Comissão Própria de Avaliação (CPA)

O que é CPA

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) criada por Portaria desta Faculdade em 08 de março de 2004, resulta de uma Medida Provisória (MP nº. 147, de 15 de abril de 2003, transformada em Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004) e tem por objetivo instituir em todas as IES (Instituição de Ensino Superior) uma ferramenta de avaliação interna da Instituição.

Distingue-se da avaliação externa que é realizada de tempos em tempos pelos avaliadores do MEC, que visitam a Instituição para avaliá-la.

A avaliação interna, realizada pela CPA, é um processo constante que visa identificar os pontos fortes e fracos da instituição, e propor ações que melhorem sua qualidade. A CPA tem sua função isenta de pressões de qualquer nível da instituição, ou seja, ela tem total autonomia, por decreto, para opinar livremente.

As sugestões para modificações e melhorias são encaminhadas às instâncias apropriadas. É função da CPA cobras as soluções propostas e informar a comunidade o andamento das mesmas.

Anualmente, a CPA deve enviar um relatório de suas atividades, que é avaliado pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), que é um órgão pertencente ao Ministério da Educação e Cultura. A CPA reúne-se bimestralmente para analisar as sugestões, propor medidas e acompanhar sua implementação.

Mais informações

Decreto que cria a CPA

Regulamento da Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Roteiro de auto-avaliação do SINAES

Base Legal

Composição

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é composta por 24 membros, alguns membros natos, outros nomeados pelo Diretor da FCMSCSP e outros eleitos por seus pares e posteriormente confirmados pelo Diretor. A participação é igualitária, isto é, nenhum segmento tem maior representatividade que outro.

Existe um coordenador, que por regulamento é o Vice-diretor da FCMSCSP. São nomeados um representante dos docentes e discentes de cada um dos cursos de graduação, lato e stricto sensu, um representante dos egressos e um membro da comunidade.

O mandato de cada membro é de três anos, com possibilidade de recondução. Apenas o coordenador tem tempo de mandato de acordo com o mandato de seu cargo.

Sua participação

A atuação da CPA depende, em grande parte, da participação ativa e colaboração de todos envolvidos. A CPA é o melhor veículo disponível para identificar e propor soluções para nossos problemas, somente os assuntos discutidos abertamente podem ser encarados de modo a permitir ações de melhoria.

É compromisso da CPA, analisar todas as queixas e sugestões e retornar, a todos, as propostas da CPA, enviadas aos órgãos competentes, assim como os resultados obtidos. Tal compromisso só poderá ser realizado se houver a conscientização de todos sobre a importância e a necessidade de atuação da comunidade da FCMSCSP.

O contato com a CPA é feito através do e-mail: cpa@fcmsantacasasp.edu.br

Eixos avaliados

Conforme instruções SINAES, a CPA tem 5 eixos a serem avaliados. Dentro de cada eixo, deve-se reconhecer os pontos fortes, os fracos e as medidas a serem tomadas para melhorar.

Como veremos pelas dimensões que fazem parte do processo de avaliação interna a participação ativa dos docentes, discentes e funcionários da Mantenedora, é fundamental para que se possa identificar as atitudes a serem propostas para melhorar nossa Faculdade cada vez mais, o que, em última análise é o que todos nós queremos.

Os cinco eixos avaliados

Planejamento e Avaliação Institucional

Desenvolvimento Institucional

Políticas Acadêmicas

Políticas de Gestão

Infraestrutura física

Membros da comissão

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no triênio  2020/2023, será constituída com os seguintes representantes, conforme a PORTARIA G.D. Nº 026/2022:

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) – TRIÊNIO 2022-2024

Prof. Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia – Coordenador da CPA

Eixo: Corpo Docente

Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral – Vice-Coordenador da CPA

Profa. Dra. Alessandra Linardi – Corpo Docente do Curso de Medicina

Profa. Dra. Fernanda Machado Silva Rodrigues – Corpo Docente do Curso de Enfermagem

