Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Expedição Abaré

A Expedição Abaré é um navio-escola que leva assistência médica e promoção em saúde a populações ribeirinhas e indígenas residentes às margens do Rio Tapajós, no estado do Pará. O projeto de extensão é idealizado em conjunto com o Departamento de Atenção Primária e o Departamento de Moléstias Infecciosas, sendo financiado pela FCMSCSP.

O navio-escola é realizado em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), além das secretarias de saúde dos municípios envolvidos.

A primeira edição do Abaré ocorreu em agosto de 2021, onde dez alunos do 6º ano do curso de Medicina, junto com cinco profissionais da Faculdade, passaram pela experiência em atender as especialidades de atenção primária, psiquiatria e infectologia, entre outras, realizando atendimentos por consultório/turno.

Além destes atendimentos, também são realizados serviços de triagem, exames laboratoriais, exames de ultrassom, pré-natais, dispensação de medicamentos e diversas consultas domiciliares.

Iniciativas de Educação em Saúde também são pensadas durante a expedição, como o Projeto Sorriso, de saúde bucal, e a ação direcionada à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em adolescentes de escolas públicas da região.

 


“Com a experiência da Expedição Abaré, passamos a ser mais críticos em relação aos determinantes sociais e seu impacto na saúde, e isso nos faz refletir sobre as responsabilidades que devemos ter com aquelas pessoas, com aqueles pacientes, que é muito mais do que simplesmente atendê-los”

Profª Dra. Rosane Lowenthal


Dados sobre a Expedição de 2023

A III Expedição Abaré, que ocorreu em agosto de 2023, levou 20 alunos do sexto ano, junto com três médicos, uma enfermeira, além da coordenadora do projeto a professora Dra. Rosane Lowenthal.

Nesta edição foram realizadas mais de 400 consultas médicas a 1249 famílias de 30 comunidades dos municípios de Aveiro e Belterra, localizados no oeste do estado. Em cada um dos cinco consultórios instalados no navio hospital-escola foram realizados cerca de 12 atendimentos por consultório/turno.