Generic selectors
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Post Type Selectors

vem pra santa

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

O que é a CPA?

A CPA (Comissão Própria de Avaliação), criada por Portaria desta Faculdade em 08 de março de 2004, resulta de uma Medida Provisória (MP nº. 147, de 15 de abril de 2003, transformada em Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004) e tem por objetivo instituir em todas as IES (Instituição de Ensino Superior) uma ferramenta de avaliação interna da Instituição.

Distingue-se da avaliação externa que é realizada de tempos em tempos pelos avaliadores do MEC, que visitam a Instituição para avaliá-la.

A avaliação interna, realizada pela CPA, é um processo constante que visa identificar os pontos fortes e fracos da instituição, e propor ações que melhorem sua qualidade. A CPA tem sua função isenta de pressões de qualquer nível da instituição, ou seja, ela tem total autonomia, por decreto, para opinar livremente.

As sugestões para modificações e melhorias são encaminhadas às instâncias apropriadas. É função da CPA cobras as soluções propostas e informar a comunidade o andamento das mesmas.

Anualmente, a CPA deve enviar um relatório de suas atividades, que é avaliado pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), que é um órgão pertencente ao Ministério da Educação e Cultura. A CPA reúne-se bimestralmente para analisar as sugestões, propor medidas e acompanhar sua implementação.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é composta por 24 membros, alguns membros natos, outros nomeados pelo Diretor da FCMSCSP, e outros eleitos por seus pares e posteriormente confirmados pelo Diretor. A participação é igualitária, isto é, nenhum segmento tem maior representatividade que outro.

Existe um coordenador, que por regulamento é o Vice-diretor da FCMSCSP. São nomeados um representante dos docentes e discentes de cada um dos cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e pós-graduação Stricto Sensu, um representante dos egressos e um membro da comunidade.

O mandato de cada membro é de três anos, com possibilidade de recondução. Apenas o coordenador tem tempo de mandato de acordo com o mandato de seu cargo.

A atuação da CPA depende, em grande parte, da participação ativa e colaboração de todos envolvidos. A CPA é o melhor veículo disponível para identificar e propor soluções para nossos problemas, somente os assuntos discutidos abertamente podem ser encarados de modo a permitir ações de melhoria.

É compromisso da CPA analisar todas as queixas e sugestões e retornar, a todos, as propostas da CPA, enviadas aos órgãos competentes, assim como os resultados obtidos. Tal compromisso só poderá ser realizado se houver a conscientização de todos sobre a importância e a necessidade de atuação da comunidade da FCMSCSP.

O contato com a CPA é feito através do e-mail: cpa@fcmsantacasasp.edu.br

Conforme instruções SINAES, a CPA tem 5 eixos a serem avaliados. Dentro de cada eixo, deve-se reconhecer os pontos fortes, os fracos e as medidas a serem tomadas para melhorar.

Como veremos pelas dimensões que fazem parte do processo de avaliação interna a participação ativa dos docentes, discentes e funcionários da Mantenedora, é fundamental para que se possa identificar as atitudes a serem propostas para melhorar nossa Faculdade cada vez mais, o que, em última análise é o que todos nós queremos.

Os cinco eixos avaliados são:

  • Planejamento e Avaliação Institucional
  • Desenvolvimento Institucional
  • Políticas Acadêmicas
  • Políticas de Gestão
  • Infraestrutura física

Ações e Melhorias

Melhoria contínua

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) prima pela gestão democrática participativa do ensino superior, e entende que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é fundamental para diferentes processos decisórios, visando a melhoria contínua da Instituição.

A CPA compreende a articulação de um amplo diagnóstico que visa a execução de sua Missão, seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e as expectativas externas em relação aos compromissos sociais. Confira abaixo um relatório de ações de melhorias decorrentes das últimas autoavaliações.

Clique aqui para visualizar o arquivo em pdf.


Membros da comissão

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no triênio 2023/2026, será constituída com os seguintes representantes, conforme a PORTARIA G.D. Nº 082/2023:

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) – TRIÊNIO 2023-2026

Coordenador da CPA: Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral

Profa. Ms. Camila Waters – Vice-Coordenadora da CPA

Profa. Dra. Alessandra Linardi – Corpo Docente do Curso de Medicina

Profa. Dra. Luciana Gonzaga dos Santos Cardoso – Corpo Docente do Curso de Enfermagem

Profa. Dra. Noemi Takiuchi – Corpo Docente do Curso de Fonoaudiologia

Prof. Ms. Felipe Favaro Capeleti – Corpo Docente dos Cursos Tecnológicos

Prof. Dr. Roberto Stirbulov – Corpo Docente dos Cursos Lato Sensu

Prof. Dr. Fernando de Andrade Quintanilha Ribeiro – Corpo Docente dos Programas Stricto Sensu

Sr. João Zaia Franciscon – Representante Discente do Curso de Medicina

Sra. Julia dos Santos – Representante Discente do Curso de Enfermagem

Sra. Vitória Beraldo Pinheiro – Representante Discente do Curso de Fonoaudiologia

Sra. Ana Caroline Glola – Representante Discente do Curso de Radiologia

Sr. Elenildo Junior da Silva – Representante Discente do Curso de Sistemas Biomédicos

Sra. Priscile Valéria Charamitar Baricelo Foster – Representante Discente dos Cursos Lato Sensu

Sra. Yasmin Diz Y Gil Corbi – Representante Discente dos Cursos Stricto Sensu

Sra. Adelaine Crespo Previdente – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Sr. Marcos Moreira Yajima – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Sra. Cristiane Camilo Hernandez – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Sr. Laércio Rodrigues Lima – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Sra. Lucia Helena Perin Alves – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Sr. Jonathan Batista Andrade – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Sr. Rodrigo Lorenzo Pourchet – Representante do Corpo Técnico Administrativo (Secretário)

Prof. Dr. Luiz Antonio Rivetti – Representante dos Egressos

Sra. Silene Pereira Santana – Representante da Sociedade Civil


Autoavaliação Institucional da CPA 2021-22

Quadro resumo com os principais indicadores de concordância

No quadro a seguir, foi indicado o grau de concordância com as perguntas por eixo e por público. Quanto maior o valor, mais positiva a avaliação. As setas indicam itens com tendência de aumento ou queda em concordância. A variação é expressa em pontos percentuais.

Clique aqui para visualizar o relatório no formato pdf e fazer o download das tabelas completas.


Contato

Telefone: (11) 3367-7869
Responsável: Sr. Rodrigo Lorenzo Pourchet
E-mail: cpa@fcmsantacasasp.edu.br

Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h