Enfermeira fala aos graduandos sobre o cuidado de pacientes submetidos a transplante cardíaco

Enfermeira Letícia de Carvalho Batista (no centro, de branco) com a professora Rosimeire Queiroz Soares (à esquerda, de preto) e graduandas da Liga de Enfermagem em Cardiologia.
Clique na imagem para ver mais fotos

A Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia promoveu, nesta quinta-feira, 13, a aula aberta “Transplante Cardíaco – Papel do Enfermeiro Especialista em Cardiologia”. Graduandos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo aprenderam sobre insuficiência cardíaca e as implicações epidemiológicas, clínicas e farmacológicas do transplante cardíaco.  Os estudantes também conheceram o dia a dia da enfermagem no cuidado de pacientes transplantados.

A aula foi ministrada pela enfermeira Letícia de Carvalho Batista, que transmitiu a experiência adquirida no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, tanto na UTI Cirúrgica/Respiratória, onde trabalha atualmente, quanto durante a sua residência em Cardiopneumologia.

Em sua palestra, a enfermeira abordou as diretrizes de classificação da insuficiência cardíaca, a utilização de diferentes dispositivos de assistência circulatória, particularidades da captação do órgão para transplante e os cuidados na assistência ao paciente, entre outros tópicos. Letícia ressaltou a importância de o enfermeiro conhecer os diferentes aspectos envolvidos no transplante cardíaco para, inclusive, tranquilizar os pacientes. “Muitas vezes, eles ficam angustiados com a mudança de posição na fila do transplante e não entendem porque ficaram mais atrás. Dominar os critérios de prioridade para o transplante auxilia o enfermeiro a transmitir a informação adequadamente e diminuir a ansiedade”, exemplificou.

Para a Profa. Dra. Rosimeire Queiroz Soares, orientadora da Liga de Enfermagem em Cardiologia, trazer profissionais à faculdade para compartilhar suas vivências estimula os graduandos a buscarem o conhecimento. “Este contato também amplia a visão do estudante sobre a atuação do enfermeiro, possibilitando que ele considere trilhar caminhos profissionais que sequer imaginava que existissem”, explicou.

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

6 meses ago