Categories: Sem categoria

XIV Colóquio de psicopatologia e saúde pública do curso de psicopatologia e saúde pública.

XIV Colóquio de Psicopatologia e Saúde Pública do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública: ‘O mal estar no mundo do trabalho em saúde’

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) promove o XIV Colóquio de Psicopatologia e Saúde Pública do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública com o tema “O mal estar no mundo do trabalho em saúde”. O evento é gratuito e ocorre dias 24 e 25 de agosto. Está aberto a todos os interessados, sejam alunos da graduação e pós-graduação, profissionais da saúde ou de outras áreas interessados no tema.

Informações: (11) 5052-7967 ou psicopatologia@uol.com.br.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/xiv-coloquio-de-psicopatologia-e-saude-publica-do-curso-de-psicopatologia-e-saude-publica__324128

Sobre o evento

Cada vez mais, a saúde do Trabalhador da Saúde, em especial dos trabalhadores do SUS, é tema de fundamental importância tendo em vista o elevado grau de sofrimento, afastamentos, adoecimentos e desprazeres referidos desde há muito pelos profissionais deste campo. Continuar refletindo e debatendo –  com a participação de pesquisadores da área, clínicos e profissionais da saúde pública -, além de pensar caminhos alternativos para interferir na insistente equação dor-desprazer-trabalho é o objetivo deste colóquio.

Desafio relevante, levando-se em consideração contextos contemporâneos ainda mais amplos de radicalização do neoliberalismo – com predominância de uma economia financeirizada -, que impõe uma verdadeira mutação no trabalho e nas formas de vida do trabalhador, cujos expoentes mais palpáveis têm sido a intensificação dos processos de produção aliada à escassez do trabalho e à escandalosa precarização do mesmo, as novas exigências de empreendedorismo de si e de comparecimento no mercado enquanto sujeitos moldáveis, aptos a adaptarem-se a uma infinidade de demandas. E, para ampliar o panorama, no campo da saúde, lidamos com a terceirização das atividades de cuidado, as exigências de produtividade advindas de lógicas empresariais não compatíveis com esse tipo de trabalho, o desmonte de inúmeros equipamentos, o congelamento de gastos por 20 anos (EC 95), dentre outras situações ameaçadoras.

Assim, é sempre tempo de composição para o trabalho de investigação e reflexão sobre as complexas dimensões macro e micropolíticas dessa temática, considerando a impossibilidade de separar processos de trabalho, produção de subjetividade, adoecimento e sofrimento psíquico, especialmente no serviço público. Cuidar de quem cuida implica em que tipo de interferência no trabalho e na gestão em saúde? Que dispositivos acionar para ampliar o cuidado de si e do outro? Como inventar novos possíveis nessa realidade tão dura?

O convite está aberto e esperamos vocês, pesquisadores, profissionais da saúde, estudantes e demais interessados, para juntos ampliarmos os horizontes de reflexão!

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

6 meses ago