Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Bolsas de Estudo para alunos matriculados na graduação

Bolsa de Estudo Filantrópica

Anualmente, a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho divulga o Edital de Bolsa de Estudo Filantrópica exclusivo para alunos já matriculados nos cursos de graduação da Instituição.  A divulgação do edital ocorre na primeira semana de julho de cada ano.

Para concorrer é necessário que o aluno se inscreva no processo seletivo que é regido por edital normativo em conformidade com o Decreto n.º 11.791, de 21 de novembro de 2024, que regulamenta a Lei Complementar n.º 187, de 16 de dezembro de 2021.

Processo Seletivo de 2024

O processo seletivo de bolsa de estudo para o ano de 2024 está encerrado. Clique aqui e veja como foi o processo.


Processo Seletivo de 2025

Aguarde a publicação do edital.


Contato da Central de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas, de segunda a sexta, das 8h às 17h, através dos telefones (11) 3367-7898 / 3367-7788 / 3367-7160 ou e-mail centraldebolsas@fcmsantacasasp.edu.br

Reuniões presenciais somente mediante agendamento prévio.


Bolsa Restituível Fundo Areguá

Criado em 2016, o Fundo Areguá é um fundo patrimonial que oferece bolsas restituíveis aos alunos do curso de Medicina da FCMSCSP.

O fundo atua realizando empréstimos do tipo mútuo, ou seja, são restituídos durante e após a graduação. Não é cobrado juros para o empréstimo e o reajuste é feito pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além disso, tem uma pequena taxa administrativa para pagar as taxas bancárias como boletos.

O Fundo Areguá também auxilia alunos em vulnerabilidade social com bolsas de alimentação e com computadores, oferece mentoria e realiza rodas de conversas abertas a todos os interessados com profissionais altamente qualificados da área da saúde. Além das bolsas restituíveis, o fundo também oferece bolsas integrais e não restituíveis para os alunos que foram aprovados ao Programa Pesquisadores do Futuro em parceria com a FAVC.

Processo Seletivo de 2024

A partir 2 de outubro de 2023, alunos regularmente matriculados no curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), podem requerer ao Fundo Areguá a avaliação de suas condições socioeconômicas e desempenho acadêmico para análise de concessão de bolsas de estudos restituíveis parciais. O Fundo Areguá inicia o processo de avaliação a partir do recebimento da documentação.

Os critérios utilizados são:

Alunos já matriculados no curso de Medicina que estejam cursando entre o 1º e 5º ano no período letivo de 2023;
Renda bruta familiar máxima de 16 salários mínimos;
Notas com médias altas (média geral no período letivo acima de 8,0);
Frequência alta (acima de 90%);
Carta de próprio punho dizendo o porquê o candidato deve ser escolhido;
Preferência para alunos cujos pais não tenham ensino superior;
Preferência para alunos que já tenham se submetido à seleção da FCMSCSP.

Clique para consultar:

 Ficha socioeconômica
 Relação de documentos
 Checklist

O aluno interessado deve apresentar a documentação comprobatória completa (em envelope fechado) na Central de Bolsas de Estudo, localizada no 4º andar do prédio da Rua Dona Veridiana, nº 55, entre os dias 2 a 20 de outubro de 2023, das 9h às 15h. É imprescindível que a documentação esteja completa, pois não haverá conferência no ato da entrega e não será analisada documentação incompleta.

A bolsa, se concedida, passa a valer para o ano de 2024 e terá validade a partir do mês subsequente à sua aprovação. Até o momento da resposta do Fundo Areguá, todas as mensalidades da FCMSCSP são devidas e devem ser pagas, não havendo reembolso de mensalidades já pagas.


Contato Fundo Areguá

Para outras informações sobre o Fundo Areguá, entre em contato pelo e-mail: contato@fundoaregua.org.br ou pelo telefone (11) 2114-6485.

Links Úteis

Perguntas Frequentes

A FCMSCSP não oferece bolsas de estudo para os cursos de pós-graduação.

A faculdade não tem convênio com o Fies nem com o ProUni.

No entanto, a Instituição tem algumas parcerias.

- O banco Bradesco que oferece o financiamento semestral do curso de medicina, para maiores informações sobre critérios de aprovação, taxas e prazo por gentileza entrar em contato no PABX do Bradesco da Santa Casa telefones: (11) 3361-6858 / (11) 2176-7648.

-  O banco Santander também oferece o financiamento, para maiores informações é possível entrar em contato com qualquer agência.

-  A Alume (empresa focada em soluções financeiras mais acessíveis e exclusivas para a comunidade de estudantes de medicina e médicos)

-  A Unicred é uma cooperativa que atua como assessoria financeira.

Alunos na FCMSCSP