Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Pesquisadores do Futuro

Anualmente, o Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) abre inscrições para o Programa Pesquisadores do Futuro. O Programa subsidia passagens aéreas, o seguro saúde, a moradia e a alimentação dos estudantes selecionados para os dois meses de estágio, a fim de incentivar o desenvolvimento do conhecimento dos profissionais na área de ensino, pesquisa ou assistência. Os selecionados têm a oportunidade de estreitar laços com profissionais da área da saúde e pesquisadores estrangeiros, a fim de abrir portas para diferentes oportunidades de carreira no futuro.

Podem se inscrever alunos dos 2º e 3º anos dos cursos de graduação de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia para estágios em Universidades e Centros de Pesquisa internacionais. Após o estágio, que costuma se encerrar em fevereiro de cada ano, os alunos também têm a oportunidade de relatar como foi o intercâmbio aos colegas da FCMSCSP.

Antecedendo a ida dos alunos selecionados são realizadas reuniões de planejamento que incluem orientações diversas, como discussões relativas ao estágio propriamente dito, à obtenção de visto, às despesas com deslocamento, moradia, vacinas e outros requisitos.

De acordo com a professora Dra. Ana Luiza Navas, da coordenação da NRI da FCMSCSP, o programa é inovador e vem sendo aprimorado na Faculdade desde 2008, no ano de sua criação. “A iniciativa é muito importante porque permite que os alunos tenham essa vivência internacional em grupos de pesquisas e, muitos deles, acabam seguindo com os supervisores e colegas que conheceram”, analisa.

Ainda de acordo com Ana Navas, apesar da seleção ser bastante competitiva, visto que são disponibilizadas poucas vagas, o projeto nota-se que o projeto transforma a todos que participam. “O Programa melhora a rede de contatos e a vivência como estudante. Ele tem a oportunidade de conhecer como é um laboratório e um grupo de pesquisa em uma instituição, hospital ou universidade no exterior”, explica.

Em parceria com o Fundo Areguá, os alunos selecionados para participar do Programa Pesquisadores do Futuro são contemplados com bolsas integrais e não restituíveis.


Confira o relato da aluna Bárbara Cristina Sousa, uma das selecionadas da edição 2019:


Contato:

Para mais informações e dúvidas, entre em contato pelo e-mail: nri@fcmsantacasasp.edu.br


Perguntas Frequentes

Acesse aqui.