Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição privada, filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1963, a Faculdade é mantida pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC).

Atualmente, além dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos, a Faculdade também oferece uma ampla gama de cursos de pós graduação, nas modalidades Lato Sensu, Stricto Sensu e Cursos de Educação Continuada.

I – Formar profissionais gerais e especialistas no âmbito das Ciências da Saúde, através de Cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Lato e Strictu), oferecendo ao graduando ou ao pós-graduando as melhores condições para o desempenho e o aprimoramento do trato da saúde individual e coletiva, da correspondente cultura, e da administração de setores hospitalares, portanto, torná-los aptos para a sua inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira (principalmente na região em que a FCMSCSP está inserida), colaborando na sua formação contínua;

II – Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, principalmente nas Ciências da Saúde;

III – Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

IV – Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

V – Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade e

VI – Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Missão: Promover com excelência o ensino, pesquisa, extensão, inovação tecnológica e atenção à saúde, interagindo com o poder público e a sociedade, oferecendo à comunidade profissionais com formação científica, ética, humanística e responsabilidade social.

Visão: Ser reconhecida, nacional e internacionalmente, como instituição de excelência na educação e geração de conhecimento na área da saúde, formando líderes e profissionais altamente qualificados e comprometidos com o desenvolvimento social e a sustentabilidade

Valores:

- História da Santa Casa

- Ética

- Competência e Profissionalismo

- Comprometimento

- Inovação

- Responsabilidade Social e Corporativa

- Acolhimento e Inclusão

- Sustentabilidade

- Respeito aos direitos humanos

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, hospital-escola da instituição, foi o primeiro local a formar médicos e cirurgiões no estado de São Paulo, tendo sido o berço dos cursos de medicina da Universidade de São Paulo (USP) e da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, mas seu ensino foi interrompido durante algumas décadas do século XX. Na década de 1950 o corpo docente da Santa Casa se mobilizou para organizar uma nova faculdade de medicina no local.

Em outubro de 1962, o então Provedor Dr. Christiano Altenfelder Silva, um entusiasta da ideia da criação de Escola Médica, anunciou à Mesa Administrativa que foi aprovada a criação da FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO (FCMSCSP). Sua formatação didática foi estabelecida pela Associação dos Médicos da Santa Casa, presidida pelo Professor Emilio Athié, outro entusiasta da ideia da Escola. Tanto o Dr. Christiano, quanto o professor Athié foram considerados os fundadores da Faculdade.

A FCMSCSP é caracterizada como uma instituição privada, filantrópica, sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC). Saiba mais sobre nossa história

 


Gestão e Governança

A gestão da Faculdade é de responsabilidade da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. Clique aqui para saber mais


 


Núcleos


Vida Acadêmica

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) tem uma comunidade acadêmica vibrante, com muitas oportunidades de interação entre os alunos. Abaixo listamos algumas das principais atividades lideradas por alunos:


Projetos de Extensão

As atividades de extensão da FCMSCSP tem por objetivo ampliar a formação acadêmica, propiciando experiências práticas que desenvolvam a consciência social, política, cultural e ambiental dos estudantes.


Acolhimento

O ensino humanizado prioriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada estudante. A FCMSCSP oferece atividades e serviços para auxiliar no acolhimento e permanência estudantil. Confira quais são:

Anualmente, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em colaboração com o Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA) e as ligas estudantis, organiza o Programa de Integração dos Primeiro-Anistas (PIPA).

O PIPA foi criado para bem receber os alunos na Faculdade, permitindo que se integrem mais rapidamente aos seus cursos, às rotinas acadêmicas como um todo e ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia.

Confira o vídeo do PIPA

A iniciativa visa auxiliar os alunos na construção de uma visão crítica e humana para atuação na assistência e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Para além da sala de aula, a ideia é unir pessoas da área da saúde com diferentes vivências e possibilitar a troca de experiências. Com isso, os alunos estarão mais preparados para atuação interprofissional e para o mercado de trabalho. Saiba mais.

Criado com o objetivo de assegurar a seus estudantes condições plenas de participação e aprendizagem o NAI visa oferecer condições plenas de participação e aprendizagem a todos os estudante. Para mais informações, acesse a página do Núcleo.

O Núcleo de Direitos Humanos e Combate à intimidação Sistemática (NDH) tem finalidade de promover o exercício dos direitos humanos, a prevenção e o combate à discriminação, à intimidação sistemática (Bullying) e a outras formas de violência, tais como assédio moral e sexual, no âmbito desta Instituição de Ensino. Para mais informações, acesse a página do Núcleo

O Serviço de Saúde do Aluno (SSA) oferece assistência médica global aos alunos dos cursos de graduação,e tem como objetivo apuração da existência de doenças por  intermédio da avaliação clínico/laboratorial no  ingresso do aluno na Instituição; a execução de atividades preventivas, visando evitar doenças transmissíveis e endêmicas; o controle dos acidentes por exposição ocupacional durante as atividades escolares e a prestação de assistência médica e de saúde mental durante todo curso de graduação.

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A avaliação interna, realizada pela CPA, é um processo constante que visa identificar os pontos fortes e fracos da instituição, a fim de propor ações que melhorem sua qualidade. A CPA tem sua função isenta de pressões de qualquer nível da instituição, ou seja, ela tem total autonomia, por decreto, para opinar livremente.

Clique aqui para saber mais sobre a CPA.