Tudo o que você precisa saber sobre a área de Ciências da Saúde

A área de Ciências da Saúde envolve rotinas de trabalho diversas, das mais corridas às mais calmas. Nesse segmento, estão incluídos muitos profissionais de áreas diferentes, como enfermeiros, psicólogos e médicos. O mercado para o segmento no país é muito abrangente e positivo, considerando o crescimento populacional e da expectativa de vida, o que exige a formação contínua de novos profissionais.

Para integrar o mercado de trabalho da área, é importante que o futuro profissional saiba lidar com pessoas, seja meticuloso e tenha atenção a pequenos detalhes. O contato com pacientes é frequente. Além disso, os cursos da área também exigem pessoas aptas à concentração, a temas científicos e uma comunicação apurada, que transmita segurança e conforto para as outras pessoas. O profissional de Ciências da Saúde pode optar por diversas áreas, como a de assistência, pesquisa, ensino e até empreendedorismo. Para isso, é essencial investir em uma formação sólida. Apostar em um Mestrado em Ciências da Saúde pode ser um diferencial.

Características dos estudantes da área de Ciências da Saúde

Separamos algumas características dos estudantes de Ciências da Saúde, para que você conheça com mais profundidade alguns traços interessantes em nutrir na área. Para atuar na área, o profissional precisa ter:

• Ceticismo;
  • Curiosidade;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Interesse por conhecimento;
  • Gosto pelo estudo;
  • Ser equilibrado em situações extremas.

Cursos e profissões que integram a área de Ciências da Saúde

Conheça, com mais profundidade, dois cursos que fazem parte da área de Ciências da Saúde.

Medicina

O curso de Medicina, que possui 12 semestres, exige esforço, mas propicia muitas recompensas aos profissionais da área, que podem optar por vários caminhos na carreira. Durante o trajeto, o estudante entra em contato com disciplinas que possibilitam o acesso a pacientes, além do acompanhamento com médicos e/ou professores do curso nos atendimentos. A média salarial é de R$ 5.450,00.

Dentre as disciplinas que compõem a grade curricular do curso, estão:

• Farmacologia;
  • Mecanismos de Defesa e Doença;
  • Endócrino;
  • Atenção Integral à Saúde;
  • Prática Médica;
  • Processos Celulares e Moleculares;
  • Genética;
  • Pediatria;
  • Clínica Cirúrgica;
  • Saúde do Idoso;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Medicina de Emergência;
  • Metodologia de Pesquisa;
  • Neurociências e Comportamento;
  • Saúde da Criança e da Mulher.

Enfermagem

Na área de saúde, também está incluso o curso de Enfermagem, outro segmento que possui muito reconhecimento. A média salarial é de R$ 4.215,52 para Coordenador de Enfermagem e R$ 7.662,41 para Gerente de Enfermagem.

Dentre as matérias centrais do curso, estão:

• Desenvolvimento Humano e Social;
  • Práticas de Enfermagem;
  • Processos Biológicos;
  • Aparelho Locomotor;
  • Terapêutica Medicamentosa;
  • Epidemiologia;
  • Saúde Comunitária;
  • Fundamentos de Nutrição;
  • Gestão em Enfermagem;
  • Políticas Públicas de Saúde;
  • Sistema Nervoso;
  • Sistema Cardiorrespiratório;
  • Gestão em Serviços de Saúde;
  • Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente;
  • Mecanismos de Agressão e Defesa.

O curso ainda conta com estágio obrigatório. O profissional formado pode trabalhar de forma autônoma, prestar serviços domiciliares e também ser um empreendedor, fazendo com que ele esteja presente em diversas situações de saúde, desde o atendimento primário até o terciário. Pessoas que se formam no curso podem estar presentes, além de tudo, em hospitais e também em instituições de longa permanência.

Gostou de conhecer mais detalhes sobre a área de saúde? Fique ainda mais por dentro dos cursos disponíveis na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Foto: Reprodução/Freepik/rawpixel.com