Categories: Sem categoria

Construindo uma Plataforma Integral e Coesa para Entrega da Medicina Regenerativa

Desde o século XX, a humanidade vem testemunhando avanços científicos cada vez mais expressivos e céleres. Muitas tem sido as consequências por nós vivenciadas como resultado desse rápido processo evolutivo que tem como foco principal a busca pela longevidade com qualidade de vida associada. De fato, estamos vivendo mais, trinta anos em média em relação à década de 50, e a Ciência Biomédica tem um importante papel nessa conquista.

As doenças degenerativas se apresentam como importante desafio a ser tratado por toda a comunidade científica e clínica. Para isso, diferentes pontos devem ser abordados com a mesma essência e empenho de modo que a construção do conhecimento não permaneça etérea, aquém de uma entrega objetiva a sociedade, ainda que essa seja feita por módulos de maneira contínua e progressiva.

O trabalho que vimos desenvolvendo há quase dez anos traz a missão de estabelecer uma conexão integral e coesa entre todos os vértices que envolvem o universo da Medicina Regenerativa e promover a efetiva translação desse conhecimento junto à sociedade.

Ao longo de nossa trajetória, entendemos como premissas fundamentais para construção desse modelo considerado integral e coeso, primeiramente o pensamento e relacionamento profissional transdisciplinar baseado em evidências de forma verdadeiramente participativa e crítica; o compromisso com a construção e entrega de módulos voltados para as áreas de processamento e criopreservação celular, educação nos diversos segmentos da sociedade, pesquisa e desenvolvimento aplicados e relacionados aos vértices e instrumentos para medicina regenerativa baseados em medidas de prevenção, controle e tratamento; registro e homologação da propriedade intelectual acerca do conhecimento alcançado; integração através de parcerias visando o desenvolvimento de soluções efetivas; engajamento contributivo junto às agências regulatórias, conselhos profissionais, associações, sociedades organizadas, instituições de ensino e pesquisa e imprensa especializada de modo a permitir a construção de plataformas e diretrizes robustas e transparentes.

Entendemos que, somente através da atitude responsável, engajada e colaborativa por parte de cada um de nós, pesquisadores, clínicos e membros da sociedade em qualquer parte do mundo, conseguiremos estabelecer novos caminhos e horizontes voltados para prática médica cada vez mais eficiente, humana e acessível.

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

7 meses ago