25/10/2023

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro Com convidados de honra e 60 egressos da Turma, o evento foi um emocionante encontro de gerações, repleto de memórias e homenagens

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa  de São Paulo (FCMSCSP) se reuniu em 21 de outubro de 2023 para celebrar seu Jubileu de Ouro. O evento, que ocorreu no Auditório Christiano Altenfelder, contou com ampla participação da turma, com cerca de 60 egressos presentes.

Para os presentes, a celebração foi um emocionante encontro de gerações, repleto de memórias e homenagens. As festividades iniciaram com um café na recepção do evento, proporcionando a oportunidade para a turma relembrar as amizades que foram construídas há mais de 50 anos, além de compartilhar experiências.

Em seguida, o mestre de cerimônias e egresso da VI Turma, o Prof. Dr. Renato Zan, abriu o evento chamando à mesa os convidados de honra: o Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), Dr. Vicente Paolillo; o Diretor da FCMSCSP, Prof. Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos; o Diretor de Operações em Saúde da ISCMSP, Prof. Dr. Rogério Pecchini; e o Coordenador de Cultura da FCMSCSP, Prof. Dr. Décio Altimari.

Entres os convidados de honra, também estavam um representante de cada turma “veterana” à VI Turma, sendo eles: o Prof. Dr. Samir Rasslan, representante da I Turma; o Prof. Dr. Luiz Henrique Hercowitz, da II Turma; o Prof. Dr. José Soares Hungria Neto, da III Turma; e o Prof. Dr. Minoru Koda, da IV Turma; e o Prof. Dr. Carlos Alberto de Campos que também pode representar a V Turma.

Dr. Vicente Paolillo ressaltou a união entre Irmandade e Faculdade, no Jubileu da VI Turma.

O Provedor da ISCMSP, Dr. Vicente Paolillo, fez o primeiro discurso do evento, onde pode parabenizar a turma pelos 50 anos de formatura e pela alegria do encontro. Ele também ressaltou a união e o alinhamento de objetivos entre a ISCMSP e FCMSCSP. 

O Prof. Dr. Campos iniciou seu discurso primeiro enquanto Diretor da Faculdade, depois como veterano. Na oportunidade, ele falou sobre a honra de ocupar o cargo atual, após ter sido aluno, professor e membro do Conselho Curador.

Remetendo ao discurso do Provedor da Irmandade, o Doutor também enalteceu a parceria, sinergia e convivência entre as Instituições. Como egresso, ele recordou alguns momentos especiais entre os colegas, que renderam boas risadas.

O Prof. Dr. Samir Rasslan relembrou eventos importantes que se passaram durante o período da Faculdade. Já o Prof. Dr. Decio Altimari fez seu tradicional relato sobre a história da Faculdade, além de apresentar fatos também históricos que marcaram a VI Turma. 

Um dos momentos mais tocantes da celebração foi a apresentação do Dr. Renato, que presenteou seus colegas com um vídeo das fotos da VI Turma. O vídeo resgatou a memória de quando ainda eram estudantes, exibindo imagens dos alunos ao longo da graduação, desde o primeiro dia de aula até o momento que se tornaram, oficialmente, médicos.

A cerimônia também contou com uma singela e emocionante homenagem aos colegas de turma já falecidos, mantendo vivas suas lembranças e contribuições, por meio das histórias compartilhadas. Este tributo foi prova do profundo vínculo que a turma compartilha até hoje.

A seguir, o egresso Nuncio Vicente de Chiara refez a declamação atualizada do juramento médico, enquanto que o egresso Mário Roberto Hirschei fez a releitura do discurso de formatura. Os egressos da VI Turma também receberam certificados comemorativos pelos 50 anos de formatura, assinados pelo Diretor da Faculdade, simbolizando a perseverança, dedicação e a amizade que os moldaram ao longo de cinco décadas e que continuarão marcados na memória de todos pelos próximos anos.

Encerradas as festividades no Anfiteatro, os egressos descerraram uma placa comemorativa do Jubileu de Ouro da VI Turma e revisitar a Irmandade da Santa Casa de SP para um momento fotográfico nos prédios que fizeram parte de sua formação. A proposta das fotografias nos prédios do Hospital serviu como um lembrete visual de onde suas carreiras começaram e o quanto eles evoluíram desde então. Os egressos aproveitaram a oportunidade para relembrar o que passaram nas salas de aulas, nos corredores, laboratórios e bibliotecas que revisitaram.

As comemorações se encerraram com um almoço de confraternização entre os ex-alunos.