Yoga como aliada no desenvolvimento motor e bem-estar de crianças e adolescentes

Com o aumento do uso de dispositivos eletrônicos entre crianças e adolescentes e os impactos negativos no desenvolvimento cognitivo, intelectual, físico e motor, práticas físicas, como a Yoga, visam a melhora destas habilidades e a promoção do bem-estar.

A Yoga é uma prática milenar que ganhou popularidade nos últimos anos, em especial durante a pandemia da Covid-19. Entre seus benefícios estão a melhora da saúde física, incentiva a atenção plena, melhora o bem-estar emocional. Para crianças e adolescentes, a Yoga tem um papel essencial no desenvolvimento enquanto indivíduos, desde às habilidades motoras básicas, como o equilíbrio e a capacidade de seguir instruções até a promoção da regulação emocional.

Compreendendo a importância e o aumento da procura por esta prática, tornou-se necessário a ampliação de atividades específicas dentro da Yoga para cada faixa etária, mas, principalmente, profissionais que saibam gerir estas atividades.

Diante disso, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o curso de Extensão em “Yoga: Anatomia da Criança aplicada a Educação com ênfase em Yoga e Movimento”.

O curso é coordenado pelo Prof. Me. Denival Soares Galdeano, educador físico, membro da Sociedade Brasileira de Anatomia e professor de yoga registrado na Aliança Nacional do Yoga.

Ao se especializar em Anatomia da Criança aplicado à Educação, o profissional da área da saúde e educação compreenderá melhor a formação, o desenvolvimento e o crescimento da criança e do adolescente. O conhecimento adquirido ajudará a elaborar aulas e atividades mais lúdicas, adequadas ao período da vida e que protegem e aprimoram a saúde e o bem-estar do público infantil.

“O curso oferece estudo anatômico e uma integração com diversas teorias da educação e práticas de movimento e yoga. Assim, o aluno conseguirá entender, na prática, a proposta das teorias educativas e ampliar sua bagagem de atividades corporais e de movimento, as quais, podem ser aplicadas durante a atividade de ensino”, explica o coordenador.

Este programa visa apresentar a Anatomia e Fisiologia do corpo da Criança, integrar esse conhecimento as competências cognitiva, afetiva, social, cultural e praxeológica; e refletir sobre métodos de aplicação prática desse saber na Educação Infantil e na prática do Movimento, da Dança, da Capoeira, dos Jogos e do Yoga.

Este curso é destinado a profissionais da educação e de atividades físicas que desejam integrar a Yoga no processo de ensino, promovendo o desenvolvimento motor e emocional de crianças e adolescentes.

Sobre a Faculdade

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece dez cursos de Graduação, além de mais de 50 opções de pós-graduação lato sensu, stricto sensu e extensão, com foco na área da saúde. A Instituição é reconhecida pela excelência acadêmica e por sua sólida formação teórico-prática, destacando-se entre as melhores do Brasil.

A Instituição integra o seleto grupo de Instituições de Ensino Superior do país que receberam a nota máxima do Ministério da Educação (MEC), recebendo a faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O curso de Extensão “Yoga: Anatomia da Criança aplicada a Educação com ênfase em Yoga e Movimento” estão com inscrições abertas até 4 de agosto de 2025. Para mais informações, acesse a página do curso.