Categories: Sem categoria

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP realiza aula inaugural no Centro de Simulação e Treinamento

A Liga de Cirurgia de Emergência e Trauma (LECE) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) inaugurou o novo Centro de Simulação e Treinamento com aula de “Manejo de Vias Aéreas”. A aula inaugural foi ministrada pelo professor Dr. Tercio de Campos, do Departamento de Medicina da Faculdade, e realizada no novo ambiente do Centro, localizado na rua Jesuíno Pascoal, 121 – Vila Buarque – São Paulo (SP).

O espaço é composto por cinco salas, sendo a Sala Avançada, para a realização de simulação; a Sala de Habilidades, para aprimorar as práticas dos alunos após a simulação; duas Salas de Observações; e uma Sala de Aula, para debater o que foi aprendido durante a atividade.

Na aula inaugural estavam presentes alunos do primeiro ao sexto ano do curso de Medicina da FCMSCSP, todos membros da LECE e que se inscreveram previamente. Inicialmente, o professor Tercio realizou perguntas sobre casos de pacientes e sobre os possíveis quadros que dão entrada a um Pronto-Socorro com o objetivo de identificar qual a primeira ação que o médico deveria realizar para auxiliar da melhor forma esse paciente. A rodada de perguntas foi feita pela plataforma on-line Mentimeter.

Depois, foram realizadas duas simulações com quatro voluntários diferentes para cada caso. Após, a turma se reuniu para debater o que foi feito de positivo, o que poderia ser feito de modo diferente para auxiliar o paciente e para tirar dúvidas sobre a experiência. O objetivo da aula, para além de inaugurar o Centro de Simulação e avaliar o que pode ser aprimorado no espaço, foi compreender o passo-a-passo do atendimento, o que pode ameaçar a vida de um paciente e quais as melhores soluções para manejo de vias aéreas. Além disso, com a aula, os alunos puderam se sentir mais seguros na prática do atendimento, em especial, em como entubar o indivíduo.

De acordo com o professor, ter um Centro de Simulação disponível aos alunos é fundamental para uma formação com qualidade, para melhor preparar o aluno para o atendimento real a um paciente. “Obviamente, a simulação (com bonecos) não substitui o paciente, mas acrescenta, dá mais segurança, porque o aluno tem a teoria, sabe como fazer as coisas e tem mais preparo para agir em situações reais”, diz.

O doutor também aponta que não é somente situações em emergência que o mecanismo pode simular, mas também auxiliar no tratamento correto no momento de informar uma notícia grave a um paciente ou como fazer um atendimento pediátrico. “Temos um simulador tecnológico, que permite experimentar várias situações distintas”, diz o professor.

Com um número maior de alunos do que o orientado para uma simulação comum, a aula inaugural foi bem proveitosa, onde os estudantes interagiram e prestaram atenção o tempo todo. Para ele, aulas assim, em que o estudante é o centro das atenções, é a melhor forma de aprendizado. “A gente fica bastante feliz quando realiza uma atividade que se consegue orientar efetivamente, porque assim os alunos passam a conhecer as dificuldades e como se preparar melhor para atender os pacientes”, conclui.

O Centro de Simulação e Treinamento da FCMSCSP será utilizado por alunos de todos os cursos de Graduação e de todos os semestres da Faculdade. Para utilizar o espaço é necessário realizar agendamento. As instruções para reservas serão divulgadas aos alunos no retorno das férias, em agosto.

 

Leandro de Freitas Rodrigues

Recent Posts

Em 18 de novembro, alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP promoverão Ambulatório Social

O projeto de extensão oferecerá exames clínicos e orientações O Centro Acadêmico de Medicina (CAMA)…

6 meses ago

VIª Turma celebra seu Jubileu de Ouro

A VI Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa …

6 meses ago

Futuro Centro Esportivo da Faculdade homenageia Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama,…

6 meses ago

Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade promoverá debate científico nesta quinta-feira (26/out)

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São…

6 meses ago

10º Simpósio de Tecnologia em Saúde acontecerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências…

6 meses ago

Faculdade publica edital de mensalidades para 2024

Em 20 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo…

6 meses ago