Conheça o tecnólogo em Sistemas Biomédicos

O tecnólogo em Sistemas Biomédicos possui a competência entre o setor de Engenharia parque tecnológico da saúde e a Medicina. O foco do curso é a análise, o estudo, a especificação, consultoria e assistência, além da utilização de um sistema informatizado para gestão de manutenção, controle de qualidade, montagem e outros procedimentos em tecnologia para fabricação de equipamentos médicos. A graduação oferece  conhecimento multidisciplinar em saúde humana, tecnologia de equipamentos médicos, informática médica e instalações hospitalares e gerenciamento de equipes e administração do conjunto de aparelhos usados em hospitais e clínicas. O curso abarca a modalidade industrial que é a engenharia tradicional, com duas bases: projetos e manutenção, que têm como foco o atendimento do mercado de trabalho com profissionais qualificados para ação em diversos locais que integram a cadeia de produção de equipamentos médicos, laboratoriais e odontos.

A velocidade da tecnologia na área clínica exige que os profissionais estejam aptos a se adaptarem a novos instrumentos, máquinas e demais equipamentos. O objetivo é trabalhar aspectos ligados à área tecnológica, com uma visão conjunta e crítica sobre cultura.

Detalhes sobre o curso

Os cursos em tecnologia possuem curta duração e alta procura por profissionais, abrangendo setores ligados à saúde, por conta da possibilidade de alta estabilidade financeira. No mercado, há poucos profissionais qualificados para a função, proporcionando um aumento na busca e valorização por colaboradores, essencialmente após a pandemia da Covid-19. O tecnólogo em Sistemas Biomédicos agirá em atividades importantes para a segurança de pacientes e profissionais da saúde.

As disciplinas são parecidas com as da Engenharia Biomédica, relacionadas à área das ciências biológicas, saúde e ao campo das exatas. No curso, os estudantes usam equipamentos de reposição, instalação e calibração de peças, além de conhecimentos do campo da saúde. No percurso, os alunos também adquirem conhecimentos sobre anatomia humana, administração hospitalar, gestão de segurança e áreas correlatas.

Profissionais podem trabalhar em hospitais, laboratórios, nas áreas da gestão, manutenção e montagem de aparelhos e também no campo industrial. As áreas que mais buscam o tecnólogo em Sistemas Biomédicos são do atendimento hospitalar e do comércio de equipamentos para uso médico, hospitalar ou odontológico.

Conheça a Faculdade da Santa Casa de SP

Agora que você conhece mais sobre esse curso, confira outros conteúdos como este no blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e saiba mais sobre os nossos cursos.