18/05/2023

Departamento de Saúde Mental da Faculdade participa do Annual Meeting da International Society for Autism Research (INSAR) O evento teve como objetivo a troca de experiências e conhecimentos para contribuir com os diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento

O Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) participou, entre os dias 3 a 6 de maio de 2023, do Annual Meeting da International Society for Autism Research (INSAR) em Estocolmo, Suécia. O Congresso contou com mais de 2.000 profissionais e pesquisadores no mundo todo e teve como objetivo a troca de experiências e conhecimentos para contribuir com os diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento.

Na oportunidade, a professora Dra. Tatiana Pontrelli Mecca, do Departamento de Saúde Mental e uma das coordenadores do Grupo de Pesquisa em Transtorno do Espectro da FCMSCSP, apresentou dois trabalhos que o Grupo de Pesquisa conduziu em colaboração interinstitucional com o Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco.

O primeiro trabalho apresentado é “Translation and Cultural Adaptation of the ABAS-3 to the Brazilian Context: A New Tool to Evaluate Adaptive Functioning in Children with ASD in Brazil”, dos autores Tatiana Pontrelli Mecca, Tally Tafla, Felipe Valentine e Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira. A pesquisa refere-se ao processo de adaptação transcultural do Adaptive Behavior Assessment System-3 (ABAS-3), um instrumento que avalia o comportamento adaptativo e sua normatização para a população brasileira, que irá contribuir para diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento, estabelecimento de níveis de suporte, planejamento e avaliação dos tratamentos realizados.

Já o segundo trabalho tem como título “Emotional and Behavioral Problems in a Group of Brazilian Adults with Autism Spectrum Disorder”. Esta pesquisa aponta dados do primeiro estudo no Brasil sobre o perfil de problemas emocionais e comportamentais de adultos autistas. Este também contou com co-autoria da professora Dra. Rosane Lowenthal,  alunos de iniciação científica e mestrado em Ciências da Saúde da FCMSCSP, sendo eles Daniela Scharlau, Camilla Oliveira, Daiane P. Lourenço, Isabelle C. Braga e Maria Cristina T. V. Teixeira.

Acesse o Instagram do Grupo de Pesquisa em Transtorno do Espectro da FCMSCSP para mais informações.