Categories: Sem categoria

Professor da Faculdade apresenta resultados de estudo avalia impacto de técnicas de relaxamento no dia a dia dos trabalhadores da área da saúde

O professor e pesquisador Dr. Marcelo Bruno Generoso, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), é o coordenador do estudo que avalia o uso de meditação, grupos de escuta e música para a redução de estresse de profissionais da saúde que atuaram no Hospital da Campanha do Anhembi, em São Paulo. A pesquisa atuou durante a fase mais crítica da pandemia da Covid-19 e teve parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SME-SP).

Nesta segunda (28/nov), o professor Generoso foi entrevistado pela Folha de São Paulo para apresentar os resultados de seu estudo. Além de Generoso, o estudo também conta com a participação dos professores Pedro Shiozawa e Ricardo Riyoiti Uchida.

Os voluntários do estudo “Um programa de gerenciamento de estresse em um hospital de campanha Covid-19: um teste de prova de conceito” podiam participar de grupos de meditação guiada com foco em partes do corpo, grupos de meditação guiada com foco na respiração, grupo de escuta — em que eram compartilhadas angústias e dificuldades enfrentadas no trabalho—, e grupos de música, nos quais os profissionais escutavam uma música de jazz ou blues e depois eram incentivados a compartilhar emoções e sentimentos. A ordem de realização de atividades foi aleatória para permitir análise estatística dos resultados.

Foram verificados os níveis de ansiedade, motivação e estresse antes das sessões e imediatamente depois por meio de escalas visuais analógicas e escala State-Trait Anxiety Inventory (STAI) de Spielberger. 

Independentemente da atividade realizada, os pesquisadores detectaram efeito positivo para todos os desfechos, com redução média de 16,75% para ansiedade, redução de 27,5% para o estresse e aumento de 9,4% da motivação.

“Curiosamente, não verificamos superioridade de uma atividade em relação a outra. A realização de todas as dinâmicas em formato de grupo, apoio mútuo, percepção de cuidado com a saúde mental e existência de um espaço seguro para conversar sobre sentimentos e emoções podem ter contribuído para os resultados positivos das intervenções”, observa Generoso.

Nathalia Vergara

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

7 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

7 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

7 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

7 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

7 meses ago