25/10/2023

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa Campanha visa a prevenção e a diminuição da letalidade do câncer de mama

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama, popularmente conhecida como Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo a prevenção e a diminuição da taxa de letalidade, visto que a doença é o quinto câncer que mais mata no mundo e o primeiro que mais acomete as mulheres. No caso do Brasil, por exemplo, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.


Foto: Centro Esportivo da FCMSCSP fica localizado na rua Frederico Abranches, entre os números 125 e 135 — Santa Cecília (SP). A inauguração está prevista para ainda este ano.


O sintoma mais comum para a identificação deste câncer é o surgimento do caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor. Contudo, também é necessário ficar atento para alterações no bico do seio e saída espontânea de líquido de um dos mamilos; aparecimento de pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas e caso a pele da mama fique avermelhada ou parecida com casca de laranja.

Há vários tipos de câncer de mama, com diferentes graus de agressividade. Assim, o diagnóstico precoce torna-se fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento. Uma das principais ações para o correto diagnóstico é realizar, frequentemente, o autoexame de toque na mama, mas, principalmente, ir a um especialista.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), não há uma causa única para o câncer de mama, havendo diversos fatores de risco que podem desenvolver a doença. Os principais fatores envolvem o comportamento do indivíduo, além dos aspectos da vida reprodutiva, hormonal e até a genética.

Assim, o envelhecimento, o histórico familiar de câncer de mama, o consumo de álcool, o excesso de peso e falta de atividade física, além de alterações hormonais ou genéticas podem influenciar para o surgimento do tumor.

Por isso, para além do autoexame, recomenda-se que todos, em especial aqueles que estão predispostos a adquirir a doença, tenham uma vida mais saudável, a fim de prevenir que o câncer de mama possa surgir e se desenvolver em graus de risco. Dentre as recomendações estão: manter o peso corporal adequado ao perfil de cada pessoa, sempre praticando exercícios; ter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo; e realizar anualmente exames clínicos das mamas, como o ultrassom.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) reforça a importância desta campanha e incentiva a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Uma das ações realizadas no mês de outubro foi homenagear o Outubro Rosa no futuro Centro Esportivo da Faculdade, que em breve será inaugurado. Durante a noite, é possível acender luzes led na arquitetura do espaço, deixando-o mais bonito e visível aos transeuntes. Durante o mês de outubro, a cor escolhida foi rosa.