Categories: Sem categoria

Abordagem multifacetada é essencial para prevenção do uso de drogas ilícitas por estudantes adolescentes

Diante da diversidade de características encontradas no uso de drogas ilícitas por estudantes adolescentes, ações isoladas de prevenção do consumo de drogas e promoção à saúde dificilmente terão o impacto desejado, pois é necessário que haja uma abordagem multifacetada que envolva o ambiente escolar, familiar e social dos adolescentes.

Nesse sentido, a escola surge como campo de ação ideal para a implementação de práticas preventivas desde que com maior comprometimento e participação financeira dos setores público e privado, principalmente em relação ao uso de álcool e tabaco, que se apresentam como os principais fatores de risco para experimentação e uso de drogas ilícitas.

Esse é a principal conclusão de estudo aprovado para publicação na revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

O objetivo da pesquisa foi conhecer as características dos estudantes que fazem uso de drogas lícitas e ilícitas, identificando os fatores biopsicossociais relacionados ao uso de drogas entre os estudantes e verificar as possíveis estratégias frente ao uso de drogas em estudantes.

O estudo é uma revisão de 15 artigos encontrados em base de dados pré-determinadas utilizando-se dos descritores “estudantes” e “drogas ilícitas” cruzados. A partir dos dados tabulados foram feitas análise descritiva e qualitativa dos fatores levantados e análise qualitativa dos resultados dos artigos. Observou-se maiores prevalências de associações dos estudantes e drogas ilícitas com tabagismo (27%), etilismo (20%), relacionamento parental conflituoso (13%), escolas públicas (13%) e não participante de religião (13%).

Verificou-se, ainda, a associação com distúrbios psiquiátricos, ambientes urbanos, maior escolaridade materna, ausência ou limitada supervisão parental dos filhos e experiências com episódios de agressão e vida sexual ativa.

Intitulado “Uso de drogas ilícitas por estudantes adolescentes: uma revisão narrativa”, o artigo, de autoria de Camila Teixeira Campos, Danilo Ramos, Rubens José Loureiro e Yago Abreu de Oliveira, pode ser acessado em http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/549/765

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

7 meses ago