Categories: Sem categoria

Departamento de Saúde Mental da Faculdade participa do Annual Meeting da International Society for Autism Research (INSAR)

O Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) participou, entre os dias 3 a 6 de maio de 2023, do Annual Meeting da International Society for Autism Research (INSAR) em Estocolmo, Suécia. O Congresso contou com mais de 2.000 profissionais e pesquisadores no mundo todo e teve como objetivo a troca de experiências e conhecimentos para contribuir com os diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento.

Na oportunidade, a professora Dra. Tatiana Pontrelli Mecca, do Departamento de Saúde Mental e uma das coordenadores do Grupo de Pesquisa em Transtorno do Espectro da FCMSCSP, apresentou dois trabalhos que o Grupo de Pesquisa conduziu em colaboração interinstitucional com o Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco.

O primeiro trabalho apresentado é “Translation and Cultural Adaptation of the ABAS-3 to the Brazilian Context: A New Tool to Evaluate Adaptive Functioning in Children with ASD in Brazil”, dos autores Tatiana Pontrelli Mecca, Tally Tafla, Felipe Valentine e Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira. A pesquisa refere-se ao processo de adaptação transcultural do Adaptive Behavior Assessment System-3 (ABAS-3), um instrumento que avalia o comportamento adaptativo e sua normatização para a população brasileira, que irá contribuir para diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento, estabelecimento de níveis de suporte, planejamento e avaliação dos tratamentos realizados.

Já o segundo trabalho tem como título “Emotional and Behavioral Problems in a Group of Brazilian Adults with Autism Spectrum Disorder”. Esta pesquisa aponta dados do primeiro estudo no Brasil sobre o perfil de problemas emocionais e comportamentais de adultos autistas. Este também contou com co-autoria da professora Dra. Rosane Lowenthal,  alunos de iniciação científica e mestrado em Ciências da Saúde da FCMSCSP, sendo eles Daniela Scharlau, Camilla Oliveira, Daiane P. Lourenço, Isabelle C. Braga e Maria Cristina T. V. Teixeira.

Acesse o Instagram do Grupo de Pesquisa em Transtorno do Espectro da FCMSCSP para mais informações.

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

6 meses ago