Profa. Dra. Alessandra Spada Durante – Corpo Docente do Curso de Fonoaudiologia

Prof. Ms. Felipe Favaro Capeleti – Corpo Docente dos Cursos Tecnológicos

Prof. Dr. Roberto Stirbulov – Corpo Docente dos Cursos Lato Sensu

Prof. Dr. Fernando de Andrade Quintanilha Ribeiro – Corpo Docente dos Programas Stricto Sensu

Eixo: Corpo Discente

Sr. Lucas Schaefer Cavalcante Melo – Representante Discente do Curso de Medicina

Sra. Daniela da Silva Oliveira – Representante Discente do Curso de Enfermagem

Sra. Vitória Rocha Santana – Representante Discente do Curso de Fonoaudiologia

Sra. Ana Caroline Glola – Representante Discente do Curso de Radiologia

Sr. Elenildo Junior da Silva – Representante Discente do Curso de Sistemas Biomédicos

Sra. Priscile Valéria Charamitar Baricelo Foster – Representante Discente dos Cursos Lato Sensu

Sra. Yasmin Diz Y Gil Corbi – Representante Discente dos Cursos Stricto Sensu

Eixo: Corpo Técnico-Administrativo

Sr. João Carlos Nunes – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Sr. Marcos Moreira Yajima – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Sra. Cristiane Camilo Hernandez – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Sr. Elizeu de Jesus Lima – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Sr. Igor Arraval – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Sr. Jonathan Batista Andrade – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Sr. Rodrigo Lorenzo Pourchet – Representante do Corpo Técnico Administrativo (Secretário)

Representante dos Egressos

Prof. Dr. Luiz Antonio Rivetti – Representante dos Egressos

Representante da Sociedade Civil

Sra. Silene Pereira Santana – Representante da Sociedade Civil

Fale com a CPA

Contato

Telefone: (11) 3367-7869

Responsável: Sr. Rodrigo Lorenzo Pourchet

E-mail: cpa@fcmsantacasasp.edu.br

Funcionamento: de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h

CPA 2022

No segundo semestre de 2022, será iniciado mais um ciclo de avaliação da Instituição por toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Realizada anualmente pela Comissão Própria de Avaliação CPA, a Avaliação Institucional tem como objetivo coletar informações sobre os serviços oferecidos pela FCMSCSP.

O preenchimento da pesquisa será online e, todos (as) receberão o e-mail com o link para responder a essa avaliação. Dessa forma, professores (as), alunos (as), pós-graduandos (as) e funcionários (as) técnico-administrativos (as) poderão expressar sua opinião para o aperfeiçoamento das atividades administrativas e acadêmicas desenvolvidas na Instituição.

Contamos com o apoio de todos (as) para construir uma FCMSCSP cada vez melhor. Participe!

Comissão Própria de Avaliação
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Mantenedora: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho

Lista de Melhorias

Você já deve ter visto este adesivo em diversos locais da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Eles indicam melhorias realizadas na FCMSCSP a partir de sua opinião. Quem coordena, conduz e articula todo esse processo é a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo de avaliação institucional da instituição.

Melhoria contínua

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) prima pela gestão democrática participativa do ensino superior, e entende que a Comissão Própria de Avaliação – CPA é fundamental para diferentes processos decisórios visando constantemente a melhoria contínua da Instituição. Compreende a articulação de um amplo diagnóstico que visa a execução de sua Missão, seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e as expectativas externas em relação aos compromissos sociais.

Assim, no segundo semestre de 2021, a comunidade acadêmica (Docentes, Discentes e Profissionais técnicos-administrativos) participaram ativamente da avaliação, observando a abordagem pedagógica, política e de apoio à gestão; e deram notas de satisfação para pontos positivos e áreas a serem melhoradas dentro da Instituição.

