06/09/2023

Projeto Colinho retomou atividades práticas em 28 de agosto A ação oferece afeto para neonatais, e seus responsáveis, do Departamento de Pediatria da Santa Casa de SP

Na semana do dia 28 de agosto, o Projeto Colinho retornou suas atividades práticas no 4º andar do Departamento de Pediatria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP).

A atividade de extensão da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) tem como objetivo oferecer colo e afeto para crianças e neonatais da Pediatria, bem como para seus responsáveis.

Ao todo são 16 leitos disponíveis que os alunos de Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina da Faculdade podem acompanhar. De acordo com a aluna do curso de Enfermagem e presidente da gestão 2023 do Projeto Colinho, Camila Brito Gallante, o afeto que o Projeto Colinho gera é essencial para o desenvolvimento cognitivo e neurológico dos bebês. “A gente fica com eles no colo, se tiver que dar mamadeira a gente dá, se tiver que trocar a gente troca. É o afeto que a gente vem fazer”, diz.

Além das atividades práticas, o Projeto Colinho também iniciou a campanha de arrecadação de produtos. “A gente também pergunta se os responsáveis precisam de alguma coisa. Às vezes eles precisam, por exemplo, de sabonete líquido, então a gente faz uma campanha de arrecadação para depois distribuir para quem precisa. Mas eles também precisam conversar enquanto seus filhos estão internados”, complementa Camila.

As ações do projeto ocorrem em três horários, sendo que a escolha é feita com base na disponibilidade dos voluntários. Dentre as opções estão: das 13h às 14h, das 16h às 17h e das 18h às 19h. Para participar, basta entrar em contato pelo Instagram do Projeto, contudo, por motivos de segurança, a atividade é voltada apenas para os alunos da FCMSCSP.

Além das alunas voluntárias da gestão 2023, Heloisa Brites, Caroline Monteiro, Vivian Macedo e Nathália Santos, também estão envolvidas a assistente social da Irmandade da Santa Casa, a Sra. Renata Pita, e a Profª Dra. Alessandra Navarini, docente do curso de Medicina e coordenadora do projeto.