Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Assistência

A assistência é um dos principais pilares da saúde o ensino médico brasileiro.

É por meio da assistência que ocorre o cuidado integral à pessoa, com foco na promoção da saúde, no processo saúde-paciente-doença e na compreensão de como funciona a rede pública de saúde com um todo. Em toda consulta há assistência: na compreensão de quem é o paciente, do motivo do surgimento da doença, no tratamento e no acompanhamento após atendimento.

Reconhecendo a importância da assistência, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) centra o ensino no aluno e o cuidado no indivíduo, formando profissionais generalistas.

Desta forma, a educação em saúde da Instituição tem e sempre teve — ao longo de 60 anos de existência — como prioridade o atendimento individualizado e humanizado.

No Brasil, em especial por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), há três níveis de assistência, sendo eles: atenção primária, com atendimentos de menor complexidade; atenção secundária, com atendimentos de média complexidade, no âmbito ambulatorial; e atenção terciária terciária, com atendimento de alta complexidade, ocorrendo de forma especializada.

Apesar de todos os níveis possuírem seu grau de importância e atuação, é a partir da Atenção Primária que o profissional orienta e conhece o paciente. Com o atendimento generalizado e individualizado, o profissional que atende na Atenção Primária evita encaminhamentos desnecessários para especialistas (Atenção Secundária) e medidas complexas, como exames invasivos, e superlotação nas UTIs (Atenção Terciária).

O cuidado da Atenção Primária é feito de diferentes formas, em todas as fases da vida, desde a gestação até a velhice.

Em 2014, o Ministério da Educação (MEC) propôs novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Medicina, onde uma grande parte da graduação médica brasileira deve ser instituída na Rede, por meio da Atenção Primária à Saúde, integrando todo o conhecimento voltado para o cuidado da pessoa e o ensino centrado no aluno.

A FCMSCSP tornou-se uma das pioneiras na implementação destas diretrizes, ao iniciar a disciplina de Atenção Primária no internato do quinto ano do curso de Medicina e, em 2019, expandida para o sexto ano.

Atualmente, a FCMSCSP possui uma robusta carga horária voltada à Atenção Primária, onde os alunos têm a oportunidade de realizar aulas práticas em diferentes equipamentos e projetos de extensão, já a partir do segundo ano do curso. Além disso, em 2021, foi inaugurado um departamento específico para Atenção Primária à Saúde. E, em 2022, o Departamento conquistou uma sede própria.

 

Confira as principais ações de Assistência da Faculdade

Clique na imagem de cada ação para mais informações.

 

Liderança nas Atividades  de Assistência

Diretora do curso de Medicina
Prof.ª Dra. Giselle Burlamaqui Klautau

Diretora do curso de Fonoaudiologia
Profª Dra. Marina Padovani

Chefia do Departamento de Atenção Primária
Prof.ª Dra. Maria José Carvalho Sant´Anna

Coordenadora de Extensão
Prof.ª Dra. Adriana Limongeli Gurgueira