Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Núcleo de Relações Internacionais (NRI)

Há muito tempo é reconhecido que a produção do conhecimento científico não ocorre isoladamente, mas, sobretudo nas trocas entre ideias, grupos e pessoas. A intensa circulação de informação e de pessoas entre países foi ampliada significativamente, mas aumentaram também as exigências.

Reconhecendo a importância do processo de internacionalização, a FCMSCSP encontra-se entre as pioneiras com a criação de uma bolsa especificamente para os alunos de graduação, o Programa “Pesquisadores do futuro”, que vigora desde 2008, antecedendo em alguns anos o Programa Ciência sem Fronteiras, lançado pelo Governo Federal em 2011.

A necessidade de uma organização que pudesse aperfeiçoar este e outras tantas iniciativas motivou a formalização do Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) em março de 2010, pelo Profº. Dr. Ernani Geraldo Rolim, através da Resolução Congregação nº. 05/2010 e Portaria G.D. nº. 023/2010.

O NRI é um órgão representativo da Diretoria da Faculdade, que tem por objetivos formular a política de atuação internacional da FCMSCSP, de promover a dinamização e expansão da atuação internacional da instituição e de assessorar o Diretor em assuntos de sua competência, na área de cooperação internacional.

O NRI é composto por uma comissão de docentes dos Cursos de graduação da FCMSCSP, os quais são responsáveis por desenvolver o conjunto de atividades envolvidas no intercâmbio de alunos, apoiar iniciativas discentes de intercâmbios internacionais, especialmente as relacionadas pelo Centro Acadêmico, organizar eventos com participação de professores e pesquisadores estrangeiros e organizam a recepção e atividades para alunos estrangeiros.

  • Atuar na consolidação de uma cultura internacionalista na FCMSCSP, a fim de posicionar a instituição entre as universidades de âmbito mundial.
  • Intermediar o estabelecimento de convênios de cooperação entre a FCMSCSP e outras universidades, acompanhar o intercâmbio de nossa comunidade acadêmica e inserir a nossa Universidade em redes e grupos de cooperação universitária internacional.
  • Divulgar as oportunidades no exterior, como bolsas de estudos, cursos, estágios, congressos, seminários, programas de cooperação internacional, etc.
  • Disponibilizar informações para estudantes, pesquisadores e residentes estrangeiros interessados em realizar um período de intercâmbio na FCMSCSP.
  • Atuar no acompanhamento da formalização de candidaturas aos programas de intercâmbio acadêmico provenientes dos convênios firmados entre a FCMSCSP e outras universidades do exterior.
  • Orientar os estudantes em relação a vistos, estadia, custos, dentre outros, além de auxiliar na recepção de estudantes e visitantes estrangeiros.
  • Apoiar a realização de eventos internacionais na FCMSCSP e a participação em atividades fora do país.
  • Servir como interlocutor interno e, sobretudo, externo à instituição, no que diz respeito a intercâmbios internacionais.

Composição do Núcleo de Relações Internacionais na gestão de 2020-presente

  • Profª Dra. Roberta Sessa Stilhano Yamaguchi – Curso de Medicina – roberta.yamaguchi@fcmsantacasasp.edu.br
  • Profª Dra. Caroline Nunes Rocha Muniz – Curso de Fonoaudiologia – caroline.muniz@fcmsantacasasp.edu.br
  • Profª Dra. Fernanda Machado Silva Rodrigues – Curso de Enfermagem – fernanda.rodrigues@fcmsantacasasp.edu.br
  • Profª Dra. Giselle Darahem Tedesco – Curso de Medicina – giselle.tedesco@fcmsantacasasp.edu.br
  • Profª Dra. Ingrid Schwach Werneck Britto – Curso de Medicina – ingrid.britto@fcmsantacasasp.edu.br
  • Profª Dra. Maria Amelia de Sousa Mascena Veras – Curso de Medicina – maria.veras@fcmsantacasasp.edu.br
  • Prof. Dr. Wagner Montor – Curso de Medicina – wagner.montor@fcmsantacasasp.edu.br

Contato

Para mais informações e dúvidas, entre em contato pelo e-mail: nri@fcmsantacasasp.edu.br