Comissão Própria de Avaliação (CPA)

O que é CPA

CPA (Comissão Própria de Avaliação) criada por Portaria desta Faculdade em 08 de março de 2004, resulta de uma Medida Provisória (MP nº. 147, de 15 de abril de 2003, transformada em Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004) e tem por objetivo instituir em todas as IES (Instituição de Ensino Superior) uma ferramenta de avaliação interna da Instituição.

Distingue-se da avaliação externa que é realizada de tempos em tempos pelos avaliadores do MEC, que visitam a Instituição para avaliá-la.

A avaliação interna, realizada pela CPA, é um processo constante que visa identificar os pontos fortes e fracos da instituição, e propor ações que melhorem sua qualidade. A CPA tem sua função isenta de pressões de qualquer nível da instituição, ou seja, ela tem total autonomia, por decreto, para opinar livremente.

As sugestões para modificações e melhorias são encaminhadas às instâncias apropriadas. É função da CPA cobras as soluções propostas e informar a comunidade o andamento das mesmas.

Anualmente, a CPA deve enviar um relatório de suas atividades, que é avaliado pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), que é um órgão pertencente ao Ministério da Educação e Cultura. A CPA reúne-se mensalmente para analisar as sugestões, propor medidas e acompanhar sua implementação.

Mais informações

Decreto que cria a CPA

Regimento Interno da CPA

Roteiro de auto-avaliação do SINAES

Base Legal

Composição

A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é composta por 13 membros, alguns membros natos, outros nomeados pelo Diretor da FCMSCSP e outros eleitos por seus pares e posteriormente confirmados pelo Diretor. A participação é igualitária, isto é, nenhum segmento tem maior representatividade que outro.

Existe um coordenador, que por regimento é o Vice-diretor da FCMSCSP. São nomeados um representante dos docentes de cada um dos 3 cursos de graduação e um membro da comunidade. A Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, o Hospital Central e a Diretoria de Enfermagem, indicam um representante cada, que são nomeados pelo Diretor.

Da mesma forma, há um representante discente de cada curso, eleitos por seus pares e nomeados pelo Diretor.

O mandato de cada membro é de dois anos, com possibilidade de recondução. Apenas o coordenador tem tempo de mandato de acordo com o mandato de seu cargo.

Sua participação

A atuação da CPA depende, em grande parte, da participação ativa e colaboração de todos envolvidos. A CPA é o melhor veículo disponível para identificar e propor soluções para nossos problemas, somente os assuntos discutidos abertamente podem ser encarados de modo a permitir ações de melhoria.

É compromisso da CPA, analisar todas as queixas e sugestões e retornar, a todos, as propostas da CPA, enviadas aos órgãos competentes, assim como os resultados obtidos. Tal compromisso só poderá ser realizado se houver a conscientização de todos sobre a importância e a necessidade de atuação da comunidade da FCMSCSP.

Dessa forma, estabelecemos algumas vias de comunicação com a CPA.

Pela internet, por meio do nosso site da Faculdade e e-mail: cpa@fcmscsp.edu.br;

Nas caixas de sugestões, que alocadas no Prédio 61 e na ISCMSP.

Eixos avaliados

Conforme instruções SINAES, a CPA tem 5 eixos a serem avaliados. Dentro de cada eixo, deve-se reconhecer os pontos fortes, os fracos e as medidas a serem tomadas para melhorar.

Como veremos pelas dimensões que fazem parte do processo de avaliação interna a participação ativa dos docentes, discentes e funcionários da Mantenedora, é fundamental para que se possa identificar as atitudes a serem propostas para melhorar nossa Faculdade cada vez mais, o que, em última análise é o que todos nós queremos.

Os cinco eixos avaliados

Planejamento e Avaliação Institucional

Desenvolvimento Institucional

Políticas Acadêmicas

Políticas de Gestão

Infraestrutura física

Membros da comissão

PORTARIA G.D. Nº 036/2017

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no triênio 2017/2020, tem os seguintes representantes:

  • Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci – Coordenador da CPA
  • Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral – Vice-Coordenador da CPA
  • Sr. Antonio Augusto Brant de Carvalho – Assessor da Presidência da FAVC
  • Prof.ª Dra. Wilze Laura Bruscato – Representante do Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI
  • Prof.ª Dra. Alessandra Linardi – Representante do Corpo Docente do Curso de Graduação em Medicina
  • Prof.ª Dra. Livia Keismanas de Ávila – Representante do Corpo Docente do Curso de Graduação em Enfermagem
  • Prof.ª Dra. Katia de Almeida – Representante do Corpo Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia
  • Prof. Rafael Eidi Goto – Representante da Diretoria dos Cursos Superiores de Tecnologia
  • Prof.ª Cristiane Camilo Hernandez – Representante da Coordenadoria do EAD
  • Prof. Dr. Luiz Antonio Rivetti – Representante do Corpo Docente da ISCMSP
  • Prof.ª Dra. Ligia Andrade da Silva Telles Mathias – Representante do Hospital Escola
  • Sr. Antonio Vitor Ramos Cardoso – Representante Civil / Comunidade
  • Sr. Oscar Alejandro Fabian D´Ambrosio – Representante dos Funcionários da FAVC
  • Sr. Marcos Moreira Yajima – Representante dos Funcionários da FAVC
  • Sra. Maria Celina dos Santos – Representante da Equipe de Enfermagem da ISCMSP
  • Acadêmica Gabriela Gregório Vilares – Representante do Corpo Discente do Curso de Graduação em Medicina
  • Acadêmica Gabriela Camila da Cruz Silva – Representante do Corpo Discente do Curso de Graduação em Enfermagem
  • Acadêmica Laura Ferreira Alves – Representante do Corpo Discente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia
  • Acadêmica Priscila Ramos Moreira Santos – Representante do Corpo Discente do Curso de Graduação em Radiologia
  • Acadêmica Maria Silvana da Silva – Representante do Corpo Discente do Curso de Graduação em Sistemas Biomédicos
  • Sr. André da Silva Augusto –  Representante dos Funcionários da FAVC e Secretário da Comissão Própria de Avaliação

Fale com a CPA

CONTATO

Telefone: (11) 3367-7818

Responsável: Sr. André Augusto

E-mail: cpa@fcmsantacasasp.edu.br

Funcionamento: de 2ª a 6ª feira das 06H30 às 15H30.

CPA 2019

No próximo dia 14/10, será iniciado mais um ciclo de avaliação da Instituição por toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Realizada anualmente pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Avaliação Institucional tem como objetivo coletar informações sobre os serviços oferecidos pela FCMSCSP.

O preenchimento da pesquisa será on line e, todos (as) receberão o e-mail com o link para responder a essa avaliação. Dessa forma, professores (as), alunos (as), pós-graduandos (as) e funcionários (as) técnico-administrativos (as) poderão expressar sua opinião para o aperfeiçoamento das atividades administrativas e acadêmicas desenvolvidas na Instituição.

Contamos com o apoio de todos (as) para construir uma FCMSCSP cada vez melhor. Participe!

Comissão Própria de Avaliação 
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Mantenedora: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho

Lista de Melhorias

Você já deve ter visto este adesivo em diversos locais da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Eles indicam melhorias realizadas na FCMSCSP a partir de sua opinião. Quem coordena, conduz e articula todo esse processo é a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo de avaliação institucional da instituição.

Melhoria contínua
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) prima pela gestão democrática participativa do ensino superior, e entende que a Comissão Própria de Avaliação – CPA é fundamental para diferentes processos decisórios visando constantemente a melhoria contínua da Instituição. Compreende a articulação de um amplo diagnóstico que visa a execução de sua Missão, seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e as expectativas externas em relação aos compromissos sociais.

Assim, no segundo semestre de 2018, a comunidade acadêmica (Docentes, Discentes e Profissionais técnicos-administrativos) participam ativamente da avaliação, observando a abordagem pedagógica, política e de apoio à gestão; e deram notas de satisfação para pontos positivos e áreas a serem melhoradas dentro da Instituição.

Lista de melhorias
O adesivo que ilustre este texto foi colocado em diversas melhorias implantadas a partir dos resultados das avaliações.

Conheça a lista das melhorias e seus locais.

Como você pode ajudar?
Ouvir sua opinião é muito importante: Sua opinião é fundamental para o aperfeiçoamento das atividades administrativas e acadêmicas desenvolvidas em nossa Instituição.

Por isso, fique atento às próximas edições da CPA. Sua avaliação é o primeiro passo para grandes mudanças.

Agradecemos, desde já, sua contribuição para a melhoria da qualidade da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Mantenedora: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho