Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Equipamentos de Saúde

A partir das diretrizes do MEC, tornou-se obrigatório a inserção e aprendizado dos alunos do curso de Medicina na Rede Municipal de Atenção à Saúde.

No caso do atendimento que os alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizam, o processo ocorre com pequenos grupos de estudantes, supervisionados por um preceptor da Faculdade.


Centro Saúde Escola Barra Funda

Os alunos atendem no Centro de Saúde Escola Barra Funda – Dr. Alexandre Vranjac (CSEBF), que, atualmente, pertence à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). Em 2024, tem 20 mil pessoas cadastradas no Centro Escola Barra Funda, sendo que a capacidade de atendimento dos alunos e preceptores da FCMSCSP é de aproximadamente 4 mil procedimentos/mês.

Os equipamentos de saúde que os alunos têm a oportunidade de estagiar são:

  • Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo;
  • UBS Santa Cecília;
  • UBS Boracéia;
  • UBS República;
  • Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Boracéia;
  • Centro de Saúde Escola Barra Funda;
  • Centro de Acolhida Especial para Idosos (CAEI) Morada São João.

Na Unidade são realizados atendimentos médicos e de equipe multidisciplinar, ações de vigilância em saúde e outros procedimentos e acompanhamentos no âmbito da atenção primária para a população. Também é no CSEBF que o Ambulatório Trans está localizado.

São realizados atendimentos médicos e de equipe multidisciplinar, ações de vigilância em saúde e outros procedimentos e acompanhamentos no âmbito da atenção primária para a população.

O AMA tem como função o atendimento não agendado para pacientes com patologias de baixa e média complexidades que necessitam de especialistas, em especial nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Cardiologia e Urologista. Entre os serviços oferecidos, estão: inalação, curativos, cauterização, retirada de pontos e medicação, além de exames de Raio-X e Eletrocardiograma.

Toda e qualquer pessoa que resida nos bairros que abrangem cada equipamento. O atendimento pode ser realizado à população em todas as fases da vida: infância, adolescência, fase adulta, fase idosa e durante a gravidez e puerpério.

No caso do Centro Escola, a unidade é responsável pelo atendimento das pessoas residentes nos bairros da Barra Funda, Bom Retiro, Santa Cecília e Água Branca, além dos trabalhadores das empresas das mesmas regiões.

Para a realização do Cadastro, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Original do RG;
  • Original do CPF;
  • Cartão do SUS (se tiver);
  • Comprovante de endereço.

Outros do Departamento de Atenção Primária

Além dos atendimentos que fazem parte da rotina médica, a Secretaria de Saúde de São Paulo tem uma proposta de fazer uma linha de cuidado para jovens e adolescentes. Pioneira nesta implementação, a FCMSCSP iniciou em 2023 um projeto para este cuidado no Centro de Saúde Escola Barra Funda.

A importância desta proposta se dá devido ao público-alvo ainda não ter sido contemplado com um programa específico feito pelo Ministério da Saúde, apesar de também se enquadrar em uma população de risco.

Através desta grande conquista, será papel da Atenção Primária, a partir dos alunos do Internato da FCMSCSP, atuar integralmente e promover a saúde dos jovens e adolescentes.

Além deste programa, em 2023 também foi planejada a atuação dos alunos do 3º ano de Medicina na UBS localizada na Aldeia Jaraguá. Os alunos visitam a aldeia, desenvolvem competências culturais tendo em vista as especificidades do Povo Guarani assim como o contexto e especificidades da comunidade, além de implementar ações em educação em saúde e na atenção individual com conhecimentos sobre o território, sobre o perfil epidemiológico da região e das necessidades de saúde do povo Guarani da Comunidade Jaraguá.


“É um ganho muito grande para o aprendizado do aluno e para o paciente, para a nossa população, porque ele tem um atendimento de qualidade, sem pressa ou meta”

Profª Dra. Maria José Carvalho Sant’Anna