Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente

Núcleo de Desenvolvimento Docente

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), antigo NDD, é uma comissão constituída por docentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

O NAPED busca estimular a cultura de educação permanente do corpo docente da Instituição, com objetivo de:

• Aprimorar e profissionalizar a docência na área da saúde;

• Estimular a incorporação de inovações em tecnologias educacionais;

• Implementar as práticas educativas reflexivas, com promoção de lifelong learning e autonomia do aprendizado, tanto do docente, quanto do discente.

Como parte de suas atividades, o NAPED promove eventos, cursos, treinamentos, oficinas, seminários e encontros voltados à educação em saúde, proporcionando espaços de atualização, troca de experiências e reflexão sobre a prática docente.

O Núcleo visa criar oportunidades de reflexão sobre a prática, com eventos, cursos, treinamentos, oficinas, seminários, discussão de artigos e comunidades de prática sobre a educação em saúde. O NAPED busca apoiar as Diretorias de cursos e a Diretoria da FCMSCSP, assim como os Núcleos Docentes Estruturantes, na construção de plano de educação permanente do corpo docente da Instituição.

O NDD foi criado em 20 de dezembro de 2019 pela Portaria 045/2019 e através da Portaria 090/2026 passou a ser chamado de Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente.

Para conferir o Regulamento do NAPED, clique aqui.


Próximos eventos

OFICINA NAPED | Ensino Baseado em Competências: da teoria à avaliação da aprendizagem

Seu curso ensina competências ou apenas conteúdos?

As Diretrizes Curriculares Nacionais orientam a formação dos estudantes a partir do desenvolvimento de competências profissionais. Mas, na prática, muitas dúvidas ainda permanecem:

– O que realmente diferencia um currículo baseado em competências de um currículo tradicional?

– Uma prova escrita é suficiente para avaliar competências?

– Como alinhar objetivos de aprendizagem, metodologias de ensino e avaliação?

– Como garantir que os estudantes estejam desenvolvendo o perfil profissional esperado para o egresso?

As Diretrizes Curriculares Nacionais orientam a formação dos estudantes para o desenvolvimento de competências profissionais. Entretanto, ainda são frequentes dúvidas sobre o que diferencia um currículo baseado em competências de um modelo tradicional centrado em conteúdos, bem como sobre quais estratégias de avaliação são mais adequadas para verificar o desenvolvimento dessas competências.

Participe desta oficina e reflita sobre o alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.

  • Data: 07/10/2026
  • Horário: 14h e 16h15 (segunda oferta, condicionada ao número de inscritos)
  • Palestrante: Profa. Dra. Renata Giaxa
  • Formato: Presencial
  • Local: Sala 302 – Largo Santa Cecília, 47
  • Público-alvo: Docentes, preceptores e instrutores de ensino da FCMSCSP e da ISCMSP
  • Investimento: Gratuito

Clique aqui para realizar a inscrição para a turma das 16h15.

OFICINA NAPED | Movimento e Ergonomia: cuidando de quem ensina e de quem cuida

A rotina acadêmica e assistencial frequentemente envolve longos períodos em pé, uso prolongado de computadores, atividades repetitivas e demandas físicas que podem impactar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos docentes e preceptores.

Com o objetivo de promover a conscientização sobre hábitos saudáveis, cuidados ergonômicos e estratégias para prevenção de desconfortos e lesões relacionadas ao trabalho, convidamos docentes e preceptores da FCMSCSP e da ISCMSP para a oficina:

  • Data: 15/10/2026
  • Horário: 13h e 18h
  • Palestrantes: Prof. Dr. Claudio Cazarini Junior e Profa. Dra. Vera Lucia dos Santos Alves
  • Formato: Presencial
  • Local: Sala 302 – Largo Santa Cecília, 47
  • Público-alvo: Docentes, preceptores e instrutores de ensino da FCMSCSP e da ISCMSP
  • Investimento: Gratuito

Editais

Submissão de apoio a congressos nacionais — confira o edital

Ficha de inscrição para congressos nacionais


Sobre o NAPED

O NAPED, em parceria com a Coordenadoria de Educação à Distância (CEAD), produz material de apoio para a reflexão pedagógica das práticas educacionais na Instituição. Esta iniciativa visa apoiar a melhoria contínua do processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da FCMSCSP, baseando-se na missão, visão e valores da Instituição.

A produção de materiais é feita a partir da premissa que docentes e discentes apresentam diferentes necessidades na sua formação profissional e educação permanente. Portanto, necessitam de diferentes materiais, produtos, linguagens e possibilidades de aprendizagem.

A parceria entre NAPED e CEAD gera a produção de videoaulas, textos, infográficos e diversos materiais que promovam o lifelong learning de toda comunidade acadêmica em relação as práticas educacionais da Instituição. Também se propõe a sugerir diversas trilhas de aprendizagem para garantir interesse e motivação dos participantes desse processo, assim como a incorporação de suas necessidades, visando o ensino centrado no docente e no discente.

Confira o material produzido pela parceria nesta página.

Membros do Núcleo Executivo:

  • Profa. Dra. Cristiane Lopes (Coordenadora)
  • Profa. Dra. Danielle Bivanco de Lima
  • Profa. Dra. Giovana Chekin Portella
  • Profa. Dra. Sandra Cristina Fonseca Pires
  • Prof. Dr. Victor Alexandre Percinio Gianvecchio
  • Prof. Dr. Wagner Ricardo Montor

Membros Consultivos:

  • Prof. Dr. Giovani Bravin Peres
  • Prof. Dr. Ismar Frango Silveira
  • Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila
  • Profa. Dra. Marina Martins Pereira Padovani
  • Prof. Dr. Mauricio Teixeira Duarte
  • Profa. Dra. Mirna Duarte Barros
  • Profa. Dra. Patrícia Martins Montanari
  • Profa. Dra. Rosana Gomes de Torres Rossi
  • Profa. Dra. Rosimeire Angela de Queiroz Soares
  • Profa. Dra. Simone Ferreira da Silva Domingues
  • Profa. Dra. Thelma Hoehne Peres Polato
  • Profa. Dra. Vera Lucia dos Santos Alves
  • Wagner Constantino Antonio Filho – Técnico-administrativo