Lista de melhorias

O adesivo que ilustre este texto foi colocado em diversas melhorias implantadas a partir dos resultados das avaliações.

Conheça a lista das melhorias e seus locais.

Conheça as últimas iniciativas da comissão

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma importante ferramenta de avaliação interna da instituição, criada em 2004. O principal objetivo é identificar os pontos fortes e fracos da instituição e propor ações que melhorem a qualidade da faculdade em diversos aspectos.

Anualmente, toda a comunidade acadêmica e funcionários administrativos são convidados a participar, por meio do questionário eletrônico, enviado via e-mail. Em dezembro de 2021, 1.065 pessoas responderam à pesquisa. De posse destes dados, o grupo de trabalho passou a atuar em frentes deficitárias. A seguir, conheça as iniciativas decorrentes da CPA.

Mais transparência

Dentro do eixo Políticas de Gestão, 63% dos respondentes afirmaram que gostariam de saber a destinação de recursos para investimentos na instituição.

Como forma de endereçar esta questão, o balanço consolidado do ano de 2021 foi enviado a todos os centros acadêmicos.

Como próximos passos, discutido em reunião da comissão em 9/jun/22, o relatório também estará disponível na área logada do site, mediante acesso por meio do e-mail institucional.

É importante ressaltar que as contas da Faculdade e Fundação são auditadas pela PricewaterhouseCoopers, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo. Anualmente, as demonstrações financeiras da fundação também são publicadas em jornal de grande circulação. O exercício de 2021 foi veiculado no jornal “Folha de SP”, em 29 de abril de 2022.

Novas inaugurações

A última pesquisa apontou que 68% dos respondentes consideram adequada a infraestrutura física. Conheça os novos equipamentos inaugurados neste primeiro semestre de 2022:

Centro de Convivência

Inaugurado em 28 de abril, no espaço da antiga biblioteca, possui área total de 488,94 m², é composto por três espaços: a arquibancada; uma área para momentos de leitura e reuniões, onde o estudante pode encontrar mesas de apoio, puffs, bancos e poltronas; e a área externa. A sala foi pensada visando a qualidade do espaço para estudo, lazer e o aconchego dos estudantes. O mobiliário prioriza o design, com diversidade de cores, arborização e de aparência moderna.

Nova Biblioteca

Inaugurada também em 28 de abril, é composta por três pavimentos, com área total de 761,90m², com áreas de processamento técnico, reprografia, balcão de atendimento, acervo, três salas coletivas de leitura, 12 boxes de leitura individual e duas salas de computadores. A estrutura apresenta melhorias em aspectos relacionados à ergonomia, acústica e iluminação, visando a qualificação do espaço de pesquisas e de estudos para alunos e funcionários. As cabines de estudos individuais possuem isolamento acústico.

Futuras inaugurações

O mês de julho será repleto de inaugurações. O Centro de Simulação, Biotério e Técnica Cirúrgica estão programados para serem inaugurados até o final do sétimo mês. Para o mês de setembro, está prevista a inauguração da primeira etapa da obra do ginásio desportivo. Desta forma, a faculdade atende ao eixo de “infraestrutura”, entregando equipamentos para a melhor prática da comunidade acadêmica.

As ações da CPA são pautadas pelas respostas ao questionário enviado. Por isso, é importante que todos participem da pesquisa, quando chegar o momento.

As próximas iniciativas da CPA serão comunicadas à comunidade por meio dos canais institucionais.

Como você pode ajudar?

Ouvir sua opinião é muito importante: Sua opinião é fundamental para o aperfeiçoamento das atividades administrativas e acadêmicas desenvolvidas em nossa Instituição.

Por isso, fique atento às próximas edições da CPA. Sua avaliação é o primeiro passo para grandes mudanças.

Agradecemos, desde já, sua contribuição para a melhoria da qualidade da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Mantenedora: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho

Relatório de Ações e Melhorias