O programa busca desenvolver a capacidade do aluno para formular e conduzir pesquisas no campo da Saúde Coletiva visando contribuir para a produção de conhecimentos academicamente sólidos e socialmente relevantes na área, que possam ser aplicados à Política Nacional de Saúde, resultando em melhoria das condições de saúde da população.
As inscrições, o processo seletivo e as matrículas ocorrerão em sistema de fluxo contínuo no período de 06/02/2025 a 03/11/2025. Acesse essa página para mais informações e inscreva-se neste link.
As inscrições, o processo seletivo e as matrículas ocorrerão em sistema de fluxo contínuo no período de 06/02/2025 a 03/03/2025. Acesse essa página para mais informações e inscreva-se neste link.
O programa de Saúde Coletiva, nível Mestrado Acadêmico/ Doutorado, conta com uma Área de Concentração e quatro Linhas de Pesquisa.
Clique nas linhas de pesquisa (abaixo) para mais detalhes.
Descrição: Pesquisas que analisam distribuição de doenças e agravos à saúde, fatores de risco e exposição, com ênfase nas desigualdades sociais e nos determinantes sociais de saúde; programas de controle específicos e vacinação (programa, coberturas vacinais, percepção sobre vacinas, hesitação vacinal).
Docentes envolvidos: Ana Paula França/ Cássio Silveira/ José Cássio de Moraes/ Karina Barros Calife Batista/ Marco Aurélio Palazzi Sáfadi/ Maria Alvim Leite/ Maria Amélia de Sousa Mascena Veras/ Patricia Martins Montanari/ Paulo Artur Malvasi/ Renata Guedes Mourão Macedo/ Rita de Cássia Barradas Barata.
Descrição: Projetos que analisam diferentes aspectos de formação, distribuição, mercado de trabalho, processo de trabalho, perfis e expectativas profissionais, motivos para escolha profissional, satisfação com o trabalho, rotatividade e outros relacionados aos profissionais de saúde.
Docentes envolvidos: Cássio Silveira/ Danielle Bivanco de Lima/ Karina Barros Calife Batista/ Nivaldo Carneiro Junior/ Patricia Martins Montanari/ Paulo Artur Malvasi.
Descrição: Estudos analíticos e de avaliação das políticas públicas, programas e serviços no âmbito do SUS; análise do desempenho na gestão de prestadores públicos e privados de serviços de saúde; identificação e desenvolvimento de indicadores e instrumentos de melhoria da qualidade dos serviços; segurança do paciente e gestão da clínica; regionalização do sistema de saúde enfatizando as relações entre as esferas de governo, entre gestores e prestadores e entre o SUS e o sistema suplementar; modalidades de organização de serviços.
Docentes envolvidos: Danielle Bivanco de Lima/ Karina Barros Calife Batista/ Nivaldo Carneiro Junior/ Oziris Simões.
Descrição: Nesta linha estão ancorados projetos que sob diferentes enfoques teórico conceituais tratam dos problemas de saúde e dos processos sociais que os determinam, no contexto das metrópoles. Processos como migração, pessoas em situação de rua, transformações do mundo do trabalho, ambiente urbano, comportamentos sexuais e reprodutivos, estigma e discriminação, pobreza, exclusão social, saúde mental e outros, são analisados tendo como referente suas repercussões sobre a saúde de diferentes grupos sociais que habitam a metrópole e as respostas sociais a esses problemas, no âmbito da política de saúde, sob a ótica dos direitos humanos.
Docentes envolvidos: Cássio Silveira/ Karina Barros Calife Batista/ Maria Amélia de Sousa Mascena Veras/ Nivaldo Carneiro Junior/ Patricia Martins Montanari/ Paulo Artur Malvasi/ Renata Guedes Mourão Macedo/ Rita de Cássia Barradas Barata.
Perfil do aluno: Diplomados em cursos de graduação em nível superior.
Modalidade: Presencial
Periodicidade: As disciplinas e as atividades do curso ocorrem às quintas-feiras à tarde; às sextas-feiras (manhã e tarde) e, eventualmente, aos sábados.
Duração: Mestrado: 24 meses, Doutorado: 48 meses.
Créditos para Titulação: Mestrado: 25 créditos / Doutorado: 12 créditos / Doutorado Direto: 30 créditos.
Processo Seletivo:
(11) 3367-7858 / 7869 / 7870 / 7750
pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br