Depois de ficar quase três anos sem realizar encontros presenciais por conta da pandemia da Covid-19, o Coral “Canta Santa” retoma as atividades a partir desta quinta-feira (03/nov). A partir de agora, os ensaios presenciais, que deverão se estender até a primeira quinzena de dezembro, serão realizados todas às quintas-feiras, das 12h15 às 14h15, na sala 72, 7º andar da Rua Dr. Cesário Motta Jr., 61.
A atividade é aberta à participação de toda comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), colaboradores da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC) — que é a mantenedora da FCMSCSP — além de seus familiares e ex-alunos. “O coral é uma atividade complementar à formação da pessoa em relação à humanização, do trabalho em equipe”, destaca a coordenadora do “Canta Santa”, a professora Dra. Ione Guibu, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade. “No coral você não é solista, tem que ouvir os outros para criar um corpo único. Coral não é o simples somatório. Ele cria uma característica muito maior que isso capaz de formar algo novo.”
A partir de agora, o bacharel em Canto e Piano pela Faculdade Santa Marcelina Paulo Sérgio Menegon assume como maestro do “Canta Santa”. Atualmente ele é professor de Canto Lírico pela FMU|FIAMFAAM e do Núcleo de Teatro Musical da FMU|FIAMFAAM. Com extenso currículo, Menegon foi cantor de coral no Theatro Municipal de São Paulo (TMSP) durante 25 anos e solista nas produções do Theatro Municipal de São Paulo, com destaque para as Óperas Salomé de Strauss-2014, Olga do brasileiro J. Antunes-2006, Rigoletto de Verdi-1999 sob a regência de I. Karabtchevsky.
O coral caminhou sempre lado a lado da FCMSCSP, tendo sido criado logo após a fundação da Faculdade, em 1963. Nesse período, contou com a regência de vários nomes importantes da música e do canto. David Machado, então recém chegado de Bolsa de Estudos na Alemanha, foi o primeiro maestro, sendo seguido por Renata Branwieser (ainda em 1963), Paulo Herculano (de 1975 a 1976), Silvio Pacheco (em 1977), Calixto Corazza (em 1978), Humberto Cantoni (de 1978 a 1980), José Ferraz de Toledo Neto (de 1980 a 1984 e de 1989 a 2002), Renato Teixeira (de 1984 a 1989) e Caio Oliveira (de 2012-2021). O maestro Samuel Kerr, que foi o regente entre 1964 a 1975, trouxe grandes contribuições para o desenvolvimento do coral, como o projeto “Coro Cênico.” Em agosto de 2017, o Coral foi nomeado como “Canta Santa – Coral da FCMSCSP.
Mais informações podem ser obtidas com Ione Guibu pelo e-mail cantasanta@fcmsantacasasp.edu.br ou pelo telefone (11) 3367-7777.
O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…
A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …
O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…
O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…
Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…
Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…