Categories: Sem categoria

Estudantes, fonoaudiólogos e artistas reúnem-se para discutir a voz na profissão

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo realizou nesta segunda-feira, 15, uma roda de conversa entre alunos, professoras e profissionais de fonoaudiologia, canto e artes cênicas. A reunião discutiu os cuidados e desafios para manter a saúde da voz pela perspectiva de sete pessoas que unem o estudo ou exercício da fonoaudiologia ao canto ou interpretação.

Organizada pelo Curso de Graduação em Fonoaudiologia, a ação representou o início das atividades da Faculdade na Semana Nacional da Voz. Até quinta-feira, dia 18, estudantes, professores, pacientes e funcionários receberão orientações sobre saúde vocal.  A programação, criada em conjunto com o Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), marca o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril.

O encontro foi coordenado pelas professoras Marina Padovani e Marta Andrada e Silva, que conduziram o debate com perguntas sobre vida profissional, cuidados cotidianos com a voz e os motivos que levaram à escolha da fonoaudiologia como atividade concomitante à carreira artística. Ao responder, os convidados trocaram experiências entre si e com os demais estudantes. Também participaram da roda de conversa as professoras Miriam Carvalho de Moraes Lavado e Marcia dos Santos Souza.

Saúde física e da voz 

A sobrecarga de trabalho foi citada como um dos fatores que podem atrapalhar o desempenho vocal e provocar a queda da imunidade.  Como solução, os profissionais apontaram a busca pela qualidade de vida e cuidados físicos. Natália Quadros, formada em artes cênicas e aluna do Curso de Fonoaudiologia da FCM/Santa Casa, concilia os estudos com as carreiras de atriz e professora de teatro para crianças. “Para ter boa resistência, pratico natação, que me auxilia no treino respiratório. Além disso, procuro me alimentar e hidratar bem”, contou, ressaltando que abandonou o cigarro.

Ellen Fonseca Gonçalves, cantora, educadora musical e estudante de Fonoaudiologia, precisou diminuir o ritmo para manter a saúde. “Ao trabalharmos bem, a demanda aumenta. E há um esforço maior quando ensinamos o aluno iniciante, pois temos de demonstrar não somente a técnica correta, mas também os procedimentos errados para que ele possa compreender”, ressaltou. Fernando de Araújo Nunes, aluno da Fonoaudiologia e professor de canto, destacou a importância de dormir bem.  “Para evitar faltas no trabalho, devemos nos cuidar para não ficarmos doentes, roucos, sem voz”.

Fonoaudiologia, canto e artes cênicas 

Os convidados concordaram que a atuação em música e artes cênicas influenciou sua escolha pela fonoaudiologia, tanto para aprimoramento profissional quanto para segurança financeira.  “Nas aulas de canto, sempre mantive parcerias com fonoaudiólogos, o que me colocou em contato com este trabalho. Em Londres, conheci uma fonoaudióloga que desenvolveu uma metodologia de canto com olhar científico. Esse foi um dos fatores que me levou a fazer o curso”, explicou Sara Sarres, atriz e preparadora vocal, especialista em teatro musical. “A fonoaudiologia será uma opção se, com o tempo, o palco não for mais uma fonte de rendimento”, completou.

A pianista, regente e preparadora vocal Lívia Cubayachi está fazendo pós-graduação em Fonoaudiologia na FCM/Santa Casa de São Paulo. “Eu gostava das aulas de canto com abordagem fonoaudiológica e decidi abraçar a oportunidade de desenvolver mais uma competência. Viver somente como artista é muito restrito financeiramente.”

A professora de canto Anne Daldovino admite que seu trabalho influenciou completamente a escolha pela  fonoaudiologia. “Decidi estudar porque considero um desafio os alunos que aparecem roucos na aula”, disse, lembrando que também pensou na questão financeira. A atriz Luiza Vitória Spreafico ressaltou que, além da possibilidade de melhor remuneração, a fonoaudiologia valoriza o trabalho de ensino de técnicas vocais.

A experiência da roda de conversa foi considerada muito enriquecedora pelos participantes, que sugeriram um novo encontro.

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

6 meses ago