Conheça detalhes sobre o curso de Pesquisa em Cirurgia

A pesquisa em cirurgia é a área de estudo que visa prevenir ou mitigar os sintomas pós-operatório, como sangramentos, inflamações, dores, cicatrizes e o período de recuperação do paciente. Por meio dela, é possível desenvolver, avaliar e aplicar novos materiais e técnicas cirúrgicas menos invasivas.

Convém mencionar que essa área de estudos não se limita apenas aos aspectos estritamente biológicos, mas também psicossociais, como por exemplo na elaboração de ações de apoio emocional para pacientes diagnosticados com câncer em estágio avançado ou estratégias de reinserção social de pacientes oncológicos.

Se a sua área de formação converge com o que foi dito e você deseja atuar com pesquisa na área da saúde e do bem-estar biopsicossocial, acompanhe o artigo e conheça mais detalhes sobre o Mestrado em Pesquisa em Cirurgia!

Disciplinas do curso

Como se trata de um curso que visa formar pesquisadores e docentes, a grade curricular conta com as seguintes disciplinas:

• Metodologia de ensino e pesquisa em cirurgia;
  • Pedagogia médica e didática especial em cirurgia;
  • Bioestatística aplicada à pesquisa em cirurgia;
  • Seminários em pesquisa cirúrgica;
  • Escrita científica;
  • Bioética.

Além disso, é comum o mestrando encontrar disciplinas que abordem os seguintes temas:

• Novas técnicas cirúrgicas;
  • Teoria e prática da medicina clínica;
  • Uso de biomateriais;
  • Cirurgias minimamente invasivas;
  • Cirurgia paliativa;
  • Cuidados necessários para evitar ou minimizar possíveis riscos ao paciente cirúrgico;
  • Aspectos biopsicossociais e seus sintomas pré e pós-operatório;
  • Tipos de comprometimentos anestésicos e invasivos;
  • Reparação tecidual;
  • Imuno-histoquímica;
  • Medicina Molecular;
  • Estudos pré-clínicos in vivo, ex vivo e in vitro;
  • Alterações inflamatórias e metabólicas relacionadas ao procedimento cirúrgico, etc.

Vale destacar que tais disciplinas podem ser oferecidas no formato de aulas expositivas, demonstrativas e práticas e, assim como outros cursos de pós-graduação, o mestrado em Pesquisa em Cirurgia conta com disciplinas obrigatórias e optativas, assegurando que você possua o conhecimento de base, mas também possa direcionar seus estudos para as áreas de maior interesse.

Projeto de pesquisa

Cabe dizer que, além das disciplinas obrigatórias e optativas, o aluno deverá desenvolver concomitantemente o projeto de pesquisa que submeteu durante o processo seletivo para ingressar no mestrado. Caso o mestrando queira e seja possível, poderá ser mudado o tema de pesquisa ao longo do curso.

O tema do projeto deve se encaixar em alguma das linhas de pesquisa disponíveis na instituição de ensino, contar com o apoio de um professor orientador para guiar o aluno na elaboração da dissertação de mestrado e passar pela qualificação antes de ser submetido à banca examinadora.

Conheça o Mestrado em Pesquisa em Cirurgia

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece cursos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado nas mais diferentes áreas da saúde, como Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Radiologia e Sistemas Biomédicos, dentre eles, o Mestrado em Pesquisa em Cirurgia.