Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Programa Expedições Científicas e Assistenciais – PECA

Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) é um programa de extensão universitária da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) que visa  estimular o compromisso com o atendimento integral à saúde do paciente e a responsabilidade social dos alunos da Instituição. Por meio de contato com a realidade socioeconômica e cultural da região visitada, os alunos têm a oportunidade de observar as influências dos fatores regionais e da organização familiar e social no universo do paciente.

Durante o PECA, os estudantes têm contato com o ambiente multidisciplinar de atendimento integral ao paciente, contando com a participação de diversos profissionais de saúde em busca do melhor atendimento possível à população local. Esse ambiente facilita a identificação dos agravos de saúde dos indivíduos, permitindo a orientação sobre condutas preventivas e até mesmo o tratamento de algumas doenças. Com essa forma de atendimento, estimula-se, também, o aprendizado dos estudantes de uma forma prática e dinâmica.

Os acadêmicos participantes cedem gentilmente uma semana de suas férias de janeiro para tornar o PECA uma realidade e passam previamente por um curso introdutório a fim de estarem preparados para a dinâmica dos atendimentos e ter conhecimento prévio das doenças mais prevalentes na região.

A cada expedição, todos os envolvidos nessa iniciativa retornam com novas experiências, conhecimentos e com a sensação de que mais uma vez o objetivo foi cumprido.

Em janeiro de 2004, os acadêmicos de Medicina da FCMSCSP criaram um projeto de extensão universitária que passou a ser conhecido como Programa Expedições Científicas Assistenciais (PECA). Os alunos pioneiros notaram a necessidade de se ampliar a medicina preventiva e de se promover o atendimento básico de saúde no país.

A partir desse princípio, uniram a oportunidade de expandirem seus conhecimentos médicos à diversidade cultural e social dos locais escolhidos para atendimento. Residentes, médicos e docentes apoiaram esses alunos e, ano após ano, essa equipe vem sendo ampliada, abrangendo, hoje, os acadêmicos dos cursos de Graduação em Enfermagem e em Fonoaudiologia, seus professores, e diversos outros profissionais da área da saúde, constituindo um corpo multidisciplinar eficiente.

Diante dos desafios do novo ambiente de trabalho, em que as realidades socioeconômicas e culturais são diferentes dos grandes centros urbanos e as condições de atendimento nem sempre são as ideais, observa-se que exames laboratoriais e de última geração dão lugar à soberania do bom exame clínico. Além disso, os alunos possuem o compromisso de atender integralmente o paciente e a responsabilidade de investigar todas as suas queixas.

Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) é organizado por alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Os estudantes constituem uma Comissão Organizadora que tem renovação anual e é formada por acadêmicos do 3° ano do curso de Graduação em Medicina, junto aos acadêmicos dos cursos de Graduação em Enfermagem e em Fonoaudiologia.

Para a execução da iniciativa, o Projeto conta com alunos de todos os anos da Faculdade, inclusive internos interessados no apoio assistencial e no auxílio ao ensino das turmas mais novas. A fim de complementar o atendimento e alcançar o sucesso dessa iniciativa, o PECA conta ainda com residentes, médicos assistentes, professores, chefes de departamento e profissionais formados nas mais diversas áreas e especialidades.

Os departamentos médicos do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo também oferecem apoio para a realização do PECA, como é o caso da Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Urologia, Psiquiatria, Cirurgia Geral, Neurologia, Otorrinolaringologia (clínica e cirúrgica), Ortopedia, Oftalmologia, Geriatria, Dermatologia, Radiologia, Acupuntura, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Serviço Social. Há ainda a fundamental participação de outras instituições convidadas que oferecem especialidades como Psicologia, Nutrição e Odontologia.

A cidade que recebe o Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) é escolhida a partir da análise de indicadores de cobertura que incluem número de consultas médicas e de internações hospitalares por habitante, cobertura vacinal, avaliação da rede de saneamento básico, condições de moradia, demandas cirúrgicas, entre outros. Populações de Santo Anastácio, Narandiba, Ituverava, Itapeva, Votuporanga e São Sebastião já foram contempladas com a visita dos alunos deste Projeto, que geralmente atuam por dois anos consecutivos em cada localidade, com a proposta de, no segundo ano, suprir eventuais deficiências do primeiro e avaliar qual foi o impacto de suas atividades para com a população.

Durante o ano que antecede as atividades práticas de cada edição do PECA, uma comissão de alunos, aliada ao professor-coordenador, tem a missão de agregar todos os interessados, organizar o plano de atendimento que será desenvolvido no local escolhido, manter contato com alguma autoridade local que conheça as necessidades da região, conseguir parceiros e patrocínio e promover a capacitação dos alunos, entre outras funções. Ao longo desse período, a iniciativa é organizada com a Prefeitura da cidade escolhida, tendo a parceria com o hospital Santa Casa da localidade a ser visitada, para o auxílio cirúrgico, com o trabalho de agentes de saúde, visando o pleno atendimento da população, contando ainda com o suporte de outros profissionais da região.

O Projeto já ocorreu nas cidades de Sandovalina (2005), Santo Anastácio e Narandiba (2006), Ituverava (2007 e 2008), Itapeva (2009 e 2010), Votuporanga (2011 e 2012), São Sebastião (2013 e 2014), Palmital (2015 e 2016), Limeira (2017), Araraquara (2018 e 2019),  Atibaia (2020 e 2022) e Aparecida (2023 e 2024)

 PECA é um projeto que é apoiado pela aliança dos três pilares que compõem o ensino médico da Santa Casa de São Paulo: a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. 

A partir deles, contamos com um apoio médico-científico para a elaboração do programa. Mas, ele carece de financiamento, dessa forma estamos abertos a parcerias que contribuam financeiramente ou com recursos médicos. Anualmente são feitas negociações tanto com as prefeituras locais quanto com empresas dispostas a financiar parte do programa. Como forma de proporcionar uma contrapartida que justifique e torne interessante o investimento nessa ação social, procuramos organizar o evento tendo em mente o planejamento no retorno de mídia que um evento de tamanha proporção é capaz de proporcionar, assim como os demais benefícios para a imagem institucional das empresas ou marcas patrocinadoras.

Ao longo desses 20 anos de história, o PECA contou com o apoio da Pfizer, Colgate, Instituto NeuroSaber, Hospital Samaritano de São Paulo, Associação Paulista de Medicina, entre outras. Nesta edição de 2024, tivemos apoio da ONG Girassol Solidário, além do patrocínio da prefeitura da cidade de Aparecida, da Nestlê Nutren e da Ache (empresa que tem estabelecido um vínculo de mais de um ano conosco). 

O PECA é, como descrito anteriormente, uma iniciativa voluntária, para a qual necessitamos de recursos muitas vezes oriundos de patrocinadores e apoiadores, viabilizando cada uma de suas edições. Dessa forma, qualquer forma de apoio é bem vinda, caso tenha algum interesse de apoiar nosso projeto entre em contato conosco: pecasantacasa.diretoria@gmail.com 

 

Extensão na FCMSCSP

Página dos Programas de Extensão
Coordenadora: Dra. Adriana Gurgueira
Email: extensao@fcmsantacasasp.edu.br


Contato

Mande um e-mail para: pecasantacasa.diretoria@gmail.com ou acesse o Instagram do PECA.


Confira depoimentos de alunos que já participaram do PECA.