18/1/2019

Construindo uma Plataforma Integral e Coesa para Entrega da Medicina Regenerativa Artigo de Dr. José Ricardo Muniz Ferreira

Desde o século XX, a humanidade vem testemunhando avanços científicos cada vez mais expressivos e céleres. Muitas tem sido as consequências por nós vivenciadas como resultado desse rápido processo evolutivo que tem como foco principal a busca pela longevidade com qualidade de vida associada. De fato, estamos vivendo mais, trinta anos em média em relação à década de 50, e a Ciência Biomédica tem um importante papel nessa conquista.

As doenças degenerativas se apresentam como importante desafio a ser tratado por toda a comunidade científica e clínica. Para isso, diferentes pontos devem ser abordados com a mesma essência e empenho de modo que a construção do conhecimento não permaneça etérea, aquém de uma entrega objetiva a sociedade, ainda que essa seja feita por módulos de maneira contínua e progressiva.

O trabalho que vimos desenvolvendo há quase dez anos traz a missão de estabelecer uma conexão integral e coesa entre todos os vértices que envolvem o universo da Medicina Regenerativa e promover a efetiva translação desse conhecimento junto à sociedade.

Ao longo de nossa trajetória, entendemos como premissas fundamentais para construção desse modelo considerado integral e coeso, primeiramente o pensamento e relacionamento profissional transdisciplinar baseado em evidências de forma verdadeiramente participativa e crítica; o compromisso com a construção e entrega de módulos voltados para as áreas de processamento e criopreservação celular, educação nos diversos segmentos da sociedade, pesquisa e desenvolvimento aplicados e relacionados aos vértices e instrumentos para medicina regenerativa baseados em medidas de prevenção, controle e tratamento; registro e homologação da propriedade intelectual acerca do conhecimento alcançado; integração através de parcerias visando o desenvolvimento de soluções efetivas; engajamento contributivo junto às agências regulatórias, conselhos profissionais, associações, sociedades organizadas, instituições de ensino e pesquisa e imprensa especializada de modo a permitir a construção de plataformas e diretrizes robustas e transparentes.

Entendemos que, somente através da atitude responsável, engajada e colaborativa por parte de cada um de nós, pesquisadores, clínicos e membros da sociedade em qualquer parte do mundo, conseguiremos estabelecer novos caminhos e horizontes voltados para prática médica cada vez mais eficiente, humana e acessível.

Dr. José Ricardo Muniz Ferreira é Cientista e Investidor da R-Crio. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especialista em Periodontia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), mestre em Implantologia Oral pela Universidade do Grande Rio, doutor em Ciência de Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia - IME/RJ. Membro da International Society of Stem Cell Research (ISSCR) e da International Society of Cellular Therapy (ISCT). É palestrante do Simpósio de Medicina Regenerativa, que ocorre na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.