moleculares, atualmente disponíveis para o diagnóstico de pacientes com doenças endocrinopediátricas com mecanismo molecular reconhecido. Não há nehum curso direcionado a esta área com tais características como este.

A  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma Instituição com nota máxima no MEC.


Medicina Molecular: Aplicabilidade Prática das Técnicas Moleculares em Endocrinologia Pediátrica

Acesse a programação do curso

  • Presencial
  • 28/10/2023
  • 4 horas e 30 minutos

Saiba mais

perfil do alunoPerfil do aluno

Médicos residentes, ex-Residentes, Endocrinopediatras e Endocrinologistas que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos e habilidades na área da Medicina Molecular

carga horáriaHorário

Sábado das 08h às 12h30

Carga horária

4 horas e 30 minutos

duraçãoDuração

28/10/2023

  • Ministradas por Mestres e Doutores com sólida experiência, altamente qualificados e experientes.
  • Hospital escola referência na Cidade de São Paulo, que atende pacientes de diversas especialidades e de diferentes níveis de complexidade.
  • Contextualizado a partir das Disciplinas ministradas no módulo teórico.
  • Grupos de estágio reduzidos a 8 alunos por turma, garantindo uma orientação personalizada. Preparamos os alunos para se destacarem na área da fisioterapia cardiorrespiratória, unindo teoria e prática de forma atualizada e contextualizada.
  • Prática da fisioterapia cardiorrespiratória nas Unidades Hospitalares de Internaçã
  • o Clínica e Cirúrgica da Santa Casa de SP, atendendo pacientes de diversas especialidades e complexidades, e proporcionando aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Ao concluir o curso, o fisioterapeuta estará capacitado para:

 

  • Explorar a fisiologia e fisiopatologia do sistema cardiopulmonar, assim como a fisiologia do exercício.
  • Interpretar exames complementares relacionados à cardiologia e pneumologia.
  • Aplicar técnicas utilizadas na assistência fisioterapêutica cardiopulmonar em diferentes unidades, como a Unidade de Terapia Intensiva, Unidade Coronariana, Unidade Semi-intensiva, Unidade de Reabilitação Ambulatorial e fisioterapia respiratória.
  • Realizar avaliações detalhadas em pacientes com fatores de risco cardiovascular e pulmonar, disfunções autonômicas, insuficiência coronariana, insuficiência cardíaca aguda e crônica, doenças pulmonares restritivas e obstrutivas, transplante cardíaco e pulmonar, entre outros.
  • Interpretar e aplicar protocolos fisioterapêuticos institucionais embasados em evidências científicas, a fim de planejar de forma crítica o tratamento dos pacientes em diferentes fases de evolução clínica, visando reduzir morbimortalidade, tempo de internação e melhorar a qualidade de vida.

Sobre o Curso

Perfil do Aluno: Médicos residentes, ex-Residentes, Endocrinopediatras e Endocrinologistas que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos e habilidades na área da Medicina Molecular

Data e Horário: 28/10/2023, sábado das 08h às 12h30

Local: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

A aula será ministrada no Anfiteatro Christiano Altenfelder e no Laboratório Multidisciplinar do Departamento de Fisiologia

Objetivos

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:

  • Compreender os mecanismos moleculares básicos em diversas doenças endocrinológicas, a fim de criar estratégias diagnósticas adequadas e intervenções na doença.
  • Obter melhor compreensão dos mecanismos moleculares básicos em diversas doenças, principalmente o câncer.
  • Captar a maneira como os genes, proteínas e outras moléculas celulares funcionam para tratamento de doenças.
  • Realizar tratamentos moleculares, como por exemplo a terapia gênica.

Mercado de Trabalho

  • Curso direcionado à aplicabilidade prática.
  • Apresentação de tipos de exames hoje disponíveis, como solicitar e interpretar os resultados.
  • Não há nenhum curso direcionado a esta área com tais características.
  • Curso oferece atualização para alunos formados há mais de 5 anos, que não tiveram acesso a este conteúdo na faculdade e/ou residência.

Excelência no Ensino

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos mais centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.

Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

A qualidade de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referência na área da saúde. Os profissionais aqui formados tem um diferencial no mercado de trabalho.

 

Mais informações

Turma Outubro 2023

Início da aula: 28/10/2023

Telefone

(11) 3367-7743

(11) 3367-7894

pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Medicina Molecular – Endocrinologia Pediátrica

Extensão - Presencial

Tempo para conclusão do curso

4 horas e 30 minutos

Inscrições até:

26/10/2023

Data do Curso

28/10/2023

Horário da aula

Sábado, 08h às 12h30

Vagas

250

Investimento

1 parcela de  R$ 450,00

Coordenação

Prof. Dr. Carlos Longui

Coordenação

Acessar o Lattes

Local

A aula será ministrada no Anfiteatro Christiano Altenfelder e no Laboratório Multidisciplinar do Departamento de Fisiologia