Uma Instituição de Ensino Superior é um importante espaço de produção e disseminação de conhecimentos, baseando-se nos três pilares da educação: Ensino, Pesquisa e eExtensão.
As atividades de extensão de uma faculdade tem como objetivo realizar ações, da grade curricular ou não, a fim de compartilhar o conhecimento adquirido para a comunidade externa. As atividades de extensão da FCMSCSP tem por objetivo ampliar a formação acadêmica, para além dos muros da Instituição, propiciando experiências práticas que desenvolvam a consciência social, política, cultural e ambiental dos estudantes bem como a integração do Ensino e da Pesquisa com as necessidades e interesses da Sociedade.
O Canta Santa — Coral da FCMSCSP tem como objetivo humanizar e sensibilizar para a vida os estudantes e profissionais, enfatizando a importância de atividades culturais na formação profissional, ajudando-os a alcançar um equilíbrio físico, psíquico e social.
As atividades do coral podem ser consideradas horas complementares para os alunos dos cursos de Graduação e Pós-graduação da FCMSCSP.
O Cursinho Areguá Pré-Vestibular é um cursinho popular totalmente gratuito realizado por iniciativa dos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), com o apoio pedagógico e de materiais do Sistema Anglo de Ensino.
Para mais informações, acesse a página do projeto.
A Expedição Abaré é um navio-escola que leva assistência médica e promoção em saúde a populações ribeirinhas e indígenas residentes às margens do Rio Tapajós, no estado do Pará.
O projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), além das secretarias de saúde dos municípios envolvidos.
A ação ocorre durante o Internato dos alunos de Medicina que passam pela experiência em atender as especialidades de atenção primária, psiquiatria e infectologia, entre outras, realizando atendimentos por consultório/turno, além dos serviços de triagem, exames laboratoriais, exames de ultrassom, pré-natais, dispensação de medicamentos e diversas consultas domiciliares.
Para conferir como a última expedição, clique aqui
O grupo de meditação "MeditaSanta" tem suas atividades abertas para alunos, professores, colaboradores e médicos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP).
A prática ocorre às segundas e quartas-feiras, das 12h05 às 12h55, na na Sala YogaSanta, localizada no 1º andar do prédio da Rua Jesuíno Pascoal, 155 - Vila Buarque (SP). Saiba como entrar em contato na página do projeto.
O Coletivo Mulheres da Luz atua para garantir a saúde sexual de mulheres em situação de prostituição. São mulheres entre 40 e 70 anos, em sua maioria negras, periféricas e com baixo nível de escolaridade, muitas analfabetas. São as principais provedoras de suas famílias, sustentando maridos, filhos, netos e bisnetos.
Sob orientação dos docentes do Departamento de Infectologia da FCMSCSP, os alunos do 4º ano do curso de Medicina participam do projeto com o intuito de olhar para o contexto das mulheres em situação de prostituição na região da Luz, no centro de São Paulo.
Para mais informações, acesse o site ou a matéria sobre o projeto.
O Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) é um programa de extensão universitária da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) que pretende estimular o compromisso com o atendimento integral à saúde do paciente e a responsabilidade social dos alunos dos cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Instituição. Por meio de contato com a realidade socioeconômica e cultural da região visitada, os alunos têm a oportunidade de observar as influências dos fatores regionais e da organização familiar e social no universo do paciente.
Programa do Ministério da Saúde que promove a educação pelo trabalho, destinado a alunos, docentes e trabalhadores na área de saúde. A partir de grupos de aprendizagem tutorial, o projeto visa à iniciação dos estudantes dos cursos de graduação ao trabalho e vivências nos serviços de saúde e a atualização dos profissionais, de acordo com as necessidades do SUS.
Atualmente a instituição participa do PET-Saúde com cinco grupos tutoriais e com estudantes dos cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: pet-saude@fcmsantacasasp.edu.br
O programa consiste em uma atividade extracurricular universitária, vinculada ao Departamento de Pediatria e Puericultura da FCMSCSP, influenciados pelos ideais e princípios dos “Doutores da Alegria”, organização dedicada a levar alegria a crianças hospitalizadas.
Santa Trilha é o projeto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) que visa promover saúde e qualidade de vida para as pessoas e para o planeta, por meio da prática de trekking coletivo nas trilhas do estado de SP e atitudes sustentáveis.
A Curricularização da Extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos, entre seus objetivos está a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social.
A Resolução nº 7 de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/14.
As Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação na forma de componentes curriculares. Este documento prevê a obrigatoriedade de, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.
Coordenadora de Extensão: Dra. Adriana Gurgueira
Coordenador da Cultura: Dr. Decio Cassiani Altimari
Dra. Alessandra Bongiovani Lima Rocha
Me. Felipe Favaro Capeleti
Dra. Maria Jose Sant’anna
Dra. Noemi Takiuchi
Dra. Paulo Artur Malvasi
Dra. Rosane Lowenthal
Coordenadoria Extensão: extensao@fcmsantacasasp.edu.br
Professora Adriana Gurgueira: adriana.gurgueira@fcmsantacasasp.edu.br
Professor Decio Altimari: decio.altimari@fcmsantacasasp.edu.br
Embora a doação de corpos para já ocorra no Brasil, com todos os procedimentos legais e necessários, a prática ainda é pouco expressiva quando comparada à de países como os Estados Unidos, onde quase todos os corpos usados para fins de estudos médicos em faculdades e universidades são provenientes da cultura de doação já estabelecida ao longo de décadas.
Os procedimentos para que a doação de corpo seja oficializada é feita de modo mais simples do que se imagina, segundo a Dra. Mirna Duarte Barros, Chefe do Departamento de Morfologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Aqueles que queiram manifestar sua vontade de Doar o Corpo precisam elaborar um documento, expressando o desejo de doar o seu corpo após a morte. “Com essa iniciativa, obtém-se o consentimento do doador para que seu corpo seja doado a uma instituição de ensino específica na área de saúde, indicada pela pessoa para fins de ensino e/ou pesquisa”, explica.
Para mais informações, clique aqui.